Blog Bem Panvel

Dezembro Laranja: não deixe os sinais passarem despercebidos

Por 
 | 
13/12/2022
2 min. de leitura

O mês chegou em tons de laranja para lembrar você a importância de reforçar os cuidados com a pele, e assim, prevenir esse tipo de câncer.

Provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele, o câncer de pele apresenta três tipos:

  • Carcinoma Basocelular (CBC): tipo mais comum. Apresenta baixa letalidade e a cura irá depender do diagnóstico precoce. Acomete mais frequentemente áreas expostas ao sol.
  • Carcinoma Espinocelular (CEC): segundo tipo mais comum. Acomete mais homens e também o seu aparecimento está relacionado à exposição prolongada ao sol.
  • Melanoma: mais raro, ele tem origem nas células produtoras de melanina, substância que determina cor da pele (melanócitos).

A avaliação clínica com o médico especialista é muito importante para o diagnóstico precoce, por isso, consultas regulares devem ser realizadas. Após a suspeita, seu médico poderá definir qual exame indicado para cada caso.

Fique atento aos sinais descritos abaixo.

  • Manchas que coçam, descamam ou sangram;
  • Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;
  • Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.

O câncer de pele atinge cerca de 185 mil novos casos todos os anos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e é mais frequente em pessoas com o tom de pele e olhos claros.

Evitar a exposição prolongada ao sol, procurar lugares com sombra, usar proteção adequada como roupas, bonés, óculos escuros e sombrinhas, além de aplicar o protetor solar fator 30 no mínimo, são alguns cuidados que ajudam a prevenir a doença.

Quando diagnosticado precocemente a chance de cura é de mais de 90%, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Por isso, é imprescindível visitar um médico regularmente e ficar atento aos sinais da sua pele.

Responsável Técnica: Dra. Kátia Zanotelli Fassina (CREMERS 23.034)

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu