Diabetes: alimentação e estilo de vida fazem a diferença no tratamento

por | 14 nov, 2020

4 min. de leitura

Alimentação saudável e atividade física. Você já deve estar mais do que bem informado sobre a importância desse combo para o equilíbrio e a qualidade de vida, certo? 

Mas os benefícios da nutrição e do movimento ganham ainda mais importância quando falamos na prevenção e no tratamento de uma doença que atinge 11,4% dos adultos brasileiros. E é sobre isso que precisamos nos conscientizar em relação  ao diabetes.  

Quando o diabetes aparece? 

Ao contrário do que se imagina, o diabetes não tem idade para se manifestar. Ele ocorre em crianças, adolescentes, adultos e idosos – por isso a importância do cuidado. Tanto que cerca de 463 milhões de pessoas entre 20 e 79 anos têm diabetes em todo o mundo, de acordo com a edição do Atlas de Diabetes de 2019. A doença aparece quando a quantidade de açúcar – também chamado de glicose – está presente no sangue em níveis acima do normal e de forma contínua. Veja na imagem as diferenças entre o diabetes tipo 1 e o diabetes tipo 2.  

Entre os grupos com maior predisposição para desenvolver a doença, estão as pessoas negras, especialmente as mulheres. As gestantes também precisam ter alerta redobrado, especialmente no último trimestre de gravidez. Ainda que o corpo produza mais insulina neste período, nem sempre ela é suficiente. Por isso pode sobrar açúcar demais na corrente sanguínea, causando o diabetes gestacional, que prejudica a saúde do bebê. 

Como prevenir o diabetes? 

E quando se fala em diabetes, a máxima de que é melhor prevenir do que remediar nunca esteve tão certa. Então, antes de falar de tratamento, que tal conversarmos sobre prevenção? 

Mesmo quem tem predisposição genética – ou seja, algum familiar de grau próximo com diabetes – pode tentar evitar que a doença se manifeste. “A gente não muda os nossos genes, mas podemos silenciar alguns deles. Se eu sou uma pessoa que tenho predisposição, pensando em genética, é um dever ter ainda mais atenção em relação à alimentação e à atividade física”, alerta a nutricionista Raquel Boehl. 

Fui diagnosticado! E agora? 

Se a diabetes já bateu na sua porta, não se desespere. Fundamental é controlar o quadro da doença. Como? Aposte em uma alimentação rica de verdade, com cereais integrais e alimentos integrais, que não sejam ultraprocessados. Assim é possível fazer um melhor controle. Tanto que as mudanças no estilo de vida costumam ser o ponto de partida do tratamento. 

alimentação saudável

E quando o estilo de vida muda, os ganhos não demoram a aparecer. Ainda que a doença não tenha cura, o tratamento controla o nível de açúcar no sangue. Por isso, se você foi diagnosticado, esteja disposto a olhar com cuidado para o diabetes. As informações disponíveis tornam fácil o conhecimento da doença, causas, sintomas e tratamentos. 

Tratamento com doses de empatia e amor 

Junto ao diagnóstico, virá a necessidade de repensar velhos hábitos, alimentação e rotina. “Ainda que saibamos o tanto de benefícios que um estilo de vida saudável nos proporciona, a empatia, a paciência e o amor precisam prevalecer no tratamento do diabetes”, aconselha Raquel.  

Mesmo que você não tenha a doença, considere o Dia Mundial do Diabetes uma oportunidade para ler e entender sobre ele. E lembre-se que a adesão a um estilo de vida saudável vai afastar tanto o diabetes como outras complicações para sua saúde. Então, que tal aproveitar a primavera para se alimentar melhor e começar a prática de uma atividade física? Essas mudanças vão repercutir em todo o seu ano! 

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dia Mundial do Rim: confira dicas para manter os rins saudáveis - Blog Bem Panvel - […] Controle da hipertensão e do diabetes […]
  2. Testes genéticos: análise do DNA como início de uma mudança ativa na qualidade de vida - Blog Bem Panvel - […] ou soltar alguns genes” responsáveis pelo aparecimento de doenças. Quem tem propensão a diabetes, por exemplo, pode optar por…
  3. Yoga, pilates e fisioterapia pélvica: conheça exercícios ideais para gestantes - Blog Bem Panvel - […] criar mecanismos de proteção contra a diabetes […]
  4. Gestantes e Covid-19: veja as recomendações para evitar infecção pelo vírus - Blog Bem Panvel - […] aumenta substancialmente quando esta condição se sobrepõe a comorbidades já existentes, como diabetes, hipertensão e obesidade”, complementa a […]
  5. Dia de conscientização sobre os riscos da obesidade infantil - Blog Bem Panvel - […] interfere diretamente em seus processos metabólicos. Por isso as crianças podem desenvolver diabetes, pressão alta e alterações de colesterol,…
  6. Ciclo circadiano: entenda como os períodos do dia influenciam o seu corpo - Blog Bem Panvel - […] Magreza com predisposição à diabetes […]
  7. Doenças cardiovasculares: a importância de cuidar da saúde e visitar regularmente o cardiologista - Blog Bem Panvel - […] Diabete mellitus; […]
  8. Diabetes e atividade física: conheça os medidores de glicemia que tornam mais fácil o controle longe de casa - Blog Bem Panvel - […] quem convive com o diabetes, a atividade física não é apenas uma opção. Os benefícios são tantos que os…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest