Blog Bem Panvel

Cuidados de dentro para fora: sete dicas para manter um organismo saudável neste verão

Por 
 | 
02/02/2023
2 min. de leitura

No verão, a maioria das pessoas começam a se preocupar em ter uma alimentação mais saudável. De acordo com a nutricionista Vanessa da Silva Alves, do Hospital Moinhos de Vento, o calor faz o organismo perder mais líquidos através da transpiração, levando a um maior risco de desidratação e perda de minerais. Com isso, as refeições mais leves, com pouco açúcar e menos gordura e alimentos industrializados devem fazer parte da rotina. Mas a profissional, que também integra a Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional do Hospital, faz um alerta: é importante evitar excessos e os alimentos industrializados, optando pelas versões mais saudáveis e nutritivas, em qualquer período do ano. Portanto, confira sete dicas valiosas, abaixo:

1)    Consuma, diariamente, frutas, verduras e legumes: esses alimentos são ricos em minerais, que precisam ser repostos devido ao aumento da transpiração no verão.

2)    Opte por estes alimentos, pois também são ricos em fibras, o que auxilia no funcionamento do intestino e favorece a saciedade. Além disso, são boas fontes de vitaminas e antioxidantes, nutrientes essenciais para ajudar no controle do peso, manutenção da integridade da pele e da imunidade.

3)    Reduza o consumo de alimentos com muito sal, gordura e açúcares, pois alimentos industrializados, frituras, maionese, carnes com gordura e doces podem sobrecarregar o organismo. Esses alimentos demoram mais tempo para serem digeridos, dando aquela sensação de lentidão após a refeição. Além disso, o consumo rotineiro desses alimentos pode levar ao ganho excessivo do peso e a alterações metabólicas.

4)    Aumente a ingestão de água. Para saber o quanto de líquidos você precisa, faça o seguinte cálculo: 30mL multiplicado pelo seu peso em kg. Por exemplo: uma pessoa com 50kg deve ingerir 1500mL de líquidos ao dia. É possível incluir nessa conta outros líquidos, como água aromatizada e água de coco. Mas lembre-se: a água é indispensável para o organismo!

5)    Inclua lanches leves e saudáveis: frutas, como a melancia e o melão, podem ajudar na hidratação, além de serem nutritivos e refrescantes. Algumas opções para ajudar na rotina são mix de frutas picadas, saladas de frutas, picolés caseiros, castanhas e chips de vegetais.

6)    Cuide da procedência e da validade dos alimentos: com o calor, os alimentos podem se deteriorar com mais facilidade, trazendo o risco de toxinfecções alimentares.

7)    Armazene os alimentos na geladeira assim que estiverem prontos. Prefira alimentos frescos e cuide sempre do prazo de validade, principalmente após a embalagem ser aberta, pois a durabilidade reduz.

Fonte: Nutricionista Vanessa da Silva Alves (CRN-2 9273), Nutricionista Assistencial do Centro de Oncologia e membro da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) do Hospital Moinhos de Vento.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu