Blog Bem Panvel

Sucos com frutas e verduras para refrescar

Por 
 | 
25/11/2022
5 min. de leitura

Max Garson e a origem do suco detox

Chega o verão, e a busca por receitas multifuncionais cresce exponencialmente. Todos querem correr atrás do tempo perdido e chegar em um determinado peso, acelerar o metabolismo, perder algumas medidas,  desinchar e tudo isso, podendo se refrescar ao mesmo tempo. 

No ocidente, a prática dos sucos detox surgiu através do médico alemão Max Gerson, lá pelos anos de 1942. Gerson, era autor de uma terapia dietética alternativa, no qual ele alegou que poderia curar o câncer e doenças degenerativas crônicas. Ao longo de sua carreira, ele escreveu um livro sobre o assunto e depois do seu falecimento, sua filha deu continuidade às suas teorias, mas a terapia dos sucos criada por Gerson jamais foi testada ou passou por qualquer ensaio clínico e por isso, ela não é indicada oficialmente como um tratamento para cura do câncer, ou para qualquer outro tipo de doença degenerativa.

Porém, apesar de não haver comprovação científica, os sucos detox se tornaram famosos, e são consumidos aos montes, especialmente em períodos mais quentes, o que trás à tona uma grande dúvida: existe algum benefício em consumir sucos detox? Pensando nessa questão e em outras, batemos um papo com a Nutricionista do Ambulatório de Diabetes do Hospital Moinhos de Vento, a Dra. Mariana Heredita, para entendermos melhor sobre o tema.

Objetivos dos sucos detox

A ideia central do consumo dos sucos detox está em limpar o organismo de substâncias que são ingeridas com os alimentos e podem fazer mal ao nosso corpo e ao ingerir os sucos, é possível se livrar dessas toxinas e de alguns males, como: o envelhecimento precoce, má digestão, problemas de pressão arterial e até mesmo ajudar no tratamento para vários tipos de câncer.

A questão, é que nenhuma dessas afirmações possuem um fundo científico comprovado. Inclusive, atualmente, já existem estudos que afirmam que aderir a uma dieta com grande consumo de sucos detox pode sobrecarregar o metabolismo, resultando no efeito rebote.

Ainda assim, a maioria das pessoas que procuram receitas de sucos detox, buscam, não só limpar o organismo, mas também, perder peso e alcançar uma vida mais saudável e equilibrada, quando na verdade, o mesmo pode ser conquistado consumindo os mesmos alimentos, porém, de outra forma, como menciona a Dra. Mariana: “Mágica não existe, não é mesmo? Então não será o suco a solução dos problemas![...] O importante é termos uma alimentação equilibrada, rica em frutas e verduras, sem alimentos ultraprocessados.

Como consumir e seus benefícios

A realidade é que os benefícios contidos nos sucos detox existem nos alimentos em sua versão sólida e in natura, que por sua vez, são uma maneira mais segura e possivelmente, até mais eficientes do que os sucos detox. Em termos de hidratação, a própria água é uma opção mais indicada que o próprio suco. Quando perguntada se há restrições quanto ao consumo desse tipo de bebida, a Dra. Mariana responde: "Suco é um concentrado da fruta, que dependendo da quantidade pode ser excedente à necessidade. Então não exagerar na quantidade ingerida é muito importante.”

Então, isso quer dizer que tomar sucos detox não trás benefício algum? Não é bem assim. Levando em consideração que eles são feitos de frutas e verduras que possuem vitaminas e minerais, e que quando consumidos in natura, trazem expressivos benefícios, então, em forma de suco, essas características também existem, mas é preciso levar em consideração algumas ressalvas em relação a como esse consumo é feito:

“[...] as propriedades não são perdidas se este suco for feito para o consumo imediato. Importante ressaltar aqui que o consumo diário deste grupo de alimentos é necessário para que possamos usufruir e se beneficiar com suas propriedades. A forma apresentada que mais apetece, é individual, sendo suco uma delas.”

Logo, o que fica claro é que os benefícios existem e que o corpo precisa da ingestão das vitaminas, minerais e outras propriedades contidas nas frutas e verduras e que usufruir desses benefícios em sucos detox, são apenas uma das maneiras de se fazer isso. O importante, é não aderir a dietas extremistas, que colocam o consumo dos sucos como a principal ou a única maneira de consumir esses nutrientes.

“O ponto importante aqui é ressaltar que uma alimentação equilibrada é receita de prevenção a doenças e aliada a uma qualidade de vida saudável com boa qualidade de sono, atividade física regular entre outros cuidados que reforçam esses benefícios!”, afirma. Ou seja, o suco detox pode vir como um bom aliado a outros tratamentos que já estão em andamento e trarão bons resultados se houver um conjunto de ações que ocorram com frequência e em paralelo ao consumo do suco detox. E claro, tudo isso alinhado e indicado pelo seu médico.

Dicas valiosas

Agora, ficou mais claro que os sucos detox não são milagreiros, e podem ser consumidos, desde que com parcimônia e alinhados a uma dieta equilibrada, atividades físicas e com recomendações médicas, a Dra. Mariana deixou algumas dicas importantes que podem ajudar na busca de uma rotina mais saudável:

  1. Sucos detox são uma maneira de consumir frutas e verduras:

“[...]acho importante dizer que devemos lembrar que a alimentação saudável e equilibrada e que pode trazer sucesso no emagrecimento (se este for seu objetivo) está muito mais para suas escolhas alimentares do que para o suco detox!”

  1. Hidratação é essencial:

“[...]a recomendação de água é 35ml/kg de peso individual, ou seja, uma pessoa que pesa 50 kg deve consumir no mínimo 1,750ml de água por dia.”

  1. Guia para cuidar da alimentação, doenças e desconfortos:

“O Guia Alimentar da População Brasileira é uma boa dica para quem está procurando cuidar mais da alimentação e melhorar os sintomas” (de má digestão, controle de pressão arterial, retenção de líquido, entre outros desconfortos).

  1. Usar de forma coerente o ânimo do verão:

“Minha dica é: devemos tentar usar este ânimo que vem muitas vezes com o verão para olharmos para nossa mudança alimentar num âmbito maior, para que consigamos prevenir esta busca ‘mágica’ por emagrecimento” e tempo perdido.

  1. Receita preferida:

“Uma receita que gosto bastante e que acho bem gostosa é: 200ml de água de coco, 2 folhas de couve, ½ limão espremido, ½ laranja e 2 rodelas de abacaxi. Gengibre a gosto. Essa receita rende 2 porções.”

Fonte: Blog Bem Panvel

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

2 comments on “Sucos com frutas e verduras para refrescar”

    1. Olá, Ryath! Ficamos felizes em saber que gostou de nosso conteúdo aqui no Blog Panvel. Continue nos acompanhando para mais novidades e informações sobre saúde, e #FiqueBem 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu