Blog Bem Panvel

Cuidados com os lábios no inverno: baixas temperaturas podem trazer problemas na região

Por 
 | 
12/07/2022
2 min. de leitura

Com a chegada do inverno, também surgem alguns problemas de pele típicos da estação e os nosso lábios estão entre as áreas mais afetadas. O frio é responsável, principalmente, pelo ressecamento da área e, por isso, é importante redobrar os cuidados durante esses meses.

Graças às temperaturas baixas combinadas com o sol, o vento e o clima seco, o nosso organismo perde a sua umidade natural. Além disso, como consumimos menos água e tomamos banhos mais quentes, naturalmente, o corpo perde hidratação durante o inverno.

Esse ressecamento é ainda mais comum e, por vezes, extremo nos lábios, provocando até mesmo rachaduras e ferimentos. Isso acontece pois a região da boca é ainda mais sensível do que a do restante do corpo, já que a pele fica exposta 100% do tempo, é mais fina e sem glândulas sebáceas.

Outra desvantagem é o contato constante com a saliva, que prejudica a cicatrização e aumenta a irritação do local, graças ao seu pH ácido e as enzimas digestivas presentes no mesmo. Também estão entre os responsáveis por esse problema o ar-condicionado quente, que reduz a umidade do ar, o consumo de bebidas muito quentes, que podem causar queimaduras, e até os resfriados, que obrigam a pessoa a respirar pela boca.

Apesar de ser algo comum, medidas simples podem ajudar a prevenir os surgimento desse problema durante o inverno. Utilize hidratantes e protetores solares labiais, sem esquecer de reaplicá-los ao longo do dia. Opte por produtos que possuam ingredientes como vitamina E, pantenol, lanolina, glicerina, vitamina A, ureia, ácido hialurônico e manteiga de karité na fórmula. Por fim, mas não menos importante, beber água é fundamental. Mesmo que esteja mais frio, o consumo é essencial para manter a sua pele livre do ressecamento.

Evite passar a língua nos lábios, realizar qualquer tipo de esfoliação e remover as peles soltas. Esses hábitos podem piorar o seu caso, formando até fissuras no local e prejudicando a recuperação. Essas rachaduras, em algumas situações, podem vir acompanhadas de infecções por fungos, bactérias ou vírus. Por isso, é importante ficar atento e buscar o atendimento especializado de um dermatologista em caso de evolução do quadro, para obter o diagnóstico e o tratamento adequados.

Fonte: Dra. Sabrina De Stefani (Dermatologista do Hospital Mãe de Deus)

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu