Blog Bem Panvel

Cuidado com os pets no verão: dicas para manter a saúde de cães e gatos nos dias mais quentes 

Por 
 | 
10/02/2023
4 min. de leitura

Temperaturas altas, calçamento quente e radiação solar são algumas das características do verão que oferecem riscos aos mascotes. Para cuidar dos animais de estimação, é preciso levar em conta os fatores que podem colocar a saúde em risco. 

Conversamos com o médico Veterinário Mauricio Ferreira e Silva Faraco, da VET House Hospital Animal, para conhecer algumas orientações para manter em dia a saúde de cães e gatos nos dias mais quentes.  

Confira: 

Hidrate seu bichinho 

O verão é a época em que a necessidade de ingestão de água aumenta. A respiração acelerada  provoca a perda de água pelas mucosas e a termorregulação em si exige maior quantidade  de água. O veterinário explica que os  cães  não  têm glândulas sudoríparas (suador) e  fazem a  termorregulação principalmente  pela  língua,  por  isso  ficam  ofegantes. “Já os gatos  fazem  essa  regulação  principalmente por contato e, assim como os cães, se deitam em áreas mais frias para perder  calor. Cães  e  gatos  têm  uma  necessidade  básica  de  aproximadamente  50ml  de  água  por  quilo a cada dia, contando-se a água ingerida diretamente do pote e aquela contida nos alimentos”, afirma o doutor Maurício. 

Veja as dicas do veterinário para aumentar o consumo de água, de maneira geral: 

  • Mantenha sempre mais de um  pote de água fresca e limpa, sempre disponível, em diferentes pontos da casa 
  • Ao  passear com seu cão leve sempre uma garrafa d’água e evite sair nos horários mais quentes do dia 
  • Para os gatos, a dica é ter potes mais largos que caibam as vibrissas (bigodes) e/ou o  uso de fontes que mantém a água corrente, o que é mais atrativo para os felinos 

Proteja as almofadinhas 

Os coxins são as almofadinhas das patas de cachorros e gatos. Elas protegem, ajudam a absorver o impacto durante e ajudam a regular a temperatura corporal. “A maneira mais eficiente de proteger os coxins é não expor o seu pet ao solo quente.  Os passeios entre as 10h e 16h não são incentivados nos meses de verão. As  temperaturas oscilam bastante e uma superfície acima de 43 graus já pode provocar  desconforto e necrose no tecido das patinhas”, explica o doutor Maurício. Áreas de pele entre os dedos, transição da pele para o coxim e a própria "almofadinha" podem sofrer queimaduras.  

Quando usar o protetor solar 

O protetor solar é indicado para animais que têm o pelo claro ou a pele  despigmentada.  Geralmente, são  mais  necessários  em  áreas  da  face,  ao  redor  da  trufa  nasal. Além disso, seu pet merece sombra. Manter esse espaço sempre disponível para ele é uma boa maneira de proteção.   

Cães e praia não combinam 

Essencialmente,  a  presença  dos  cães  na  praia  não  é  legal  por  questões  de  saúde  pública. O doutor Maurício explica que há risco de transmissão de parasitas e outras doenças para os humanos através da  presença das  fezes na areia.  

“Embora o uso regular de antiparasitários e a manutenção das  vacinas possam prevenir a  transmissão dessas doenças, são necessárias políticas públicas de  conscientização, manejo  dos animais  de  rua e  presença  de  uma medicina  preventiva  para  permitir que os nossos amigos peludos frequentem a praia”, explica o veterinário. Por isso, evite levar seu cachorro à praia 

Banho de piscina com consciência 

Nem todos os cães devem ser incentivados a pular na piscina. O banho tem indicação se o seu cão está livre de parasitas e você tem consciência dos hábitos alimentares dele. Em caso positivo, é preciso tomar as precauções necessárias: observar de perto todo o tempo em que o cachorro permanecerá na piscina. Também não permita que o pet tome a água, pois o claro pode fazer mal ao organismo. Na saída, tente lavá-lo com shampoo para a retirada do cloro na pele e seque especialmente as orelhas para evitar o surgimento de fungos e doenças inflamatórias. 

Além dessas dicas, é preciso reforçar que o pet nunca deve ser deixado sozinho dentro do carro, nem mesmo com a janela aberta. A temperatura dentro de um carro pode subir até cinco graus em 15 minutos, provocando desidratação e riscos ao organismo do animalzinho. Os dias mais quentes também aumentam a proliferação de pulgas e carrapatos, por isso mantenha o seu bichinho protegido contra essas pragas. Assim, ele vai poder curtir o verão feliz e refrescado! 

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

menu