Blog Bem Panvel

Dia do Pediatra: o cuidado com a vida das gerações futuras

Por 
 | 
27/07/2022
3 min. de leitura

O médico pediatra é o especialista responsável pelo acompanhamento de crianças e adolescentes. O profissional  estuda o crescimento, o desenvolvimento e as doenças peculiares no período da infância, e, com dedicação e zelo, acompanha desde o início da vida os pequenos, sendo fundamental para que elas possam crescer cheias de vida.

“O pediatra é o principal guerreiro e guardião da saúde das crianças e dos adolescentes”, define a profissão o médico pediatra João Pedro Locatelli Cezar, especialista em hematologia pediátrica e responsável pelo time de saúde da hygia.

A importância das consultas regulares

Manter a regularidade das consultas nesta fase é fundamental. As visitas ao especialista vão permitir identificar precocemente doenças que possam surgir no início ou ao longo da vida, além de garantir que a criança se desenvolva da melhor maneira possível.

De acordo Cezar, as consultas com o profissional devem seguir as recomendações:

No primeiro ano de vida: consultar mensalmente.

No segundo ano de vida: consultar trimestralmente.

Dos dois anos até os 21 anos: as consultas devem ser a cada seis meses.

“O pediatra é o profissional que vai cuidar do crescimento e desenvolvimento de uma criança e trabalha para garantir que ela atinja o seu maior potencial ao chegar na vida adulta. Eu sempre comparo com uma plantinha, nós cuidamos e observamos esse crescimento e precisamos intervir e corrigir quando não está seguindo seu caminho mais correto”, aponta Cezar.

Cuidados com os pequenos

Durante a infância, as defesas do organismo ainda são consideradas imaturas, com baixa produção de anticorpos e, por isso, as crianças estão mais sujeitas a contrair vírus e bactérias perigosas. Manter a vacinação em dia está entre os principais cuidados que os pais devem ter para prevenir doenças como meningite, tuberculose, sarampo e poliomielite – e outras infecções que apresentem sérios riscos para a saúde das crianças.

As crianças podem ser acometidas por diversas patologias que têm sintomas inespecíficos, por isso é tão necessário um olhar profissional para o diagnóstico e tratamento adequados. Qualquer condição mais grave nessa fase da vida, quando não tratada corretamente, pode causar sérias consequências para o resto da vida.

Para além dos cuidados médicos, o pediatra ressalta que demais medidas devem ser tomadas para diminuir os riscos de contaminação e transmissão de doenças, como manter a higiene das mãos dos pequenos. Além disso, pais e responsáveis devem estar atentos a outros cuidados:

  • manter o organismo hidratado;
  • manter uma alimentação saudável;
  • incentivar a prática de exercícios físicos;
  • permitir que a criança entre em contato com a natureza;
  • manter a carteira vacinal em dia.

“É sempre importante prestar atenção no seu filho, ninguém conhece melhor uma criança do que os pais ou cuidadores, pois são eles que passam o maior tempo com a criança. Se você notar algo de diferente, procure e avise o seu pediatra”, ressalta João Pedro Cezar.

Dia do Pediatra

O Dia do Pediatra visa homenagear todos os profissionais da área que atuam com seriedade, dedicação e amor pela profissão, zelando pela saúde e bem-estar de seus pacientes. A data, que é celebrada anualmente no dia 27 julho em homenagem ao dia da fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, ainda reforça a importância dos cuidados que a sociedade como um todo deve ter com a saúde das crianças e dos adolescentes.

Para o médico pediatra João Pedro Cezar, a pediatria pode ser resumida em uma única palavra: futuro. “O nosso trabalho não apenas age de forma reativa para tratar doenças, mas nosso esforço é incansável para produzir adultos cada vez mais saudáveis, conscientes, responsáveis e produtivos. Eu acredito que a boa pediatria cria um presente melhor para as crianças e um futuro melhor para todo o mundo”.

Fonte: hygia saúde

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

menu