Blog Bem Panvel

Vitamina C Panvel

Por 
 | 
23/02/2022
5 min. de leitura

Saiba como e porque cuidar da imunidade

Cuidar da imunidade é algo que deveria ser prioridade para todos os seres humanos, no entanto, por muitas vezes é deixado de lado, seja por falta de tempo, esquecimento ou até mesmo negligência dos principais cuidados com a saúde.

Em tempos de pandemia de coronavírus, influenza, gripes e resfriados sazonais, ter uma boa imunidade é essencial para que o corpo fique menos vulnerável a essas e outras doenças. É importante ressaltar que o cuidado com a imunidade deve ser algo contínuo, não somente no período em que a pessoa está doente.

Para que isso seja possível, é necessário manter o corpo sempre com a quantidade adequada de nutrientes e outras substâncias que garantem que o sistema imunológico esteja funcionando de forma correta.

No post de hoje iremos dar dicas de como cuidar da imunidade para que essa permaneça alta, além de explicar melhor o que de fato é a imunidade. Também daremos dicas de Produtos Panvel que são benéficos para o sistema imunológico. Confira!

O que é imunidade corporal?

O sistema imunológico, que compõe a imunidade, é um sistema complexo que envolve muitas células, tecidos, moléculas e órgãos que quando trabalham em conjunto protegem o corpo de substâncias estranhas, como por exemplo vírus, bactérias e fungos, que afetam negativamente a saúde.

É válido saber que existem diferentes tipos de imunidade, sendo elas inata, adaptativa, ativa e passiva. Confira mais no tópico abaixo.

Tipos de imunidade

A imunidade inata é a que já nasce com o ser humano protegendo seu organismo. Sua resposta contra uma substância invasora é rápida e é composta por barreiras físicas, químicas e biológicas, como pele, membranas e secreções.

Já a adaptativa é adquirida durante a vida do ser humano e sua resposta é mais lenta, no entanto, essa é mais específica a cada tipo de invasor. Esse tipo de imunidade conta ainda com suas subdivisões, a humoral e celular. A humoral acontece quando o próprio organismo produz anticorpos e a celular ocorre quando células atuam garantindo a destruição de uma célula infectada.

A imunidade ativa pode ser natural ou artificial. A natural acontece quando o corpo sofre alguma infecção e anticorpos são criados pelo próprio organismo. Já a artificial é feita através da injeção de anticorpos no corpo, acontece pelas vacinas.

Por último, a passiva é quando o indivíduo recebe anticorpos antes mesmo de ser infectado pelo vírus ou bactéria. Pode ser feita de forma natural, quando por exemplo a mãe passa para o anticorpo para o embrião, ou artificial, através de soros e vacinas.

Como saber se a imunidade está alta ou baixa

Quando o termo “imunidade baixa” é usado, significa que o sistema imunológico está fragilizado, consequentemente, deixando a pessoa mais suscetível a doenças e infecções.

O corpo costuma dar sinais de que a imunidade está baixa. Ficar constantemente doente, sentir febres e calafrios, ter vômitos e diarreia, sentir cansaço excessivo e ter muitas infecções são sinais de que a imunidade está baixa, precisando urgente de atenção para repor os nutrientes necessários para uma boa barreira de proteção para o sistema imunológico.

Como cuidar da imunidade para deixá-la alta

Para manter a imunidade alta é preciso seguir uma série de hábitos saudáveis que vão desde exercícios físicos, alimentação adequada e sono regulado. Agora que já ficou claro o que é a imunidade, seus tipos e porque é importante tomar cuidado para imunidade não abaixar, daremos dicas de como mantê-la alta.

  • Alimentação saudávehttps://blog.panvel.com/dicas-de-saude/coma-bem-dicas-de-alimentacao-saudavel/l: evite ao máximo produtos industrializados, produtos gordurosos e com muito açúcar impactam negativamente o fortalecimento da imunidade, por isso, dê preferência a alimentos naturais, como frutas, legumes, verduras e carnes magras;
  • Hidratação: a hidratação é fundamental para o corpo humano, ajuda a manter a temperatura corporal e a fazer o organismo funcionar corretamente, também é uma ótima aliada para uma imunidade alta;
  • Tome sol todos os dias: o Sol é a principal fonte de vitamina D, responsável por fortalecer os ossos e aumentar as defesas do sistema imunológico. Mas lembre-se de passar protetor solar e evitar as horas de sol intenso;
  • Exercícios físicos: exercícios físicos são ótimos para a saúde física e mental, além de reduzir o estresse e aumentar a produção de anticorpos;
  • Sono regulado: dormir pouco e dormir mal comprometem de forma negativa o sistema imunológico, o sono irregular aumenta o estresse que, consequentemente, atrapalha a produção de anticorpos.

Vitaminas ajudam no cuidado com a imunidade?

Como falado anteriormente, para que o sistema imunológico funcione corretamente é necessário uma série de nutrientes e outras substâncias. Os nutrientes podem ser adquiridos pelas vitaminas encontradas em alimentos.

Mas, para quem tem uma vida corrida e não consegue manter uma alimentação saudável, existem as opções de vitaminas em suplementos e comprimidos. A vitamina C é uma das mais consumidas, principalmente em casos de gripes e resfriados comuns.

A linha Panvel Vita conta com vitamina C efervescente em sua versão comum e na versão tripla ação, além da versão em comprimido para uso adulto. Pensando nas crianças, a Panvel Vita desenvolveu a vitamina C em gomas.

Vitaminas da linha Panvel Vita

A linha Vita da Panvel ainda conta com diversas outras vitaminas que trazem benefícios para as mais variadas partes do corpo e do organismo. Confira algumas:

  • Cálcio Citrato Malado + MDK: suplemento vitamínico e mineral indicado para fortalecer ossos e os músculos do corpo;
  • Polivitamínico Homem: auxilia no metabolismo energético e no sistema imunológico, desenvolvido com base nas necessidades nutricionais masculinas, específicas para indivíduos com 19 anos ou mais;
  • Polivitamínico Mulher: complementa a ingestão de vitaminas e minerais para a saúde e o bem-estar das mulheres, além de auxiliar na formação de colágeno;
  • Vitamina D: auxilia na formação de ossos e dentes, na absorção de cálcio e fósforo e no funcionamento muscular;
  • Imune Tripla Ação: suplemento alimentar que contém uma combinação de nutrientes para auxiliar no funcionamento do sistema imunológico;
  • Polivitamínico A Z: ajuda no sistema imunológico, é antioxidante e renova a energia do corpo.

A Panvel ainda conta com muito mais vitaminas que você pode encontrar no site, aplicativo ou nas lojas físicas!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

menu