Blog Bem Panvel

Florais e homeopatia: tratamentos alternativos para a saúde das crianças

Por 
 | 
12/10/2021
3 min. de leitura

E, se ao invés de agir contra os sintomas de uma doença, tratarmos os desequilíbrios que os geram, com o objetivo de levar à cura integral do organismo? Esse é o princípio de tratamentos alternativos como a homeopatia e os florais, que podem agregar ao tratamento médico convencional e ser complementares entre si em prol da saúde das crianças.

Descoberta há mais de dois séculos pelo médico alemão Samuel Hahnemann, a homeopatia atua nos campos físico e emocional para estimular o crescimento das crianças de forma saudável e fazer com que os pequenos fiquem menos suscetíveis a doenças comuns como:

  • Gripe
  • Amigdalite
  • Sinusite
  • Laringite
  • Otite

Recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)  como uma medicina alternativa e complementar, a homeopatia é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. É procurada também por quem tem dificuldade em encontrar, na medicina convencional, a solução para problemas como alergias, distúrbios de comportamento e do sono, medos e fobias e perda de urina involuntária durante a noite.

Mas, atenção: leve em conta que não existem versões pediátricas dos homeopáticos. As fórmulas receitadas para as crianças são as mesmas prescritas para os adultos, em forma de gotas ou de glóbulos feitos com lactose e devem ser individualizadas. Por isso a importância do acompanhamento de um médico homeopata: é ele quem vai conhecer o histórico da criança para indicar o medicamento homeopático mais adequado e acompanhar o tratamento, cujos resultados podem tardar semanas a aparecer em quadros crônicos de rinite, alergias e distúrbio do sono.

Florais para crianças

Assim como a homeopatia, os florais também não contém química e podem ajudar na saúde das crianças, especialmente em questões do campo emocional. Esse sistema alternativo atua nas energias sutis e não pode substituir métodos médicos ou convencionais.

Entre os florais de Bach, sintetizados pelo Dr. Edward Bach com o extrato de 38 flores e plantas com benefícios para bem-estar e equilíbrio das emoções, há combinações pré-fabricadas como da Linha Lifar disponíveis na Panvel.

Três destas fórmulas, feitas com receitas originais do Dr. Bach e fabricadas a partir de essências importadas da Inglaterra, são exclusivas para crianças:

  • Choro e falta de sono: para auxiliar crianças que choram em demasia e tem dificuldades de dormir sem nenhum motivo aparente.
  • Agitação e hiperatividade: ajuda na obtenção de autocontrole, diminuindo a ansiedade e a agressividade.
  • Ansiedade: indicado para crianças com dificuldade de concentração, ansiosas e com pouca paciência.
Florais de Bach Lifar

Tanto a homeopatia quanto o floral são terapias prescritas com base em um ponto de vista sobre saúde e têm o objetivo de tratar a pessoa, não apenas o sintoma. Ainda assim, não deixe de lado os tratamentos tradicionais e converse sempre com o pediatra para garantir a saúde e o bem-estar dos pequenos!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu