Mamães de primeira viagem: o que não pode faltar na mala da maternidade

por | 28 maio, 2021

5 min. de leitura

Arrumar a mala da maternidade pode ser um momento super empolgante para as mamães de primeira viagem e, ao mesmo tempo, cheio de dúvidas e incertezas. Afinal, o que precisa realmente ser colocado na mala da maternidade para garantir que nenhum imprevisto aconteça?

Para que essa tarefa seja curtida ao máximo e não se torne algo estressante, preparamos algumas dicas de itens indispensáveis que devem estar na mala da maternidade. Uma boa sugestão para que você não esqueça de nada é fazer um checklist com essa listinha em mãos. Vamos lá?

O que colocar na mala da maternidade?

Após o nascimento do bebê, independentemente de ser parto normal ou cesárea, é necessário ficar um ou mais dias no hospital para a recuperação da mãe e do bebê. Por isso, é essencial que na mala da maternidade tenham, principalmente, produtos de higiene e cuidados para o bebê suficientes para durar entre dois a quatro dias.

Algumas mamães também gostam de separar uma roupinha especial para a saída do bebê do hospital. Então, não esqueça de colocá-la na mala da maternidade.

Outro ponto bem importante é observar a temperatura que estará fazendo no mês de previsão do nascimento do bebê. Se fizer muito frio, não dispense touquinhas, meias e luvinhas com tecidos mais quentinhos. Já se for nascer no verão, opte por roupinhas com panos mais leves.

Quais itens colocar na mala do bebê?

No caso das roupinhas, lembre-se de tirar as etiquetas que possam incomodar o bebê e, se possível, escolha sempre roupas com tecidos orgânicos ou 100% algodão. Também prefira peças com aberturas que facilitem na hora de trocar a fralda e limpar o bebê.

Com esses itens na mala da maternidade e observando alguns detalhes, o seu bebê estará limpinho e confortável até chegar em casa e conhecer o seu novo lar. Para acomodar esses produtos, a mala não precisa ser tão grande. Porém, algumas mamães também gostam de levar utensílios para decorar o quarto, como lembrancinhas e enfeites de porta, por exemplo. Se esse for o seu caso, talvez seja necessário avaliar a necessidade de uma mala um pouco maior.

Mamãe primeira viagem preparando malinha do bebê

Quais os cuidados com a mãe?

Com a chegada de um bebê, é natural que a atenção seja destinada ao recém-nascido. Porém, as mamães não podem esquecer que elas também necessitam de cuidados especiais e que a mala da maternidade precisa conter itens para elas também.

Você pode optar por fazer duas malas diferentes (uma para o bebê e outra para você) ou colocar tudo em uma só. Neste caso, também é essencial escolher uma mala maior e que tenha espaço para colocar tudo o que você vai precisar. Quais itens colocar na mala da mãe?

Com quanto tempo de antecedência devo arrumar a mala da maternidade?

Vamos combinar que, o que menos as mamães precisam é mais um motivo de preocupação ou que gere ansiedade, não é mesmo? Arrumar a mala da maternidade com antecedência é um grande passo para evitar surpresas desagradáveis ou estresse desnecessário.

Como geralmente as mamães já sabem quando o bebê irá nascer (ou pelo menos têm uma previsão) o ideal é deixar tudo pronto alguns meses antes. Isso porque é importante ter um tempo para lavar todas as peças de roupa antes de colocá-las na mala do bebê. Outra dica é, depois de limpas, colocá-las em saquinhos separados, montando “kits” para cada dia.

Curta esse momento com calma, dedique algumas horas do seu dia apenas para isso e aproveite para deixar tudo arrumadinho como você imaginou. Arrumar a mala da maternidade pode ser, inclusive, relaxante. Se achar uma boa, convide os avós ou familiares para participarem e ajudarem na tarefa também.

O que faço se esquecer de algo da mala da maternidade?

Muita calma nessa hora! Esquecer de algo faz parte e pode acontecer sim. Mesmo que você tenha se preparado e montado a mala da maternidade com antecedência e paciência, pode ser que algum item tenha ficado de fora.

Nesse caso, peça para o pai, avó ou quem estiver como acompanhante no quarto com você e o bebê buscar o item faltante. E lembre-se, a Panvel tem uma linha super completa para a mamãe e o bebê e você pode pedir pelo Alô Panvel, comprar online ou ir até a unidade mais próxima.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest