Conheça os melhores exercícios físicos para idosos

por | 7 jul, 2021

5 min. de leitura

Com o avanço da idade, é comum que as pessoas passem a ter uma vida menos agitada e mais sedentária. Mas é preciso ter cuidado para que a falta de movimento não favoreça o desenvolvimento de doenças e dificulte ainda mais a mobilidade.

A prática de exercícios para idosos é fundamental para a manutenção da saúde e para garantir mais longevidade e disposição.

Neste post, explicamos um pouco mais sobre as vantagens de uma vida mais ativa na terceira idade e mostramos quais são as atividades mais indicadas. Confira.

Entenda qual a importância do exercício físico para idosos

A prática de atividades físicas é muito valiosa para todas as idades, e não é diferente no caso dos idosos.

Realizar exercícios com regularidade é uma excelente forma de preservar a saúde, reduzir dores nas articulações e sintomas de doenças, além de melhorar a flexibilidade e a longevidade.

Conforme envelhecemos, nosso corpo se torna mais fraco, o que pode atrapalhar a mobilidade e até mesmo provocar quedas e lesões.

Nesse cenário, a atividade física é fundamental para que o idoso mantenha seu peso saudável e preserve a força dos músculos, garantindo mais mobilidade e evitando acidentes.

A atividade física ajuda, ainda, a melhorar a resistência e a função do sistema imunológico, prevenindo doenças, e a normalizar problemas cardíacos e circulatórios, promovendo mais saúde e qualidade de vida.

Cuidados que o idoso precisa ter ao se exercitar

Sempre é tempo de começar a se exercitar e usufruir dos benefícios. No caso dos idosos, no entanto, é importante tomar alguns cuidados antes de iniciar as práticas.

O primeiro passo é realizar uma avaliação médica e preencher uma ficha de anamnese, informando doenças preexistentes e problemas pelo qual já passou.

Além disso, é importante que o idoso tenha o acompanhamento de um profissional de educação física e que evite exercícios de alto impacto para os ossos e as articulações.

O ideal é começar aos poucos e aumentar a carga gradativamente, a cada uma ou duas semanas, conforme se adquire mais força e resistência.

Outro ponto importante é o local em que serão realizados os exercícios. O espaço deve ser de livre acesso e sem obstáculos que possam atrapalhar a mobilidade ou causar acidentes.

Por fim, certifique-se de estar bem alimentado antes de iniciar a prática de exercícios e não se esqueça de beber água nos intervalos para se manter hidratado.

Atividades para idosos, casal idoso alongamento

Melhores atividades físicas para idosos

Como vimos, a prática de exercícios físicos na terceira idade traz muitos benefícios. No entanto, nem todas as atividades são recomendadas para esse público. A seguir, listamos os melhores esportes para idosos, segundo os profissionais da área.

Hidroginástica

As atividades na água, como a natação e a hidroginástica, são excelentes opções para o público de mais idade, pois permitem realizar os movimentos sem impacto nas articulações e tendões.

Além da água tornar o exercício mais seguro, ela ainda ajuda a relaxar as articulações, aliviando dores e estresse.

A hidroginástica trabalha todos os músculos do corpo, ajudando o idoso a desenvolver mais força, resistência e flexibilidade e melhorando o ritmo cardíaco e a saúde dos pulmões.

Bicicleta ergométrica

Andar de bicicleta é outro exercício bastante benéfico para idosos. Como esse público precisa de cuidados redobrados, o ideal é optar pela bicicleta ergométrica, para evitar quedas e acidentes.

Pedalar ajuda a baixar a pressão arterial e aliviar dores provocadas pela artrite. Além disso, a bicicleta ajuda a fortalecer os músculos das pernas e abdômen e as articulações dos joelhos, tornozelos e quadril.

Pilates

Outra atividade bastante indicada para a terceira idade é o pilates. A modalidade contempla exercícios de baixo impacto, que trabalham músculos específicos a cada necessidade, melhorando a coordenação e o condicionamento cardiovascular.

Outros benefícios da atividade são a correção da postura, a conservação da massa muscular, a ativação da circulação e a recuperação de articulações propensas a artrose e dores generalizadas.

Caminhada

Por fim, outro exercício bastante recomendado para idosos é a caminhada. Essa atividade, além de promover o convívio social, também ajuda a fortalecer músculos e articulações e a melhorar o ritmo cardíaco.

O ideal é começar em trajetos mais curtos e ir aumentando a distância aos poucos. Além disso, não esqueça de alongar o corpo antes e depois da atividade.

É importante que o idoso busque um terreno plano e sem muitos obstáculos, e que opte por um calçado confortável e com amortecimento.

Durante a caminhada, busque manter sempre o mesmo ritmo, andando um pouco mais rápido do que você costuma andar normalmente.

Para evitar alterações na circulação sanguínea, o ideal é que o idoso mantenha os braços flexionados durante a caminhada, como se estivesse correndo, ou que caminhe apertando uma bolinha, para favorecer a movimentação do sangue.

Atividades para idosos. Idosa exercícios na hidroginástica

Consulte seu médico regularmente

Como vimos, os exercícios para idosos são muito benéficos para a manutenção da saúde e, por isso, devem ser realizados com alguma regularidade. Antes de iniciar, no entanto, é essencial que você procure um médico e realize check ups periódicos.

Agora que você já conhece as atividades mais indicadas para a terceira idade, confira também alguns hábitos que você pode incluir em seu dia a dia para levar uma vida mais saudável.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Osteoporose: uma doença silenciosa que merece atenção - Blog Bem Panvel - […] vida, é fundamental cultivar hábitos de vida saudáveis, como uma dieta equilibrada e prática de atividade física. De acordo…
  2. Varizes: por que surgem e a importância do tratamento adequado - Blog Bem Panvel - […] evitar as varizes devemos fazer exercícios, emagrecer, consumir alimentos saudáveis e evitar o sedentarismo”, recomenda o cirurgião […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest