Blog Bem Panvel

Cuidados no inverno com produtos ricos em própolis

Por 
 | 
13/05/2022
4 min. de leitura

O clima seco e frio do inverno podem ser fatores de grande influência para o surgimento de doenças respiratórias como resfriados, sinusites, rinites, asma, entre outras. Por isso, cuidar da imunidade nessa época é tão importante. Hoje, iremos falar de cuidados no inverno com própolis!

O melhor é que esse produto, que é natural e produzido graças às abelhas, pode ser consumido durante todo o ano e traz diversos benefícios para a saúde e bem estar do ser humano. É possível comprar o extrato de própolis em casas de produtos naturais e em farmácias, como na Panvel.

Para saber mais sobre o própolis e como manter a imunidade alta durante a época mais fria do ano, continue com a leitura até o final e fique com a saúde em dia!

Como manter a imunidade alta no inverno

Primeiro de tudo, é importante esclarecer que a imunidade tende e baixar no inverno porque todos os esforços do corpo humano ficam concentrados na manutenção de energia, para que a temperatura corporal permaneça adequada.

Para manter a imunidade alta durante o inverno, é preciso que a saúde física e mental estejam em dia. Além, é claro, de ingerir a quantidade necessária de nutrientes que ajudam no sono reparador, controle do estresse e nas células de defesa. Exercícios físicos também são ótimos aliados para o aumento da imunidade.

A alimentação é de extrema importância nesse quesito também. Como, por exemplo, gema de ovo, leites e derivados, manga, mamão, caju, goiaba, abóbora, cenoura, acelga, salsa, espinafre, couve e chicória que são ricos em vitamina A. Ou então, morango, goiaba, laranja, limão, caju, kiwi, abacaxi, tangerina, brócolis e pimentão amarelo, com grande concentração de vitamina C.

A vitamina E, presente nas sementes de girassol, avelã, castanha, amendoim e azeite de oliva extra virgem e o Selênio encontrado em castanha do pará e nas farinhas integrais também são ótimos para a imunidade.

Ômega 3, encontrado nos peixes, e Zinco, presente em carnes brancas e vermelhas, chocolate amargo, amêndoa, amendoim e castanhas, cereais integrais, como feijão, lentilha, ervilha e grão de bico também são ótimos para o sistema imunológico.

O que é própolis?

Além das vitaminas e substâncias encontradas nos alimentos citados acima, o própolis também é um poderoso aliado na hora de manter a imunidade alta. Com propriedades antivirais, antitumorais, antibióticas, antifúngicas, anti-inflamatórias, antioxidantes, antissépticas e cicatrizantes, o extrato de própolis tem ganhado cada vez mais adeptos.

Como falado anteriormente, o própolis é produzido pelas abelhas, a partir da seiva das árvores combinada com a cera e a saliva dos insetos. Para as abelhas, o própolis serve como proteção para as colmeias, já que é usado para vedar frestas.

Tipos de própolis

Existem diferentes espécies de abelhas, assim como também existem diferentes tipos de árvores e plantas. Desse modo, são produzidos variados tipos de própolis. Sendo os mais comuns:

  • Própolis marrom: é o mais conhecido e tem origem em muitas plantas. Apresenta efeitos antioxidantes e antimicrobianos;
  • Vermelho: original da planta conhecida como rabo de bugio. Possui compostos fenólicos importantes e apresenta efeitos antitumorais e anti oxidantes;
  • Própolis verde: vem do alecrim do campo. Conhecido pelas propriedades antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória, imunomodulatória, cicatrizante, anestésica, anticâncer e anticariogênica.


Quais os benefícios do extrato de própolis?

Além de fortalecer o sistema imunológico, o própolis traz diversos outros benefícios para o ser humano. Sendo os mais comuns a cicatrização de feridas, atuando sobre lesões de pele impedindo o crescimento e a ação das bactérias, leveduras e fungos, acelerando o processo de cicatrização.

O própolis também ajuda na diminuição de sintomas da herpes, assim como também acelera o processo de cura das feridas causadas pela herpes. Através das propriedades antimicrobianas encontradas no própolis, como ele é possível tratar e prevenir aftas e gengivite.

Por possuir efeito anti-cancerígenos o própolis também é usado na prevenção de câncer, já que aumenta a atividade dos anticorpos, reduzindo a chance das células se tornarem cancerosas. Também é usado para aliviar os sintomas de gastrite, úlcera péptica e alguns tipos de câncer.

Própolis na Panvel

Como falado no começo desse texto, é possível encontrar própolis em farmácias. Na rede Panvel o própolis é comercializado de diversas maneiras. Sendo eles, o própolis em cápsulas, servindo como suplemento alimentar, o extrato de própolis aquoso, ideal para ser diluído em água ou chás, o spray de própolis que auxilia no combate ao mau hálito além da ação bactericida que auxilia nos sistemas circulatório, digestivo e respiratório e por último, o composto de mel com própolis que funciona como xarope.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu