Blog Bem Panvel

Uso racional de medicamentos: 10 dicas para colocar em prática

Por 
 | 
05/05/2022
2 min. de leitura

Os medicamentos salvam vidas, mas é a maneira correta como eles são utilizados que vai determinar se o tratamento será efetivo e seguro. Respeitar as doses adequadas, os horários e a duração do tratamento são requisitos fundamentais quando falamos em fazer o uso racional de medicamentos.

Como você conserva e cuida dos seus medicamentos? Sabia que há locais específicos para fazer o descarte adequado? A gente pode até achar que isso não é assunto nosso - mas, na prática, a maioria das pessoas já guardou medicamentos fora do prazo de validade ou manteve uma "farmacinha caseira" em locais inseguros que podem ser acessados por crianças, expondo-as ao risco de intoxicação. 

O uso racional de medicamentos é importante para a sua saúde e da sua família. Veja 10 dicas para colocar em prática:

  1. Evite tomar medicamentos por conta própria ou sem indicação de um profissional de saúde.
  2. Tire todas as dúvidas sobre o uso do medicamento com o médico ou farmacêutico antes de dar início ao tratamento.
  3. Observe, na embalagem, a validade do medicamento antes de adquiri-lo. Não use medicamentos com prazo de validade vencido, eles podem não fazer efeito ou até mesmo prejudicar a sua saúde
  4. Informe ao médico sobre problemas que você já teve por causa de um medicamento (dor de cabeça, enjoo, tontura, manchas na pele, tosse etc.)
  5. O tratamento acabou e sobraram medicamentos? Descarte-os. Eles podem causar intoxicação a outras pessoas que encontrarem a "farmacinha", especialmente crianças.
  6. Use os medicamentos na dose prescrita, nos horários corretos, pelo tempo indicado e da forma adequada.
  7. Caso suspeite de reações adversas ou se sinta mal, procure auxílio de um médico, farmacêutico ou equipe de saúde.
  8. Guarde os medicamentos em coletores próprios e fora do alcance das crianças.
  9. Evite tomar seu medicamento quando você estiver deitado. Tome-o com um copo cheio de água (aproximadamente 200 ml), e nunca com refrigerante, chá, café ou bebidas quentes. Lembre-se que nem todo medicamento pode ser tomado com leite, sucos de frutas ou mesmo com alimentos.
  10. Descarte os medicamentos em coletores próprios: consulte as lojas da Panvel participantes do Programa Destino Certo.

Anotou tudo? Se ainda ficou com alguma dúvida, consulte a cartilha do Ministério da Saúde ou consulte seu médico ou farmacêutico.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu