Blog Bem Panvel

Conheça os benefícios do café, chás e infusões

Por 
 | 
19/02/2021
4 min. de leitura

Tem gente que só começa o dia depois da primeira xícara de café, há outros que levam seu chazinho para todo o lugar e tem ainda quem aprecie ambas as bebidas em um mesmo dia. Em qual dos times você está? Tanto para os amigos da cafeína quanto para quem prefere as infusões, os benefícios de incluir estas bebidas no dia a dia são enormes!

Tão importante quanto saber a dose adequada, especialmente do café, é saber o momento ideal de optar por uma ou por outra bebida. Não exagerar na dose é essencial para aproveitar todos os seus benefícios. Vamos saber mais?

Quais são os pontos positivos do café?

Já sabemos que o café tem um grande poder de nos deixar mais atentos, acordados e até focados, melhorando o rendimento no dia a dia. Em resumo, uma bebida perfeita para as manhãs ou para quando bater uma sonolência durante o dia, ou até no pré-treino, já que ingeri-lo 30 minutos antes do exercício ajuda a otimizar a perda de gordura.

Só esses já são motivos suficientes para colocar a bebida na sua rotina, mas lembre-se também que ela é rica em antioxidantes, os compostos que previnem o envelhecimento das células.

Em resumo: café é tudo de bom! Só não vale exagerar, ok? "O importante é respeitar as quantidades adequadas dessa cafeína, para ter somente os benefícios", alerta a nutricionista Anne Dalla Costa. Essa quantidade, explica ela, é em média 400 ml  por dia, o que pode variar conforme a sensibilidade de cada um.

Benefícios do café. Mulher idosa

Chá ou infusão: qual a diferença?

Para falar sobre os benefícios dos chás, antes precisamos definir o que é um chá e o que é uma infusão. É que muitas das bebidas que popularmente conhecemos como chás são, na verdade, infusões, como explica a nutri Anne: "Só podemos chamar de chá o que é feito a base da Camellia sinensis, como os chás verde, preto e branco".

O restante das bebidas à base de plantas, flores e frutas é classificado como infusão: camomila, erva cidreira, gengibre, maçã, cavalinha, gengibre… Em comum entre os chás e infusões estão os efeitos benéficos que apresentam ao organismo, atuando muitas vezes como hidrantes do corpo. Assim como o café, também são bebidas ricas em antioxidantes, entre outras propriedades peculiares a cada sabor.

Os chás à base de Camellia sinensis são ricos em catecolaminas, que também auxiliam na perda de gordura e evitam o envelhecimento das células. Há infusões para todos os gostos: desde as perfeitas para facilitar a digestão, como o alecrim e erva cidreira, até as com teor calmante, como a erva-doce e a camomila.

Veja algumas recomendações:

  • Camomila: aliada contra a insônia e a ansiedade
  • Erva doce: aliada contra azia, má-digestão e gases
  • Boldo: ajuda na desintoxicação e protege o fígado
  • Canela: ajuda no controle da pré-diabetes
  • Hibisco: tem ação diurética, anti-oxidante e anti-inflamatória
  • Gengibre: alivia dores de garganta

Café ou chá: qual o momento ideal para cada um?

Deu vontade de tomar um cafezinho, chá ou infusão? Antes, procure olhar para o relógio. O ideal é ingerir café no máximo até as 16h, para não atrapalhar o sono - lembrando que os chás verde e preto tem efeito estimulante semelhante ao do café.  Por isso, depois das 16h, é bom dar espaço às infusões de camomila e erva doce como aliadas para uma boa noite de sono.

Embora o costume seja associar chás e infusões a bebidas quentes, eles também são uma delícia de serem saboreados gelados, principalmente nos dias de mais calor. Nesse caso, prepare a bebida quente e deixe esfriar. O ponto da água para chás ou infusões é o mesmo do café: antes da ebulição e nunca fervente. Há uma única exceção: quando a infusão é feita a partir de partes duras da planta, como canela, gengibre e cravo, que podem ser fervidos para extração de compostos .

E lembre-se de consumir sempre dentro de 24 horas, período em que conservam suas propriedades.

Contra-indicações dos chás e infusões

Mesmo com tantos benefícios, alguns chás e infusões não são recomendados para gestantes, pois têm propriedades abortivas, podem provocar má-formação do feto e até contrações uterinas. Por isso, se você é gestante, os chás seguros para tomar durante a gravidez são:

  • Frutas (maçã, abacaxi, laranja)
  • Erva doce
  • Erva cidreira
  • Camomila
  • Capim-limão
  • Gengibre
  • Hortelã

Benefícios do café e do chá. Mulher grávida

Infusões para a pele e os cabelos

Além do organismo, algumas infusões também prometem melhorar o aspecto da pele e dos cabelos. É o caso da camomila, do capim-limão e da lavanda. Já pensou em aderir?

Conheça os benefícios de cada um:

  • Camomila: usada por quem procura clarear olheiras e cabelo
  • Lavanda: o uso contínuo no couro cabeludo pode ajudar no alívio da caspa e da queda de cabelo
  • Capim limão: aplicar o chá no rosto ajudar pode melhorar o aspecto da pele com acne

Agora que você já conhece os benefícios do café, dos chás e das infusões, escolha qual os seus preferidos e inclua na sua rotina!

3 comments on “Conheça os benefícios do café, chás e infusões”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu

Pin It on Pinterest