Blog Bem Panvel

Conheça hábitos saudáveis para se inspirar e começar 2023 com uma nova perspectiva

Por 
 | 
14/12/2022
4 min. de leitura

O fim do ano se aproxima e traz, junto a compromissos e celebrações, o convite para avaliar as conquistas dos últimos meses. Quais objetivos foram cumpridos e quais ficaram pendentes?

Quem já deu início a essa autoavaliação pode identificar, também, hábitos a serem deixados para trás junto com o ano, assim como os que proporcionaram bem-estar e realização e merecem ser repetidos. Afinal, os hábitos saudáveis são uma das bases para uma boa saúde mental. Por falar nisso, como esteve a sua em 2022? Que tal colocá-la como prioridade no ano que começa?

Desfrutar de saúde mental é ter qualidade de vida cognitiva e emocional para realizar as atividades do dia a dia de forma produtiva e com satisfação. É estar bem consigo mesmo, sendo capaz de interagir com os amigos, trabalhar e ter uma vida social ativa.

E já que estamos falando de hábitos saudáveis: eles estão completamente relacionados à saúde mental. É por isso que adotar ou renovar esse tipo de propósito ajuda a manter o equilíbrio emocional - e logo, a ter um ano mais feliz e estável. Por isso, queremos sugerir ações que podem ser incorporadas ao dia a dia para começar o ano como uma nova perspectiva e manter o astral ao longo dos meses. Confira:

Exercitar-se regularmente

A prática regular de atividade física tem infinitos benefícios para a saúde física e mental. O esporte já demonstrou ser um grande aliado para prevenir e combater uma grande variedade de dificuldades mentais, como o estresse, a ansiedade, a depressão e até mesmo a falta de concentração. Pode parecer um desafio distante para quem está sedentário, mas depois que o exercício vira um hábito, transforma-se em um momento de prazer. Para isso, escolha uma atividade que seja prazerosa: para manter o hábito, é importante desfrutá-lo. Procura motivação para começar? Nesta matéria a gente te conta!

Manter uma alimentação equilibrada

Muito se fala da importância da alimentação equilibrada para a saúde do corpo, mas a verdade é que ela também é benéfica para a nossa saúde mental. O cérebro utiliza boa parte da energia que consumimos por meio da alimentação. Por isso, refeições saudáveis ajudam a manter as conexões neuronais em boas condições e interferem positivamente no nosso estado de ânimo e na concentração. O resultado? Benefícios para o organismo como um todo.

Descansar adequadamente

Para funcionar de maneira saudável, o cérebro precisa se recuperar de todas as atividades e do estresse do dia. Dormir bem é a melhor maneira de alcançar esse descanso e promover uma boa saúde mental. Um sono profundo e de qualidade, com cerca de oito horas de duração, atua na melhora da disposição, do estado de ânimo e da inteligência emocional, além da prevenção da depressão e do aumento da capacidade de concentração. Que tal dormir melhor?

Reservar tempo para você

Para muita gente, os dias têm sido cada vez mais repletos de tarefas e obrigações. Em meio a isso, é importante desenvolver atividades que nos façam sentir felizes e satisfeitos. Dedicar um tempo a nós mesmos é um dos caminhos para desfrutar de boa saúde mental. Sempre que for possível, encontre espaços para o que você gosta, seja ler, desenhar, brincar com seus filhos ou netos. Que tal reservar um tempinho na agenda só para fazer o que você gosta?

Construir relações saudáveis

As relações humanas dão sentido à existência. Estamos em sociedade e os laços com outras pessoas podem ser uma das melhores partes da vida. Por isso, é importante saber qual o tipo de relação que cultivamos, com quem estamos em contato e de quem escolhemos nos manter afastados. Construir uma rede de relações saudáveis gera bem-estar e implica na saúde mental.

Que tal priorizar alguns destes objetivos em 2023? Ao colocá-los em prática, você perceberá como eles se relacionam entre si. A prática de exercícios, por exemplo, ajuda a ter uma boa noite de sono. Conta pra gente: você já colocou em prática algum destes hábitos? Quais foram os resultados?

Referências do conteúdo:

1.         World Health Organization (WHO). Mental health: strengthening our response. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/mental-health-strengthening-our-response.  Acesso em dezembro de 2022.

2.         World Health Organization (WHO). 6 ways to take care of your mental health and well-being this World Mental Health Day. Disponível em: https://www.who.int/westernpacific/about/how-we-work/pacific-support/news/detail/07-10-2021-6-ways-to-take-care-of-your-mental-health-and-well-being-this-world-mental-health-day. Acesso em dezembro de 2022.

3.         Burke J, Dunne PJ. Lifestyle medicine pillars as predictors of psychological flourishing. Front Psychol. 2022 Jul 29;13:963806.

4.         World Health Organization (WHO). World mental health report. Transforming mental health for all. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240049338. Acesso em agosto de 2022.

PP-UNP-BRA-1168

Acesse nosso QR Code e responda nossa pesquisa de conteúdo.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu