Fórmula infantil ou composto lácteo? Entenda as diferenças

por | 29 abr, 2021

4 min. de leitura

Toda mulher que planeja ter filhos sonha em poder amamentar sem dificuldades. Mas, como sabemos, nem sempre isso é possível. É aí que surge uma dúvida bastante frequente: fórmula infantil ou composto lácteo? Qual deles é o mais indicado para o seu filho?

Antes de esclarecermos essas questões, é importante salientarmos que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que, sempre que possível, a alimentação até os 6 meses de vida seja feita exclusivamente pelo leite materno.

O aleitamento materno ajuda a evitar infecções e alergias, além de ser essencial para o crescimento e nutrição dos bebês.

O que é fórmula infantil?

Por inúmeros motivos diferentes, bebês e crianças pequenas podem precisar de suplementações alimentares nos primeiros anos de vida.

E a fórmula infantil é o único alimento que substitui o leite materno quando a mãe não consegue suprir a demanda. Isso porque a fórmula é feita com uma composição que tenta chegar o mais perto possível do leite materno.

De forma líquida ou em pó, a fórmula infantil é feita a partir da modificação do leite de vaca. São alteradas as quantidades de proteínas, açúcares, gorduras, vitaminas e minerais.

O resultado se assemelha, dentro das possibilidades da indústria, com o leite materno. Assim, o bebê pode ingerir os nutrientes necessários sem rejeições e nenhuma deficiência alimentar.

Quando dar fórmula infantil para a criança?

A fórmula passa a ser usada como um complemento da amamentação quando o leite materno não é suficiente. O ideal é que um pediatra ou nutricionista indique qual tipo de fórmula o seu bebê precisa.

Além disso, a ajuda profissional também serve para ajudar no entendimento das quantidades ideais para cada fase da criança.

É importante observar que existem no mercado produtos diferentes para cada idade:

  • Fórmula 1: é a fórmula infantil para lactantes de 0 a 6 meses.
  • Fórmula 2: é a fórmula infantil para bebês de 6 a 12 meses.
  • Fórmula 3: é a fórmula infantil a partir de 10 meses.

Essa diferenciação existe porque as necessidades dos bebês mudam de acordo com o seu desenvolvimento.

No primeiro semestre de vida, como a alimentação é exclusiva pelo leite e fórmula, a composição precisa entregar todos os nutrientes necessários.

Mais tarde, quando inicia a introdução de outros alimentos, o bebê já recebe outras vitaminas e minerais a partir das frutas e vegetais.

Fórmula Infantil

O que é composto lácteo?

O composto lácteo é um produto em pó feito a partir do leite de vaca e misturado com outras substâncias alimentícias como óleos vegetais, açúcar e prebióticos.

Para ser considerado composto lácteo, precisa ter pelo menos 51% de ingredientes lácteos em sua composição. Para os outros 49%, não há uma regra, então o produto pode variar bastante a depender da marca.

Quando dar composto lácteo para a criança?

Como sua constituição pode conter açúcares e outros aditivos alimentares, o composto lácteo não deve ser dado para crianças abaixo de 1 ano.

Portanto, esse produto só deve ser ingerido por crianças maiores de 12 meses, quando há indicação médica devido a alguma carência nutricional.

O composto pode ser introduzido na dieta da criança como uma alternativa mais saudável que o leite de vaca, já que ele não é indicado nos primeiros anos de vida da criança.

Portanto, pode ser inserido quando a fórmula infantil já não é mais essencial e no período anterior à introdução do leite de vaca integral.

Composto Lácteo

Resumindo: qual a diferença entre fórmula infantil e composto lácteo?

Como vimos, ambos possuem elementos do leite de vaca, mas com composições bem diferentes. A fórmula infantil é fabricada para “imitar” o leite materno e é indicada principalmente para o primeiro ano de vida do bebê.

Já o composto lácteo é para uma fase posterior do desenvolvimento infantil, e serve como complementação da alimentação quando for necessário.

São inúmeras as opções disponíveis no mercado, pois cada criança pode apresentar necessidades específicas. Existem fórmulas e compostos especiais para bebês prematuros, produtos sem lactose para quem tem alergia, opções de soja e assim por diante.

É importante também prestar atenção na hora de preparar a mistura. Sempre leia as instruções de uso da embalagem para saber quais as proporções certas de água e de pó.

No site da Panvel Farmácias você pode escolher a melhor fórmula infantil ou o composto lácteo ideal para o seu filho.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest