Blog Bem Panvel

Máscara PFF2/N95: entenda por que esse é o modelo mais eficaz contra o coronavírus

Por 
 | 
23/06/2021
4 min. de leitura

A principal forma de contágio do coronavírus são as partículas que ficam no ar e podem ser inaladas. Para evitar esse tipo de contaminação, sobretudo em locais públicos, as máscaras PFF2/N95 são as mais indicadas para a proteção.

O uso de máscaras permanece necessário mesmo para pessoas que já tiveram covid-19 ou que já tomaram as duas doses da vacina contra o coronavírus. E o modelo PFF2/N95 é cientificamente testado e comprovadamente eficaz.

Saiba quais são as vantagens desse modelo e por que essas máscaras oferecem mais proteção que as demais.

O que quer dizer PFF2/N95?

PFF quer dizer Peça Facial Filtrante, e a PFF2 é como o padrão é conhecido no mercado brasileiro. Já no mercado dos Estados Unidos, o nome desse modelo é N95.

PFF2 e N95, portanto, são dois nomes para o mesmo tipo de máscara: um modelo que funciona como uma vedação na boca e no nariz, impedindo a entrada e saída de gotículas e também de aerossóis (micropartículas que ficam no ar).

As máscaras PFF2 são usadas como Equipamento de Proteção Individual (EPI) por profissionais de saúde. Com a pandemia do coronavírus, seu uso passou a ser indicado para todas as pessoas que precisam circular em ambientes públicos e ter contato próximo com outros indivíduos.

Por que as máscaras PFF2/N95 são mais eficazes?

As máscaras PFF2/N95 são mais eficientes na proteção porque possuem uma capacidade de filtragem maior. Elas atraem e retêm, por meio de ação eletrostática, as partículas contaminadas.

Sua maior eficácia também se deve à vedação, que costuma ser maior do que a dos modelos de tecido, que são presos atrás da orelha.

Quando bem ajustada (com dois elásticos que vão atrás da cabeça), a máscara PFF2 não permite a troca de partículas do ambiente externo com a inalação e exalação do nariz e da boca durante a respiração.

As máscaras PFF2/N95 são reutilizáveis?

As máscaras PFF2/N95 podem ser reutilizadas, desde que sempre pela mesma pessoa. Isso também dependerá da forma e do tempo de uso.

No entanto, caso você tenha contato com alguém infectado, a recomendação é descartar a máscara PFF2, evitando a possibilidade de carregar o vírus.

Para usar novamente a máscara PFF2, é preciso seguir algumas recomendações. Não se deve esterilizar, lavar, congelar ou passar álcool na máscara, pois essas ações danificam o filtro. Após o uso, a recomendação é deixar a máscara arejada à sombra entre três e sete dias.

Segundo a nota técnica da Universidade Federal de Pernambuco, as máscaras PFF2/N95 podem ser usadas por até 8 horas consecutivas, mas precisam manter a vedação durante todo o tempo.

O Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) recomenda a utilização das máscaras PFF2/N95 por até cinco vezes.

Ao colocar a máscara, teste sempre a vedação, certificando-se de que não escapa ar pelas laterais. Se ela estiver com manchas significativas ou se houver contato com fluidos como o sangue, a máscara PFF2/N95 precisa ser imediatamente descartada.

Lembre-se que quanto menor o manuseio ao longo da utilização, maior será a garantia de proteção.

Máscara N95, mulher colocando a máscara corretamente

Qual a diferença entre as máscaras PFF2, as máscaras cirúrgicas e as de tecido?

A principal diferença em relação às máscaras de tecido, as cirúrgicas e as PFF2/N95 é a vedação. Enquanto os modelos mais comuns permitem a passagem de gotículas, a máscara PFF2 veda a passagem de quaisquer partículas.

Outra distinção importante está no poder de filtragem. Enquanto as máscaras PFF2/N95 têm eficiência de filtragem mínima de 94% contra a penetração de aerossóis, as máscaras cirúrgicas ou de tecido têm 40% de proteção.

Devo usar a PFF2 com válvula?

O uso desse modelo não é recomendado, pois não há proteção de dentro para fora. Isto é, se você estiver contaminado, vai infectar as pessoas à sua volta.

Qual o melhor modelo da máscara PFF2?

As máscaras PFF2/N95 podem ser encontradas em diversos modelos, com diferentes marcas e preços. Todas elas possuem a mesma proteção.

Mas fique atento: nenhum modelo de máscara PFF2/N95 tem elástico preso atrás da orelha. O padrão inclui dois elásticos que vão atrás da cabeça, permitindo um melhor ajuste e vedação.

Quer ficar protegido? Acesse o site da Panvel e compre máscaras PFF2/N95, os modelos com maior capacidade de filtragem contra o coronavírus.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

4 comments on “Máscara PFF2/N95: entenda por que esse é o modelo mais eficaz contra o coronavírus”

    1. Olá, Juares.

      Que bom que você gostou do nosso texto. Compartilhe com seus amigos e familiares para que mais pessoas fiquem informadas.

      Até mais.

      Panvel, bem você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu