Blog Bem Panvel

Trombose: conheça as principais causas e os sintomas

Por 
 | 
05/10/2022
2 min. de leitura

A trombose, ou tromboembolismo venoso (TEV), é uma condição caracterizada pela formação de um coágulo que dificulta ou obstrui a passagem de sangue. Pode ser originada nas veias profundas da perna, virilha ou do braço e viaja na circulação, alojando-se nos pulmões, o que pode resultar em embolia pulmonar, uma condição médica perigosa e potencialmente mortal, ou até mesmo em AVC (acidente vascular cerebral).

Causas e fatores de risco

“Hospitalização é um importante fator de risco para o desenvolvimento de tromboembolismo venoso. Pacientes com mobilidade reduzida - devido ao repouso no leito ou recuperação - ou que sofreram trauma nos vasos sanguíneos - devido a cirurgia ou outra lesão grave - são mais propensos a desenvolver coágulos sanguíneos”, explica Dr. Euler Manenti, cardiologista e diretor médico do Hospital Mãe de Deus.

Outros fatores de risco para a trombose incluem longos períodos de imobilidade, como viagens extensas, repouso e permanecer sentado por muito tempo, por exemplo durante o trabalho. Pacientes em tratamento de câncer também devem ficar atentos: segundo Dr. Manenti, estes têm risco quatro vezes maior do que a população em geral de desenvolver coágulos sanguíneos graves.

Além disso, Dr. Manenti completa que “história pessoal ou familiar de coágulos sanguíneos, acidente vascular cerebral recente, trauma, uso de medicação à base de estrogênio (por exemplo, contraceptivos orais ou terapia de reposição hormonal), obesidade, gravidez ou nascimento recente, consumo de álcool e tabagismo também são fatores de risco e que acendem o alerta para trombose”.

Sintomas:

A trombose pode ser assintomática ou apresentar sintomas como:

- Dor ou sensibilidade, muitas vezes começando na panturrilha

- Inchaço, incluindo o pé ou tornozelo

- Vermelhidão ou descoloração perceptível

Também existem sintomas mais específicos que aparecem quando há embolia pulmonar:

- Falta de ar inexplicável

- Respiração rápida

- Dor no peito (que pode piorar ao respirar de forma profunda)

- Frequência cardíaca acelerada

- Tontura ou desmaio

Prevenção

A trombose pode ser prevenida com cuidado geral da saúde, ou seja, alimentação equilibrada, exercícios físicos, evitar o tabagismo e álcool, controlar o peso e estar atento a doenças como diabetes e hipertensão. Aqueles que já possuem histórico familiar devem realizar acompanhamento com seu médico.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu