Blog Bem Panvel

Férias chegando: viajar com as crianças cria memórias e estreita os laços familiares

Por 
 | 
27/12/2022
4 min. de leitura

Aumentar o álbum de fotografias, conhecer novas paisagens e fortalecer os laços da família. Viajar com as crianças é um acontecimento aguardado pelos pequenos, mas pegar a estrada ou o avião com elas exige cuidados especiais. É preciso organização e precauções para que as férias ocorram com diversão e sem incidentes.

“É legal poder aproveitar o período para estar em família e ter um tempo de qualidade juntos, participando das atividades com as crianças e proporcionando vivências e memórias”, explica a pediatra Antonia Pardo Chagas, do Recanto Canguru.

Entre as dicas da médica está aproveitar as férias com crianças para oferecer aos pequenos oportunidades diferentes das que eles têm acesso na rotina. Novas brincadeiras, passeios e atividades diferentes são bem-vindos na programação. Aliar a saúde e o desenvolvimento também é importante. Mesmo longe de casa, o ideal é manter uma rotina de sono e de alimentação.

Neste quesito, a nutricionista materno infantil Bianca Cazarotto explica que o foco é manter as crianças hidratadas e bem nutridas. “Priorizar as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) é importante. Não dá para pular o almoço todos os dias em que se está na praia, por exemplo, ou substituí-lo pelas frituras dos quiosques, sem que o corpo delas seja prejudicado”, afirma.

Veja as dicas para que as férias da família sejam ainda mais inesquecíveis:

Marque uma consulta antes de sair de viagem

As férias já estão agendadas? Que tal marcar também uma consulta com o pediatra das crianças na semana anterior da viagem? Assim, é possível tirar dúvidas e anotar orientações para o período de descanso. Também é importante que as crianças estejam com a caderneta de vacinação em dia. Repelente infantil e eventuais medicamentos para dor e febre que tenham sido prescritos pelo médico devem fazer parte da bagagem.

Escolha um destino amigável para as crianças

Para quem ainda se sente inseguro em fazer a primeira viagem com bebês ou crianças pequenas, a dica é começar por um destino próximo, que exija menos deslocamento. Procure cidades, condomínios ou hotéis que tenham um ritmo tranquilo e ofereçam atividades e atrações para toda a família.

Vai passar as férias em casa? Programe passeios diferentes

Mesmo quem não vai sair da cidade durante as férias pode programar atividades para estar junto das crianças, fazendo-as afastar-se do celular e da  TV. O momento é de enriquecer a curiosidade dos pequenos com experiências e paisagens novas. Mesmo quem não vai sair de casa no verão pode explorar novos lugares da cidade, passar o dia fora, curtir o condomínio e fazer programas juntos.

Fique atento à segurança

Os cuidados com a segurança em viagens com crianças começam ao sair de casa, com a cadeirinha apropriada, no caso das viagens de carro. Ao chegar ao destino, verifique se a casa tem piscinas descobertas, escadas, janelas sem grades (especialmente no caso de edifícios). A dica é mapear locais que merecem a atenção durante as férias para evitar pequenos acidentes. Depois, ficar atento a eles.

Programe atividades em família

Aproveitar o tempo juntos é o objetivo das férias com crianças. Atividades compartilhadas, como ir à praia, jogar futebol ou frescobol, tomar um sorvete ou fazer uma trilha enriquece a relação familiar e fomenta o vínculo afetivo entre pais, filhos, primos, sobrinhos, tios e avós. Por isso, planeje atividades que sejam compartilhadas por toda a família.

Organize lanches saudáveis

Além das refeições principais, a nutricionista Bianca recomenda ter sempre à mão frutas lavadas e picadas, snacks de batata doce ou mandioquinha assados, biscoitos de polvilho, pipoca de panela, milho cozido na espiga, ovos cozidos, tomatinho cereja e outros legumes cozidos para compor o lanche, além de muita água. Utilize bolsas térmicas para transportar os alimentos. “As bolsas de gel, usadas para contusões, podem ser congeladas e utilizadas para ajudar a manter a temperatura adequada dos alimentos’.

Flexibilize a alimentação

Comer saudável não quer dizer que todo o dia a alimentação será impecável. “No verão, o desejo por sorvetes e picolés aumenta, e podemos ser mais flexíveis. Escolher opções sem gorduras trans ou fazer sorvetes caseiros com a ajuda da gurizada é sempre uma boa opção. É possível usar frutas congeladas e iogurte natural para compor receitas saudáveis. Os picolés podem ser feitos de melancia, suco de uva integral, manga com morango ou frutas variadas picadas com água de coco”, sugere a nutricionista Bianca. Nutricionistas materno infantis podem ajudar a construir um cardápio que seja mais saudável para a rotina das crianças neste período.

Cuide da pele das crianças

As crianças adoram ir à praia e aproveitar os dias quentes brincando na beira do mar. No entanto, para ir despreocupado apreciar os momentos ensolarados, os pais precisam ter um cuidado extra na hora de proteger seus filhos contra os riscos da exposição solar. Leia a nossa matéria com os cuidados especiais para os dias de sol.

Anotou as dicas? Agora é só colocar as práticas para viver dias incríveis em família. Boas férias!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu