Diabetes e atividade física: conheça os medidores de glicemia que tornam mais fácil o controle longe de casa

por | 14 set, 2021

4 min. de leitura

Para quem convive com o diabetes, a atividade física não é apenas uma opção. Os benefícios são tantos que os especialistas apontam que ela é tão fundamental quanto os medicamentos no tratamento da doença. A prática de exercícios aumenta a ação da insulina e diminui a glicose circulante, entre outros efeitos que atuam para manter o diabetes sob controle. Além, é claro, daquela sensação de dever cumprido a cada vez que o treino termina, né?

A recomendação da Associação Americana de Diabetes é de que pacientes adultos com a doença pratiquem pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica por semana. E não dá para esquecer do medidor de glicose: ele é um acessório importante para o treino. Monitorar o impacto da prática esportiva no nível de glicose permite se exercitar com mais tranquilidade – e tomar as medidas necessárias caso a glicemia aumente.

A Associação Nacional de Atenção ao Diabetes informa que os níveis de glicose no sangue tem uma interpretação diferente para cada pessoa. Por isso, é importante que eles sejam estabelecidos por seu médico, de acordo com seu histórico e exames. Com essa informação em mãos, você poderá checar se a glicemia está sob controle. A Panvel Clinic oferece um exame rápido para identificar os níveis de glicose no sangue. O controle também pode ser realizado por dispositivos como o FreeStyle Libre,  para a prática esportiva.

O sensor foi desenvolvido para ser fácil de aplicar e de usar. É uma tecnologia menos invasiva e mais conveniente do que as rotineiras picadas de ponta de dedo: ele é colocado na parte posterior superior do braço com um dispositivo simples e descartável. Para fazer a leitura da glicose, basta escanear o sensor com o leitor. Tudo isso sem dor!

Cada leitura do sensor fornece dados atualizados da glicose e o histórico glicêmico das últimas oito horas, gerando e facilitando informações para a prática esportiva.

Conheça os benefícios do sensor e do monitor FreeStyle Libre:

  • Pode ser usado durante o banho, natação e atividades físicas;
  • O sensor armazena automaticamente uma medição de glicose a cada 15 minutos, mantendo até oito horas de dados salvos até o próximo escaneamento;
  • O sensor já é calibrado e elimina os testes de ponta de dedo para calibração;
  • O monitor escaneia o sensor mesmo sobre a roupa;
  • Fornece gráficos e relatórios completos que facilitam o monitoramento do diabetes;
  • É compacto, leve e fácil de segurar e carregar;
  • Permite realizar anotações de alimentos, doses de insulina e atividades físicas.

Além disso, a linha de medidores FreeStyle oferece outras opções, como o FreeStyle Optium Neo e o FreeStyle Lite.

Diabetes e atividade física, mulher mede sua taxa de glicemia após exercícios

Conheça mais opções de medidores de glicemia

Outra solução prática para medir a glicemia é o Free Smart G-Tech. O resultado é apresentado de forma simples e segura apenas cinco segundos após uma pequena amostra de sangue ser coletada. O Free Smart G-Tech conta com a precisão do sistema No Code e das tiras de medição com eletrodos em ouro, muito mais confiáveis, além da praticidade da conexão Bluetooth. A conexão com o app permite gerar gráficos, adicionar informações relevantes, gerir as medições realizadas e enviar os dados para seu médico.

Com a menor gota de sangue em testes de glicemia, a linha Glicoo realiza a medição com eletrodos em ouro para garantir alta confiabilidade nos resultados. Tem alarmes sonoros e tecnologia de alta absorção.

Já o aparelho da Accu-Chek armazena até 500 testes na memória, exibindo a média de resultados de cada um e permitindo que os dados sejam baixados. Assim, o paciente também tem a opção de visualizar os resultados através de gráficos que facilitam o acompanhamento da terapia.

Um dos monitores mais acessíveis, o Kit Monitor De Glicemia Onetouch Select Plus Flex tem tiras reagentes com tecnologia colorsure e pode ser conectado ao app. A codificação é realizada em cinco segundos e a faixa de medição de 20 a 600 mg/dL ideal para controle diário da glicemia.

As opções para fazer a medição da glicemia são variadas. Procure o sistema ideal para o seu estilo de vida e exercite-se com tranquilidade. Se tiver qualquer dúvida, consulte seu médico para ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest