Blog Bem Panvel

Guia de proteção solar adulto: o que é FPS, como escolher o protetor ideal para você

Por 
 | 
05/01/2022
3 min. de leitura

A essa altura, é difícil alguém não saber que FPS quer dizer fator de proteção solar, um número que expressa a eficácia de protetores solares. 

Mas será que você sabe mesmo o que essa medida indica e como escolher o melhor produto para a sua pele?

Neste post, tentamos esclarecer melhor essas questões. Boa leitura!

O que é fator de proteção solar (FPS?)

Fator de proteção solar (FPS) é uma medida que quantifica quanto um protetor solar é capaz de ampliar a proteção contra queimaduras solares. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o FPS é a principal medida de eficácia desse tipo de produto.

Segundo a RDC Nº 30/2012 da Anvisa, FPS é o valor da razão entre a dose mínima eritematosa em uma pele protegida por um protetor solar e a dose mínima eritematosa na mesma pele quando desprotegida.

No Consenso Brasileiro de Fotoproteção, documento elaborado por dermatologistas da SBD, encontramos um exemplo que ajuda a entender: "um hipotético protetor solar de FPS 30 permite que o usuário se exponha ao sol sem ser atingido por queimadura 30 vezes mais eficazmente do que sem o uso do produto". 

Para determinar o FPS de um protetor solar, os fabricantes devem realizar testes com métodos in vivo, utilizando referências internacionais de testagem.

Como escolher um protetor solar?

Na hora de escolher um protetor solar, muita gente fica em dúvida sobre qual número de FPS é recomendado para a sua pele. 

Essa escolha deve levar em conta a sensibilidade da pele em relação às queimaduras solares. 

A Anvisa determina que o rótulo deve indicar que o produto oferece proteção baixa, média, alta ou muito alta, de acordo com os seguintes critérios: 

Além do FPS, o protetor solar pode ter outras características que é importante considerar na hora de escolher o produto. 

Se você vai utilizá-lo na praia ou piscina e intercalar os banhos de sol com mergulhos, vale a pena procurar um que seja resistente à água.

Outro fator a ser considerado é a oleosidade da pele. Quem tem a pele oleosa deve usar, preferencialmente, protetores oil-free (livres de óleo) ou no formato de gel. 

Já aqueles que praticam atividade física ao sol e transpiram bastante devem evitar os géis, pois esse tipo de produto sai mais facilmente com o suor. 

Outras situações que podem pedir o uso de um produto especial:  

Dúvidas comuns sobre produtos com fator proteção solar

A seguir, confira as respostas para outras dúvidas frequentes sobre os produtos com fator de proteção solar. 

Maquiagem ou creme hidratante com FPS protege a pele?

Depende. Segundo a dermatologista Paola Pomerantzeff, em entrevista à revista Marie Claire, nem todas as maquiagens ou hidratantes que informam ter FPS protegem contra os raios UVB e também contra o UVA. "Alguns só proporcionam defesa contra o UVB, o que não configura uma proteção solar completa.” 

Roupas com proteção solar funcionam?

Sim. Usar uma roupa normal já protege parcialmente contra os raios ultravioletas. Roupas especiais para essa finalidade aumentam a proteção solar

Qual a diferença entre filtro solar e protetor solar?

Há quem associe os dois nomes aos dois tipos de produtos de proteção solar: os químicos e os físicos. Mas, na prática, filtro solar e protetor solar são usados como sinônimos

Experimente os protetores da marca Panvel

Entendeu como escolher o melhor protetor solar para a sua pele? Na hora de comprá-lo, experimente os produtos da linha Panvel Solar, com um ótimo custo-benefício e disponível em vários formatos e FPS. 

Saiba mais: Panvel Solar: conheça os produtos de proteção solar da Panvel 

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

2 comments on “Guia de proteção solar adulto: o que é FPS, como escolher o protetor ideal para você”

    1. Olá, Eduarda! Obrigada pelo carinho! Fique de olho no blog, estamos sempre com novidades! 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu