Blog Bem Panvel

Farmácia em casa: conheça os itens que não podem faltar

Por 
 | 
21/04/2021
4 min. de leitura

Nada pior do que ser pego desprevenido por aquela dor de cabeça ou um desconforto estomacal, certo? Por isso é tão importante termos uma farmácia em casa, ou melhor, uma "farmacinha", ou seja, uma coleção de remédios e kit de primeiros socorros para eventualidades.

Para montar a sua farmacinha, mantenha cada medicamento dentro da sua caixa, para controlar a validade, em temperatura ambiente (a não ser aqueles que devem ser refrigerados segundo orientação do fabricante) e longe dos olhos curiosos de crianças e animais.

Uma farmácia em casa não substitui a consulta médica quando o problema persiste ou tem uma certa gravidade. Preste atenção: se você sente necessidade de consumir um medicamento diariamente, procure um médico em vez de se automedicar.

Quais medicamentos você deve ter em casa

Componha sua coleção de itens de farmácia de acordo com as suas necessidades. A seguir, confira algumas dicas de produtos que você pode incluir na sua farmacinha.

Alergias, gripes e resfriados

Para quem sofre com resfriados, gripes e alergias, comuns sobretudo nas épocas mais frias do ano, alguns remédios podem minimizar os sintomas:

Resfriado, alergia ou gripe

Sistema imunológico

Neste período tão crítico, nada melhor do que manter o sistema imunológico forte, com uma alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos, sol na medida certa e uma vida sem estresse.

Para complementar, o uso de complexos vitamínicos traz mais energia e aparência de pele mais saudável. Dois exemplos de produtos dessa categoria:

Se procura algo mais específico, pesquise na categoria de Vitaminas e suplementos.

Febre

Normalmente, a febre normalmente indica que seu corpo está lutando contra alguma anomalia. Então, é muito importante, depois de medir a temperatura e constatar este sintoma, procurar ajuda médica para obter um diagnóstico preciso.

A temperatura normal varia entre 35,4ºC e 37,2ºC. Há medicamentos antitérmicos e analgésicos que podem aliviar os sintomas. Por exemplo:

Dor de cabeça ou contusão

Ter uma dor de cabeça de vez em quando é normal. Só não pode virar rotina, pois isso seria sinal de que algo está errado no seu organismo. Dores eventuais podem ser acalmadas com medicamentos como:

Cólica menstrual

As cólicas menstruais acompanham a vida de muitas mulheres e podem ter seus sintomas reduzidos.

Mas fique atenta: cólicas frequentes e uma menstruação desregulada podem ser sintomas de doenças como miomas ou fibromas — que, se identificadas logo, podem ser resolvidas de formas simples. Nestes casos você deve procurar um médico.

Para cólicas menstruais esporádicas, na sua farmacinha jamais pode faltar um destes itens:

Gastrointestinais

Ingeriu um alimento que não caiu bem? Dores de estômago, gases, diarreia ou cólicas intestinais às vezes tornam inevitável a procura por um medicamento. Algumas opções:

Outros itens da sua farmacinha

Para a farmácia em casa ser completa, ela precisa de itens básicos de primeiros socorros, para a eventualidade de um pequeno acidente. Veja:

  • Termômetro
  • Bolsa térmica
  • Ataduras
  • Esparadrapo
  • Gaze
  • Band-aid
  • Spray antisséptico
  • Água oxigenada
  • Soro fisiológico
  • Álcool 70%
  • Algodão
  • Máscara de proteção N95

Fitoterápicos

O fitoterápico é um produto obtido de matérias-primas vegetais, com eficácia e segurança baseadas em estudos de toxicidade e com padrões de qualidade que possuem aprovação da Anvisa para uso.

Eles podem ser encontrados em cápsulas, óleos essenciais, comprimidos, pomadas e xaropes, e podem ser utilizados sozinhos no tratamento de alguma patologia ou acompanhando medicamentos tradicionais.

Alguns dos fitoterápicos mais tradicionais são:

  • Olina
  • Metamucil
  • Maracujina

Cuidado com a automedicação

Tome muito cuidado com a frequência com que consome os remédios. A automedicação pode trazer problemas sérios para a sua saúde, como dependência, ocultar uma doença séria, resistência ao medicamento, reação alérgica e intoxicação.

Antes de realizar o consumo de algum medicamento, consulte a bula e veja qual a dosagem correta, verifique se você possui alergia a algum dos componentes, confira as orientações de posologia (se deve ser consumido em jejum ou após a refeição, por exemplo) e informe-se sobre os efeitos colaterais.

A farmacinha serve para que você trate problemas de saúde eventuais e temporários. Se os sintomas persistirem, consulte um médico.

Destino Certo dos medicamentos

As farmácias Panvel, desde 2010, contam com o projeto Destino Certo, que evita a contaminação do meio ambiente causada pelos medicamentos domésticos vencidos ou em desuso que foram descartados de maneira incorreta.

Confira onde deixar os seus medicamentos vencidos ou sem uso.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

One comment on “Farmácia em casa: conheça os itens que não podem faltar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu