Blog Bem Panvel

Dia Mundial da Saúde: confira dicas para ter uma vida saudável e de qualidade

Por 
 | 
07/04/2022
4 min. de leitura

Quando falamos em saúde, pensamos em questões como ir ao médico e realizar exames para não ficarmos doentes. No entanto, saúde não é apenas o oposto de doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o conceito de saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”.

Para ter saúde, é preciso ter cuidados específicos, que vão muito além de ir ao médico somente quando estamos com alguma condição. Para ter uma vida longeva e de qualidade, é importante olhar para inúmeros fatores que possam comprometer sua saúde física, mental e nutricional, e mudar hábitos de vida.

Pensando nisso, neste dia 7 de abril, separamos algumas dicas para você cuidar mais da sua saúde e bem-estar.

Saúde física

Para verificar se está tudo em ordem com a saúde do seu corpo, é importante realizar anualmente um check-up de exames necessários. A medida, que tem como principal objetivo a prevenção, é capaz de auxiliar na detecção precoce de doenças, contribuindo para um tratamento e cura mais efetivos.

Saúde mental

Você certamente já ouviu a frase “mente sã, corpo são”. Isso porque não basta cuidarmos apenas da saúde física, é preciso estarmos atentos aos cuidados da nossa mente, que muitas vezes não priorizamos ou deixamos passar despercebida. 

A psicoterapia promove benefícios que envolvem diversos âmbitos de nossas vidas, como questões emocionais, afetivas, familiares, comportamentais, sociais e profissionais.

Manter as sessões de terapia em dia reduz a ansiedade e estresse, auxiliando no tratamento da depressão, contribui para a melhora da autoestima, do autoconhecimento, crescimento pessoal, além do desenvolvimento de novas habilidades emocionais, cognitivas e comportamentais, por exemplo.

Atividades físicas

Cuidar do corpo também exige a prática regular de atividades físicas. A OMS recomenda que uma pessoa adulta realize pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana, incluindo aquelas com doenças crônicas ou incapacidade, e de 75 a 150 minutos por semana para atividades físicas de nível intenso.

A prática de exercícios físicos traz inúmeros benefícios para a saúde, prevenindo diversas doenças, como hipertensão, doenças cardiovasculares, respiratórias a reumáticas, colesterol e obesidade. Além disso, a prática contribui para a perda de gordura corporal, melhora a circulação sanguínea, o sistema imunológico, a respiração e a memória, aumenta a autoestima e fornece a sensação de bem-estar e disposição.

Alimentação saudável

A alimentação saudável aliada a prática de exercícios físicos é fundamental para manter o pleno funcionamento do organismo. Para ter uma dieta saudável, é preciso incluir alimentos naturais ou minimamente processados no cardápio, como frutas, legumes, verduras, grãos, cereais integrais, oleaginosas, proteínas, entre outros. Esses alimentos, que podem ser encontrados em grandes quantidades, proporcionam os nutrientes necessários para a manutenção da saúde.

Mas não esqueça de buscar o acompanhamento com o profissional nutricionista. A ajuda profissional é essencial, uma vez que o nutricionista será responsável por traçar um plano alimentar de acordo com as suas necessidades.

Autocuidado

O autocuidado é fundamental, e deve ser praticado todos os dias. O autocuidado é um conjunto de ações relacionadas ao bem-estar próprio que traz benefícios ao corpo e à saúde. É prestar atenção nos sinais que seu corpo dá, além de entender suas necessidades.

Para além dos cuidados com a saúde física, mental e nutricional, é preciso olhar para si e buscar preencher sua vida com coisas que proporcionam bem-estar. Desse modo, tire um tempo para fazer o que você gosta, como passear no parque, ouvir sua música favorita, ver um filme, ler um bom livro ou ver os amigos e familiares.

Dia Mundial da Saúde 2022

Celebrado anualmente no dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde tem por objetivo discutir temas que englobam a promoção da qualidade de vida, conscientizando a população mundial sobre a importância da prevenção e preservação da saúde. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde em 1948, e passou a ser celebrada todos os anos em 1950.

Neste ano, a data carrega o tema "Nosso planeta, nossa saúde". De acordo com a Organização, o tema foi definido em decorrência do atual cenário de pandemia, além da poluição do planeta e incidência crescente de doenças.

Fonte: Infohealth

Além de todos esses cuidados com a saúde, o Panvel Clinic traz esse jeito de cuidar e proporcionar serviços de qualidade, eficiência e importância, pensando no bem-estar das pessoas.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

menu