Blog Bem Panvel

Cuidado com a pele: saiba o que é a psoríase, quais são suas causas e como tratá-la

Por 
 | 
16/02/2023
3 min. de leitura

Você sabe o que é psoríase? Essa é uma doença pouco falada, mas muito presente na vida dos brasileiros. Para reforçar a conscientização e esclarecer dúvidas sobre esse tema, preparamos um conteúdo especial com a médica dermatologista do Hospital Mãe de Deus, Dra. Gabriela Mynarski Martins-Costa.  

O que é a psoríase? 

A psoríase é uma doença crônica inflamatória que tem como característica o aparecimento de lesões, principalmente na pele. Em alguns casos, pode comprometer as articulações, sendo conhecida como artrite psoriática. Existe uma predisposição genética para desenvolvê-la e gatilhos como estresse ou infecções podem fazer com que ela surja.  

Quais seus principais sintomas e características? 

Os principais sintomas são o aparecimento de placas vermelho-descamativas em joelhos, cotovelos e couro cabeludo, mas elas também podem se manifestar em qualquer parte da pele. As unhas também podem ser acometidas e ficarem brancas, rachadas e espessas, semelhante a fungos por vezes. O couro cabeludo pode ficar vermelho e com descamação branca, com sintoma de coceira. Outras regiões comuns de aparecimento de lesões são a região lombo-sacra, umbigo, palmas e plantas. As articulações podem ficar inflamadas (vermelhas, inchadas e doloridas). 

Além disso, a psoríase está associada com outras comorbidades como: hipertensão, diabetes, doença metabólica e cardiovascular, depressão, enxaqueca, esclerose múltipla, asma, apneia do sono, doença pulmonar obstrutiva crônica e algumas doenças hepáticas e renais. 

Quais são os tipos de psoríase? 

O tipo mais comum é chamado de psoríase crônica em placas (psoríase vulgar) e as lesões aparecem principalmente em joelhos, cotovelos e no couro cabeludo. Outra forma clínica da psoríase é chamada de psoríase invertida, quando as lesões se concentram mais nas regiões flexoras ou de dobras, como sulco-interglúteo, axilas e virilhas. 

Além destas, existe também a psoríase gutata, em que costumam aparecer várias pequenas lesões de forma abrupta, principalmente no tronco e geralmente após uma faringite bacteriana causada por estreptococos. 

Já a psoríase pustulosa palmo-plantar é uma forma mais rara. Ela fica localizada nas palmas das mãos e plantas dos pés e formam-se lesões que parecem bolinhas com pus nestas regiões. 

Existem também formas mais raras e graves de psoríase, como a psoríase pustulosa generalizada e a psoríase eritrodérmica. Nestes casos, as lesões aparecem em grande parte da superfície da pele e podem ser acompanhadas por sintomas sistêmicos, como mal-estar, febre e calafrios. 

Quais são as causas? 

A psoríase é uma doença inflamatória de origem genética que pode ser desencadeada por vários fatores. São estes: estresse psicológico, obesidade, tabagismo, consumo excessivo de álcool, traumas na pele, algumas infecções (como HIV e estreptococus) e uso de alguns medicamentos (como lítio, interferon, beta-bloqueadores, anti-inflamatórios e outros). 

Quais os tratamentos disponíveis? 

Os tratamentos vão variar de acordo com o tipo e a extensão da doença. Nas formas leves, os tratamentos tópicos costumam funcionar bem. Geralmente são utilizados os hidratantes emolientes, cremes e shampoos com efeito anti-inflamatórios. Quando a doença não é controlada com terapia tópica - ou nas formas mais graves e extensas - pode-se utilizar a fototerapia (forma controlada de aplicação de radiação ultravioleta ou exposição ao sol) e as medicações sistêmicas (por exemplo, os imunossupressores e os imunobiológicos).  

É importante salientar que o diagnóstico e o tratamento da psoríase devem ser feitos pelo médico dermatologista. 

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu