Blog Bem Panvel

Confira como a relação entre a saúde mental e a saúde cardiovascular

Por 
 | 
16/09/2022
6 min. de leitura

Nas últimas semanas, campanhas e informações sobre a importância do cuidado com a saúde mental provavelmente apareceram com frequência na tela do seu celular ou computador.

Ao mesmo tempo em que o Setembro Amarelo nos lembra da importância de trazer o assunto à tona, cada vez mais estudos têm endossado o que muita gente já sentia na prática: o impacto do Covid-19 foi muito além do vírus em si. Ao redor do mundo, o período de pandemia impactou a saúde mental de milhares de pessoas - e é possível que algumas delas estejam próximas a você.

O Relatório Global sobre Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em junho, indicou um aumento de 25% nos casos de depressão e de ansiedade no primeiro ano após o surgimento do novo coronavírus, assim como alertou sobre a importância de os governos fazerem investimentos mais altos para aumentar o bem-estar e a qualidade de vida da população.

Já explicamos, aqui no blog, que a saúde mental é o estado de bem-estar no qual somos capazes de usar nossas próprias habilidades, recuperar-nos do estresse rotineiro, ser produtivos e contribuir com nossa comunidade. Por isso, ao enfrentar problemas neste campo, sofremos uma queda na qualidade de vida cognitiva e emocional, o que torna mais difícil realizar as atividades do dia a dia de maneira produtiva e satisfatória.

Saúde mental impacta a saúde do coração

Mas as consequências não param por aí. Os sintomas da depressão e ansiedade - para mencionar dois dos problemas de saúde mental mais recorrentes - estão diretamente relacionados à redução de hábitos saudáveis. Isso ocorre porque as pessoas que enfrentam essas condições tendem a reduzir a prática de atividade física e o consumo de verduras ao mesmo tempo em que potencializam hábitos nocivos como o tabagismo, aumentando os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas como as cardiovasculares. Essa foi uma das conclusões do levantamento Covitel, da Vital Strategies e da Universidade Federal de Pelotas, que entrevistou 9 mil brasileiros para retratar o impacto da pandemia nos fatores de risco para as doenças crônicas não transmissíveis.

Você já conhecia essa relação próxima entre a saúde mental e a saúde cardiovascular? O estresse psicológico crônico foi identificado como um fator que impacta a saúde do seu coração tanto quanto os fatores de risco cardíaco tradicionais, como pressão alta, colesterol elevado, diabetes, sedentarismo, obesidade e tabagismo. O apontamento é de estudos recentes como o relatório do Jornal da Associação Médica Americana (JAMA), publicado em novembro.

A importância do fator econômico

A situação pode ser ainda pior para quem enfrenta dificuldades para pagar as contas - uma realidade enfrentada pelos brasileiros que vivenciam o desemprego ou sofrem os efeitos da crise econômica. Uma pesquisa da International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR) revelou que a incerteza financeira é o principal motivo de preocupação para 78% dos brasileiros. 

Para essa parcela da população, a ansiedade e a depressão tendem a estar associadas a um maior risco de desenvolvimento para doenças cardiovasculares, além do enfraquecimento do sistema imunológico, vital no combate a infecções. Isso ocorre porque a preocupação gerada pela incerteza financeira cria um estado de alerta constante - uma liberação contínua de hormônios provocada pelo quadro de estresse crônico, desequilíbrio que favorece as doenças cardiovasculares.

Cuidar da saúde integral

Então, você já parou para pensar que ao cuidar da saúde mental você está cuidando também da saúde do seu coração, preservando o sistema imune e diminuindo fatores de risco para outras doenças?

Reduzir os impactos do estresse crônico no corpo e na mente e diminuir os riscos de doenças vasculares pode começar com duas estratégias:

  • Prática de exercícios físicos: realizar atividades físicas regularmente atua na redução nos níveis de ansiedade e estresse, proporcionam mais energia para as atividades do dia a dia, impactando positivamente sobre a autoestima. O ideal é praticar no mínimo 150 minutos de atividade aeróbica por semana.
  • Adotar uma dieta saudável: montar um cardápio com mais variedade de verduras, legumes, frutas, cereais integrais, carnes magras e derivados de leite desnatado é uma boa opção de alimentação saudável que reduz os fatores de risco para doenças cardíacas.


Para quem está lutando para colocar a vida financeira em dia, controlar a ansiedade pode ser um desafio adicional. São casos em que uma boa noite de sono é ainda mais importante, já que levar os problemas para a cama costuma resultar em noites mal dormidas que aumentam o risco de doenças cardiovasculares e tendem a gerar uma sensação de cansaço que dificulta a produtividade no trabalho e a pensar na situação de forma prática e racional.

Ainda que seja difícil, conversar sobre a situação com a família (para diminuir os gastos) e com especialistas (para encontrar alternativas) podem ajudar a vislumbrar a solução. Se possível, sem deixar a saúde mental em segundo plano: ela pode fazer toda a diferença na hora de pensar racionalmente e planejar a resolução dos problemas. Lembre-se também que você pode contar com ajuda especializada. Sintomas como pensamentos autodepreciativos, taquicardia e dores no peito são alguns dos indicativos de que você precisa procurar ajuda médica.

Referências:

  1. Setembro Amarelo. A campanha Setembro Amarelo® salva vidas! Disponível em: https://www.setembroamarelo.com/. Acesso em setembro de 2022.
  2. World Health Organization (WHO). World mental health report. Transforming mental health for all. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240049338. Acesso em setembro de 2022.
  3. World Health Organization (WHO). Mental health: strengthening our response. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/mental-health-strengthening-our-response. Acesso em setembro de 2022.
  4. Vital Strategies. Covitel – Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia. Disponível em: https://www.vitalstrategies.org/resources/covitel-inquerito-telefonico-de-fatores-de-risco-para-doencas-cronicas-nao-transmissiveis-em-tempos-de-pandemia/. Acesso em setembro de 2022.
  5. Vaccarino V, Almuwaqqat Z, Kim JH, Hammadah M, Shah AJ, Ko YA, et al. Association of Mental Stress-Induced Myocardial Ischemia With Cardiovascular Events in Patients With Coronary Heart Disease. JAMA. 2021 Nov 9;326(18):1818-28. https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2785948
  6. Arnett DK, Blumenthal RS, Albert MA, Buroker AB, Goldberger ZD, Hahn EJ, et al. 2019 ACC/AHA Guideline on the Primary Prevention of Cardiovascular Disease: Executive Summary: A Report of the American College of Cardiology/American Heart Association Task Force on Clinical Practice Guidelines. J Am Coll Cardiol. 2019 Sep 10;74(10):1376-414. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7734661/
  7. Yoneshigue B. Estudos mostram como as dívidas impactam na saúde cardiovascular e mental; entenda. O Globo. Disponível em: https://oglobo.globo.com/saude/bem-estar/noticia/2022/07/estudos-mostram-como-as-dividas-impactam-na-saude-cardiovascular-e-mental-entenda.ghtml. Acesso em setembro de 2022.
  8. Ryu S, Fan L. The Relationship Between Financial Worries and Psychological Distress Among U.S. Adults. J Fam Econ Issues. 2022 Feb 1:1-18. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35125855/
  9. Hall M, Buysse DJ, Nofzinger EA, Reynolds CF 3rd, Thompson W, Mazumdar S, et al. Financial strain is a significant correlate of sleep continuity disturbances in late-life. Biol Psychol. 2008 Feb;77(2):217-22. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18055094/

PP-UNP-BRA-0661

Acesse nosso QR Code e responda nossa pesquisa de conteúdo.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

2 comments on “Confira como a relação entre a saúde mental e a saúde cardiovascular”

    1. Olá, María! Conta com a gente, sempre que precisar!
      Fique de olho no blog, estamos sempre com novidades! 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu