Blog Bem Panvel

Entenda como funciona a retenção de receita

Por 
 | 
26/02/2021
3 min. de leitura

Alguns medicamentos só são vendidos na farmácia mediante retenção de receita. O objetivo dessa regra é facilitar a fiscalização da venda dos remédios que, em caso de mau uso, podem piorar o quadro clínico do paciente ou criar resistência no organismo, entre outros efeitos indesejados.

O que é retenção de receita?

Retenção de receita é quando, para vender o medicamento, farmácias e drogarias exigem duas vias da receita: uma fica com o paciente e a segunda com o estabelecimento. Assim, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) consegue controlar melhor a venda de medicamentos no Brasil.

A Anvisa estabelece uma classificação, que leva em conta critérios como a segurança do medicamento e o risco de causar dependência. A partir daí, os medicamentos são classificados como:

  • Tarja vermelha: podem causar reações adversas consideráveis e interações medicamentosas. Por isso, só podem ser vendidos sob prescrição médica.
  • Tarja vermelha com retenção de receita: mesmo caso dos anteriores, mas com uma etapa de controle maior, que é a retenção da receita.
  • Tarja preta: atuam no sistema nervoso central com ação sedativa ou estimulante. Por esse motivo, precisam de um controle ainda maior, com retenção de receita e receituário específico.
  • Sem tarja: são medicamentos isentos de prescrição, por não implicarem em um risco grande — o que não significa que podem ser utilizados sem critérios.
  • Tarja amarela: também sinalizada com a letra G, a faixa da cor amarela significa que o medicamento é genérico.

Quais medicamentos precisam de retenção de receita?

No Brasil, existem centenas de medicamentos que só podem ser vendidos mediante retenção de receita.

Entre os que têm tarja preta, os mais comuns são os ansiolíticos, antidepressivos e antipsicóticos.

Já no grupo de medicamentos de tarja vermelha com retenção de receita estão, principalmente, os antibióticos. Afinal, seu uso indevido pode gerar resistência nas bactérias combatidas por eles.

Quem determina essas regras é a Anvisa, através de resoluções. A Resolução-RDC Nº 44/2010, por exemplo, traz a lista de substâncias classificadas como antimicrobianos, aquelas que compõem os antibióticos e determinam que o medicamento só pode ser vendido com a retenção de uma via da receita.

O paciente, porém, não precisa se preocupar tanto com isso. Como estamos falando de remédios que só podem ser vendidos sob prescrição, o médico deve fornecer todas as informações necessárias, além das duas vias da receita.

Como comprar um medicamento cuja receita deve ser retida?

O primeiro passo é consultar um médico que, depois de avaliar sintomas, relatos e/ou exames, receitará o medicamento, caso acredite que ele seja uma boa opção de tratamento.

Não procure o médico com a finalidade específica de obter a receita para determinado remédio, e sim com a intenção de receber um diagnóstico profissional e orientação de tratamento.

Ao receber a receita, preste atenção na data de validade. A Anvisa determina que as receitas de antibióticos, por exemplo, valem por 10 dias, a contar da sua data de emissão.

Leve as duas vias da receita à farmácia. Uma fica retida pelo estabelecimento e a outra é devolvida ao paciente, atestada, como comprovante do atendimento.

Com o medicamento em mãos, siga a receita, respeitando a posologia orientada pelo médico.

Na PanVel Farmácias, você pode comprar medicamentos de controle especial online, mas o pedido só poderá ser retirado na loja, já que a compra é sujeita à apresentação, avaliação e retenção da receita original pelo farmacêutico.

Ficou com dúvida ou tem sugestões sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo ou entre em contato pelo Alô Panvel.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

16 comments on “Entenda como funciona a retenção de receita”

    1. Olá, Wanderson.

      A retenção da receita dependerá de qual medicamento.

      Medicamentos controlados da Portaria 344/98 deve ser retida a 1° via da receita. Medicamentos antimicrobianos deve ser retida a 2° via, mas a 1° via da receita deve ser apresentada. Já medicamentos da Farmácia Popular é retida a cópia, mas a receita original deve ser apresentada.

      Espero ter sanado sua dúvida 😉

  1. Se vou ficar com a cópia como faço para comprar o medicamento novamente após o término da primeira caixa?

    1. Oi, Nayara! A Panvel apenas retém a receita de medicamentos psicotrópicos e antimicrobianos, que nesse caso não podem ter o receituário reutilizado. Sempre indicamos os clientes a conversarem com especialistas para mais detalhes dos medicamentos prescritos.

      Um abraço, time Panvel. ?

    1. Oi, Bruno! Após a retenção, os dados dessas receitas são enviados para a ANVISA. Qualquer dúvida, você pode falar com o farmacêutico da loja.

      Um abraço, time Panvel. ?

  2. Tomei um remedio a 10 anos atrás a receita ficou na farmácia e agora preciso saber o nome dele. Tem como?pois a medica que mim passou não tem minha ficha mais e não lembro que farmácia comprei.

    1. Oi, Fernanda! Devido ao grande período de tempo, recomendamos que você consulte novamente um especialista para indicar o melhor medicamento para você.

      Fique de olho nos conteúdos do nosso blog.
      Um abraço, Equipe Panvel ?

  3. Posso comprar o mesmo remédio na mesma farmácia onde apresentei a original ??? Nela constava 2 caixas, pois só podemos comprar 1.

    1. Olá, Raquel. Recomendamos você falar com a farmacêutica responsável em nossa loja para explicar mais detalhes sobre sua receita.

      Um abraço, equipe Panvel ?

  4. Bom dia, a receita original que fica na farmácia ela vai para onde ? E o que eles fazem logo após quando pegam ela? Entregam ela algum órgão específico?

    1. Oi, Lucas! Tudo bem?

      Sim, todas as receitas são enviadas para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), onde são registradas e regularizadas pelo próprio órgão de sáude! 😉

      Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre com novidades! 💙

    1. Oi, Alvenir! Que maravilha, ficamos felizes em proporcionar essa qualidade em nossos conteúdos.

      Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre com novidades! 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

menu