Blog Bem Panvel

Enxaguatórios antissépticos: reforço para manter a higiene bucal em dia

Por 
 | 
06/09/2022
3 min. de leitura

Na busca por manter em dia a saúde bucal, dentes bonitos e bom hálito, há mais aliados do que a escova e o creme dental. Além do fio dental, que é item obrigatório na rotina de cuidados, os enxaguatórios antissépticos bucais contêm antibacterianos que chegam a lugares que a escova dental não alcança.

Complementares à higienização, estes produtos têm a função de controlar a quantidade de microrganismos da cavidade bucal, fazendo um controle químico do biofilme da placa bacteriana. Os enxaguatórios antissépticos bucais também podem atuar no controle e no tratamento de algumas doenças bucais, como cáries, além de remineralizar o esmalte dentário e fazer o controle microbiano desse meio bucal, principalmente em situações pós cirúrgicas, como extrações e inflamações de dentes.

Recomendações de uso

O ideal é que os enxaguatórios antissépticos bucais sejam usados pelo período determinado por um dentista. As opções sem álcool e mais transparentes (sem muitos corantes) são as mais indicadas.

A Panvel tem enxaguatórios antissépticos bucais para manter em dia a sua rotina de limpeza bucal. São produtos que proporcionam uma proteção prolongada e duradoura sensação de limpeza e frescor. Sua fórmula contém Cloreto de Cetilpiridínio (CPC), agente de forte ação bacteriana que atua no combate aos germes causadores da placa bacteriana e do mau hálito.

Eles devem ser usados em forma de bochechos com 20ml do produto por entre 30 e 60 segundos, principalmente pela manhã e à noite. Para maior eficácia, recomenda-se não diluir o líquido e não comer ou beber nos primeiros 30 minutos após o uso.

Conheça alguns dos benefícios dos enxaguatórios antissépticos bucais:

Previnem as cáries

O uso destes produtos ajuda a prevenir as cáries. Isso ocorre porque eles combatem as bactérias, atuando na limpeza das bactérias que se prendem entre os dentes.

Reduzem o mau hálito

O acúmulo de placa bacteriana é um dos fatores que geram a halitose. O enxaguatório antisséptico ajuda a manter a boca limpa, melhorando o problema. Mas atenção: apesar de reduzir o mau hálito, estes produtos não têm uma atuação permanente. Se você está passando por esse problema, procure a ajuda de um dentista para descobrir o motivo.

Melhoram a hipersensibilidade bucal

A sensibilidade é uma dor aguda nos dentes que ocorre geralmente após um estímulo como o contato com algo frio ou quente. A prevenção, em casa, está associada à correta higiene dental, com produtos destinados a essa finalidade, como os enxaguatórios bucais. É importante, também, relatar o problema ao seu dentista.

Ajudam no controle da gengivite

Esta doença periodontal que leva ao aumento das gengivas está diretamente relacionada à placa dental. A camada de bactérias, às vezes invisível, que se instala nos dentes e na gengiva, costuma ser resultado da falta de escovação adequada ou do uso do fio dental. É importante desenvolver uma correta higiene bucal, que inclui o uso de enxaguatórios antissépticos, para preservar a saúde das gengivas.

Previnem as aftas

As aftas são pequenas bolhas no interior dos lábios ou das bochechas que podem ser dolorosas. Se você tem alguma ou busca a prevenção ao aparecimento das aftas, escolha enxaguatórios que não contenham álcool na formulação. Agora que você conhece alguns dos benefícios dos enxaguatórios antissépticos bucais, os enxaguatórios antissépticos bucais só terão eficácia se forem utilizados após a escovação e o uso do fio de dentes. É muito importante fazer a higienização correta para que o líquido possa exercer seu papel.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu