Blog Bem Panvel

Confira 4 dicas para você se motivar a praticar exercícios físicos

Por 
 | 
28/02/2022
3 min. de leitura

A prática de exercícios físicos de forma regular, aliada a uma alimentação saudável, contribui para a prevenção e controle de diversas doenças como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e câncer. Além disso, ter um estilo de vida mais ativo e saudável ajuda a melhorar a saúde mental e do cérebro, reduzindo os sintomas de depressão, ansiedade e estresse, bem como diminuindo os riscos de declínio cognitivo e melhorando a memória.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população mundial fosse mais ativa. São inúmeros os fatores que estimulam o sedentarismo, entre eles está a falta de motivação. Iniciar uma vida mais saudável e ativa parece ser uma tarefa difícil de ser alcançada, mas com persistência e algumas medidas simples, é possível transformar essa prática em um hábito.

Pensando nisso, conversamos com o profissional de Educação Física Matheus Lacorte, e separamos algumas dicas que podem contribuir para aumentar sua motivação para fazer exercícios físicos.

1. Faça o que você gosta

Para os iniciantes, entender quais exercícios e esportes que você gosta pode ser uma boa alternativa para começar a pegar gosto por atividades e transformar a prática em um hábito.

“Levando em consideração que um iniciante não tem experiência e nem tempo de treinamento, o ideal deve ser exercícios que contemplem o seu gosto, sua disponibilidade de tempo para treinar e principalmente suas necessidades fisiológicas para se adaptar ao treinamento”, recomenda Lacorte.

2. Vá com calma

Para sair do sedentarismo, é preciso ter cautela. O ideal é começar aos poucos, com uma caminhada, alongamentos ou exercícios e esportes mais leves. Respeitar os limites do seu corpo é fundamental, sobretudo para evitar uma possível sobrecarga nas articulações e evitar lesões. De acordo com o profissional de Educação Física, pequenas vitórias fazem muita diferença.

“Devemos entender que uma pessoa sedentária, em sua maioria, não gosta de exercícios físicos, mas provavelmente gosta de um esporte e é através do esporte que os exercícios podem e devem ser elaborados de maneira onde a cada sessão de exercícios, pequenas vitórias devem ser atingidas. A sucessão de vitórias fará a motivação se tornar um hábito”.

3. Busque ajuda profissional

O acompanhamento de um profissional é fundamental para a execução de qualquer exercício físico. Além de ajudar você a manter a postura correta e a execução adequada das atividades, por meio do incentivo e de um plano de treino direcionado para as suas necessidades, você obtém maior qualidade de vida com segurança e objetivo. Lacorte ainda alerta que, antes de iniciar quaisquer exercícios, é preciso realizar avaliações, visando identificar se o praticante possui restrições para determinadas atividades.

“Vale ressaltar que não só o sedentário, mas qualquer pessoa antes de iniciar a prática de exercícios físicos, precisa primeiro passar por uma anamnese e uma avaliação tanto física quanto funcional e somente através das informações colhidas nestas avaliações que mensuramos possíveis restrições”.

4. Tenha objetivos

Leve em consideração seu maior foco. Com seus objetivos mais claros em mente, ficará mais fácil atingi-los. Desse modo, aos poucos, você conseguirá evoluir e se aperfeiçoar mais. Criar desafios também podem ser um grande aliado para buscar ainda mais motivação. Não tenha medo de se arriscar, desde que seja com cuidado.

“Vou parafrasear uma expressão que eu gosto muito: ‘menos é mais’. Construa seu hábito com pequenas atitudes como treinar em menos tempo, comer em menor quantidade e, assim, assim você verá que irá treinar mais vezes e comerá melhor ainda mais”, destaca Lacorte.

Fonte: Infohealth

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu