Blog Bem Panvel

Exercícios físicos e problemas crônicos: tudo o que você precisa saber

Por 
 | 
12/08/2022
4 min. de leitura

A prática de exercícios físicos traz inúmeros benefícios para a saúde do organismo, ajudando a diminuir os riscos para inúmeras doenças, além de aumentar a sensação de bem-estar. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de cinco milhões de mortes ao ano poderiam ser evitadas se a população em todo o mundo fosse mais ativa.

O sedentarismo, associado a péssimos hábitos alimentares, está entre os principais fatores que contribuem para o crescente número de pessoas acometidas por doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias. A OMS aponta que as doenças crônicas não transmissíveis agora constituem sete das 10 principais causas de morte no mundo

De acordo com o profissional de Educação Física e coach fitness da hygia, Douglas Marcolino, a prática de exercícios físicos é uma das principais ferramentas terapêuticas e fundamentais para a promoção de saúde, sendo o profissional de Educação Física o responsável por sua ampla disseminação.

A medida, no entanto, para obter resultados positivos, deve ser realizada com certa regularidade. A Organização Mundial da Saúde recomenda que uma pessoa adulta deve realizar pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana, incluindo aquelas com doenças crônicas ou incapacidade, e de 75 a 150 minutos por semana para atividades físicas de nível intenso.

“A prática regular de exercícios físicos é fortemente indicada para o controle dos níveis de colesterol, triglicérides e para a prevenção de doenças crônicas. Os médicos, inclusive, indicam a prática de exercícios físicos, pois ajuda o paciente a diminuir o consumo de remédios e em muitos casos parar de consumir”.

Benefícios

De acordo com o professor, exercício físico é um dos principais meios de desenvolvimento do ser humano que contribui fortemente a saúde mental e física, além de outros benefícios como:

  • potencializa capacidades físicas como força, flexibilidade, velocidade, potência e coordenação motora
  • garante o aumento da oxigenação do cérebro, geram novas conexões neurais, melhoram as funções cerebrais;
  • fortalece os ossos e os músculos e proporciona maior alongamento dos movimentos;
  • controla a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue;
  • acelera o metabolismo, favorecendo a perda ou a manutenção de peso.

Quais exercícios físicos para quem tem doenças crônicas e respiratórias?

Para quem deseja incluir na rotina a prática de exercícios, sobretudo pessoas que possuem algum tipo de condição crônica, o mais indicado é buscar orientação médica, que deve liberar ou não a prática de determinadas atividades. Além disso, é necessário que qualquer exercício realizado seja conduzido por um profissional de Educação Física.

“O exercício físico não é apenas benéfico para manter o IMC [Índice de Massa Corporal] regular ou ganhar massa muscular, ele também melhora a resistência, aumenta força, diminui as dores e contribui no bem-estar de pessoas que se tornaram vítimas de comorbidades crônicas. Existem alguns cuidados para treinamento físico para pessoas com doenças crônicas, a periodização de treino deve ser especificamente individualizado acompanhando de perto o histórico de saúde e avaliando capacidades físicas por meio de testes”, ressalta Marcolino.

Geralmente, o planejamento das atividades requer um treino de força e aeróbico, considerando as atividades cotidianas do paciente. O profissional explica que cada patologia tem seu tratamento específico e o exercício atua de forma diferente no organismo, como:

Diabetes: os exercícios físicos diminui a gordura corporal e ajudam a prevenir e controlar a doença.

Doenças cardiovasculares: diminui a tensão arterial e o colesterol, aumenta a capacidade de absorver e utilizar o oxigênio, além de poder reduzir os sintomas de insuficiência cardíaca congestiva.

Doenças respiratórias: melhora a circulação do oxigênio, contribuindo para uma respiração mais fácil e fortalecimento da musculatura do diafragma.

“O profissional de educação física será o pilar principal para desenvolver a periodização de treino para melhoria dessas complicações”, destaca.

Para quem possui doenças respiratórias, Marcolino alerta que alguns cuidados devem ser tomados para não ocasionar nenhum acidente. “O método mais eficaz para melhorar a capacidade respiratória é por meio de atividades de alta intensidade, que estimulam a musculatura pulmonar e de outras estruturas do aparelho respiratório. De modo geral, os exercícios físicos aeróbicos são os mais indicados, como corrida, natação e ciclismo”.

Qualidade de vida

Nem sempre pode ser fácil iniciar uma vida ativa e cultivar bons hábitos de vida. No entanto, dar o primeiro passo é fundamental, para quem deseja ter uma vida mais longeva e com qualidade de vida. Por isso, Marcolino indica realizar atividades que sejam prazerosas para você, podendo ser uma caminhada, corrida, ciclismo, musculação, pilates, yoga, entre outras. Dessa forma, você conseguirá implementar no seu dia a dia a prática de exercício até se tornar algo rotineiro.

E não esqueça: manter a qualidade do sono, uma alimentação saudável e balanceada e o corpo sempre hidratado, também são medidas essenciais para a saúde.

Fonte: hygia saúde

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

menu