Blog Bem Panvel

Entenda a importância da mamografia, exame aliado das mulheres

Por 
 | 
05/02/2022
3 min. de leitura

Ela não impede o aparecimento do câncer de mama, mas é fundamental para o seu desfecho: as possibilidades de cura dos cânceres detectados em estágio inicial são de mais de 95%. 

Neste sábado, 5 de fevereiro, que celebra o Dia Nacional da Mamografia e do Mastologista, destacamos a importância do exame na detecção de alterações nas mamas e da especialidade médica que cuida das glândulas mamárias. 

Afinal, a mamografia é o exame que detecta a presença de massas pequenas demais para serem notáveis ou palpáveis tanto para a paciente quanto para o médico. E, ainda que pareça óbvio, é preciso lembrar que a detecção precoce da doença permite que o tratamento se inicie antes de que o câncer atinja os gânglios ou outros órgãos, tornando-se potencialmente mais perigoso. 

A mastologista Camile Stumpf usa um número para explicar a importância da mamografia na vida das mulheres: "O exame reduz em 30% a mortalidade por câncer de mama. Também temos que considerar que o rastreamento com mamografia faz diagnóstico precoce de câncer - e esse diagnóstico precoce tem até 95% de cura", afirma a médica. 

Quando começar a realizar a mamografia?

Diferentes órgãos internacionais, como a Sociedade Americana do Câncer, estabelecem que as mulheres realizem pelo menos uma mamografia anual a partir dos 40 anos. 

Essa idade pode diminuir se a paciente tem câncer de mama ou de ovário na família. Nesses casos, geralmente recomenda-se iniciar a realização de mamografias anuais a partir dos 30 anos. 

Como é realizada a mamografia?

A mamografia é uma imagem da mama feita com raios-X. É um procedimento médico não invasivo, rápido e seguro, que dura cerca de 20 minutos.  

Para realizar a mamografia, a paciente coloca a mama sobre uma placa de plástico transparente, que se cobre com outra placa similar, pressionando de maneira firme. As placas nivelam a mamas e a mantém imóvel enquanto se realiza a radiografia. Esse processo é repetido para fazer a imagem das laterais de cada mama. O resultado será analisado pelo médico, que poderá pedir novos exames em caso de alteração.  

No Brasil, a incidência do câncer de mama é tamanha que, a cada ano do triênio 2020/2022, 66.280 novos casos devem ser diagnosticados no Brasil, de acordo com projeções do Instituto Nacional de Câncer (Inca).  Por isso a importância do diagnóstico precoce

"O câncer de mama não escolhe idade para aparecer. Diante de qualquer sinal ou sintoma diferente, você deve ser avaliada.  Esteja atenta para mudanças de formato da mama, lesões nos mamilos, aparecimento de nódulos e secreção nos mamilos", orienta a doutora. Camile. 

Em caso de qualquer um destes sintomas apontados pela médica, agende uma consulta com um médico mastologista. Atualmente, as consultas estão cada vez mais comuns e em idades mais precoces, já que os mastologistas cuidam da saúde das mamas como um todo, e não somente do câncer de mama. "Alertamos sobre os cuidados e riscos, sobre quando fazer exames, riscos familiares, sobre como cuidar das mamas com próteses, entre outros", explica a doutora Camile. 

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu