Blog Bem Panvel

Entenda a importância dos hábitos para a saúde bucal infantil

Por 
 | 
26/10/2021
4 min. de leitura

Saúde bucal infantil é assunto sério. A higiene da boca é uma das primeiras rotinas em que os pais estimulam a independência das crianças. É um hábito que se mantém para a vida toda.

Quando a pessoa — seja qual for a sua idade — está com a saúde bucal em dia, evita a proliferação de bactérias na boca e, consequentemente, diminui o risco de doenças — nos dentes e em outras partes do organismo.

Além disso, os descuidos na saúde bucal comprometem o bem-estar (pode ficar difícil comer, por exemplo) e até a sociabilização do indivíduo (com problemas como o mau hálito e má aparência dos dentes).

Neste post, vamos dar algumas dicas para facilitar o trabalho dos pais no incentivo aos hábitos de higiene bucal dos pequenos. Boa leitura!

Como formar o hábito da higiene bucal?

Para a saúde bucal infantil ou adulta, não há outro caminho que não o do hábito. Hábitos são aqueles costumes e rotinas que se repetem com frequência e regularidade, que executamos sem precisar pensar muito sobre eles.

Um hábito clássico não precisa ser lembrado conscientemente. Em vez disso, ele ocorre naturalmente, em determinada circunstância. Por exemplo: quando você entra no carro, automaticamente coloca o cinto de segurança, certo? Eis um hábito.

Primeiro há uma deixa, um estímulo que manda seu cérebro entrar em modo automático, e indica qual hábito ele deve usar”, explica o autor Charles Duhigg em seu best-seller O Poder do Hábito.

No caso da higiene bucal, é um hábito fácil de construir porque tem deixas muito claras: é a primeira coisa a ser feita ao acordar e depois de cada refeição, e a última coisa a ser feita antes de deitar para dormir.

O que os pais precisam fazer, portanto, é estimular essa associação na cabeça dos pequenos, para que eles saibam que, terminada a refeição, só vão poder brincar depois de escovarem os dentes.

Mesmo que a criança já tenha aprendido a fazer sua higiene bucal sozinha, é legal que o papai ou mamãe escove seus dentes junto dela até que o hábito seja de fato automatizado.

Para dar mais segurança e independência ao pequeno, é importante ter uma escadinha infantil para ajudá-lo a alcançar a pia.

Rotinas de limpeza

Quando falamos em hábitos de saúde bucal infantil, claro que o principal é escovar os dentes.

Se você tem dúvidas sobre a maneira correta de explicar para a criança como ela deve realizar a escovação, procure vídeos explicativos na internet — ou, melhor ainda, marque uma consulta com um dentista para que ele dê a orientação de que você precisa.

E não esqueça que, além da escovação, há também o hábito da higienização da língua e do fio dental, que pode ser mais desafiador para a criança no início, mas deve ser passado, de preferência, uma vez por dia.

Use produtos próprios para crianças

Um detalhe muito importante é que você deve providenciar produtos específicos para crianças. Tanto o creme dental, que não deve ser tão ardido e precisa ter um sabor agradável, quanto a escova de dente, que deve ser de uso infantil, adaptado para mãos e bocas menores.

Os produtos especiais para crianças também ajudam porque, geralmente, são coloridos e têm temas que agradam os pequeninos, tornando o momento da higiene bucal mais lúdico e divertido.

A dica é experimentar a escova dental infantil Panvel, disponível em dois modelos:

Os dois modelos têm cerdas macias e cabeça com tamanho ideal para a escovação dos pequenos. É perfeita para levar para a escola, pois acompanha um porta escova.

Os produtos são indicados para crianças a partir de três anos e devem ser utilizados sob a supervisão de um adulto.

Lembramos que a escova deve ser substituída três meses após iniciar o uso ou conforme orientação do dentista.

Consultas regulares ao odontopediatra

Você sabia que há dentistas especializados em atender crianças? São os odontopediatras.

A primeira visita ao profissional deve ocorrer antes mesmo do nascimento do primeiro dentinho, com seis a sete meses de idade. O dentista vai orientar os pais sobre a rotina correta de limpeza na cavidade oral, para evitar o surgimento de cáries desde cedo.

Depois, recomenda-se marcar consultas de seis em seis meses, pelo menos, ou quando necessário, caso os pais identifiquem algum problema.

Nessas consultas, o odontopediatra vai acompanhar a evolução da dentição, as condições de higiene, fazer uma limpeza mais profunda e renovar as orientações à criança, aos pais e seus tutores.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu