Blog Bem Panvel

Incontinência urinária: saiba mais sobre o escape de xixi, que acontece mais do que se imagina

Por 
 | 
13/03/2023
3 min. de leitura

A incontinência urinária é a perda involuntária de urina causada pelo enfraquecimento dos músculos que controlam a bexiga e é mais comum do que se imagina. 1 em cada 4 pessoas a partir dos 40 anos tem Incontinência Urinária, sendo que 85% do público é formado por mulheres.

Fonte: Global Penetration Study

Podemos classificar em 4 níveis:

Abaixo temos algumas das principais causas da incontinência urinária:

· Genética

· Bexiga Hiperativa

· Obesidade:

o aumento do peso abdominal, aliado ao enfraquecimento da musculatura pélvica, pode adiantar o processo: quando a pressão intra-abdominal é maior do que a do assoalho pélvico (que segura o xixi), ocorre o escape de xixi durante o esforço.

· Tabagismo:

ligado à incontinência urinária de esforço, o consumo de produtos com tabaco e até mesmo o cigarro eletrônico enfraquece os músculos de maneira geral, incluindo o assoalho pélvico. Isso ocorre porque a tosse provocada pelo uso do tabaco e dos cigarros eletrônicos pode fazer o escape de xixi aparecer antes do enfraquecimento natural do envelhecimento.

· Hábitos alimentares

: ligados à incontinência urinária de urgência, alimentos e bebidas como açúcar, café, chás preto e mate, chocolate, refrigerante, cítricos e apimentados, que ativam mais a bexiga, devem ser consumidos com cautela.

· Gravidez

· Perimenopausa

Em geral, a causa física da incontinência urinária está relacionada ao enfraquecimento da musculatura do assoalho pélvico (onde estão a bexiga, a uretra e outros órgãos). Quando o conjunto destes músculos está forte, impede que o xixi escape sem querer.

Existem alguns meios de prevenir ou tratar essa condição: Malhar o assoalho pélvico para fortalecer a musculatura é bem importante para evitar a incontinência urinária. Atividades como fisioterapia pélvica, pilates, yoga e natação ajudam a trabalhar os músculos desta região. Afinal, a gente malha outras partes do corpo, mas muitas vezes esquece do assoalho pélvico, que precisa de fortalecimento como qualquer outro músculo.

São em situações do dia a dia, quando a gente menos espera, que o escape de xixi pode acontecer:

● Ao tossir ou espirrar

● Ao correr ou espirrar

● Ao sentir muita vontade de ir ao banheiro

● Ao dar aquela gargalhada

● Ao levantar da cama

● Ao levantar do chão um objeto pesado

Qual a solução para a incontinência urinária?

O primeiro passo para seguir o fluxo da vida quando os escapes de xixi acontecem é procurar ajuda médica. Só assim é possível entender o seu caso e os possíveis tratamentos.

Enquanto isso, tem um aliado para você aproveitar cada momento segura, sem medo de escapes. O absorvente Intimus 2em1, com dupla proteção. Aposte nele para ficar super confortável nas atividades do dia a dia: é um produto único e completo: serve tanto para escapes de xixi leves a moderados quanto para menstruação.

Você já teve ou conhece alguma amiga que está passando por incontinência urinária? Que tal compartilhar este conteúdo para ajudá-la a entender mais sobre o assunto?

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

One comment on “Incontinência urinária: saiba mais sobre o escape de xixi, que acontece mais do que se imagina”

  1. Bom dia, tenho continência urinária quando do risadas quando me da tosse não sei o q fazer, eu dei uma lida vi q preciso procura um médico pois vou fazer isso.obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu