Blog Bem Panvel

Confira 10 receitas caseiras para dor de garganta

Por 
 | 
13/09/2022
6 min. de leitura

A inflamação da garganta é um problema comum que causa grandes incômodos como dor, dificuldade ao engolir, coceira e irritação. Existem algumas receitas caseiras que, quando aliadas ao tratamento adequado, podem ajudar no alívio desses sintomas.

O chá para dor de garganta é um tratamento caseiro muito utilizado, que pode ser preparado com diversos ingredientes com ação anti-inflamatória, analgésica e muito mais. Separamos algumas dicas para aliviar a sua dor de garganta ao longo do texto. Continue lendo para conferir!

O que é bom para aliviar a dor de garganta?

O primeiro passo para aliviar a dor de garganta é descobrir a sua causa. Por isso, o chá para dor de garganta ou remédio caseiro não deve substituir a consulta com um médico e um  tratamento adequado. O caso merece ainda mais atenção quando a dor de garganta está associada a outros sintomas como febre, tosse, dor de cabeça, dor no corpo, entre outros.

Como fazer um chá para dor de garganta?

Alguns chás e remédios caseiros ajudam a aliviar os sintomas da garganta inflamada, como a dor e dificuldade para engolir. É importante também manter uma alimentação saudável e hidratação, ingerindo bastante água ao longo do dia. O chá para dor de garganta deve ser usado para complementar o tratamento indicado pelo seu médico.

Alguns dos chás e tratamentos caseiros mais usados para o alívio de sintomas são:

1. Gargarejo de água morna e sal

O gargarejo com água morna e sal é uma receita caseira para dor de garganta muito antiga, que você provavelmente já deve ter ouvido falar. A água morna promove a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação e o aumento das células de defesa do organismo.

O catarro é atraído pelo sódio, diminuindo assim o seu acúmulo e aliviando os sintomas da inflamação. Além disso, a solução tem efeito antisséptico. Para preparar o remédio caseiro para dor de garganta é muito simples, basta adicionar ½ colher (chá) de sal em ½ copo de água morna e fazer o gargarejo.

2. Chá de gengibre

O gengibre é uma raiz rica em nutrientes e que tem diversas vantagens para o nosso organismo. Seu principal ativo é chamado de gingerol, que tem ação anti-inflamatória, antioxidante e termogênica. Segue o passo a passo para preparar o chá para dor de garganta com gengibre:

  • Fatie o gengibre em rodelas bem finas;
  • Leve ao fogo 600 ml de água;
  • Assim que começar a ferver, desligue o fogo e adicione o gengibre fatiado;
  • Feche o recipiente e deixe em infusão por 5 minutos;
  • Sirva em seguida.

3. Gargarejo de casca de romã

O chá de romã é rico em antioxidantes flavonoides, que combatem os radicais livres. Quando em excesso no nosso corpo, os radicais livres podem ser responsáveis pelo aparecimentos de doenças degenerativas e o envelhecimento precoce.

Além disso, o chá de romã é muito utilizado para fortalecer o sistema imunológico e melhorar incômodos que a dor de garganta causa. Para fazer a receita caseira para dor de garganta com casca de romã:

  • Leve ao fogo 500 ml de água;
  • Adicione 2 colheres (sopa) de casca de romã;
  • Deixe por 5 minutos assim que levantar fervura;
  • Desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe por mais 5 minutos;
  • Depois é só coar, verificar se a temperatura está agradável e fazer o gargarejo!

4. Chá de maçã com canela

Uma bebida saborosa e muito benéfica para a saúde, o chá de maçã é rico em fibras e polifenóis, que são micronutrientes que atuam como antioxidantes. A fruta também ajuda no fortalecimento do nosso sistema imunológico, protegendo de infecções virais e bacterianas.

A maçã é conhecida por sua função adstringente, que auxilia na "limpeza" da garganta e melhora a ressonância da voz. Se estiver com rouquidão e dor de garganta, você pode comer a fruta e também preparar um delicioso chá, já que bebidas quentes melhoram a sensação de dor.

Para deixar o chá para dor de garganta ainda mais saboroso, adicionar a canela é uma ótima opção. Veja abaixo:

  • Com as maçãs limpas e secas, corte-as e retire o miolo;
  • Leve ao fogo as maçãs cortadas em uma panela e acrescente canela em pau;
  • Adicione 1 litro de água e deixe até a água levantar fervura;
  • Deixe em fogo baixo até o líquido reduzir pela metade;
  • Desligue o fogo e coe o líquido;
  • Sirva em seguida.

5. Chá de hortelã

O chá de hortelã é uma bebida muito usada para fins terapêuticos, por causa de sua ação antioxidante, analgésica e anti-inflamatória. Ele também ajuda a melhorar problemas digestivos, dores de cabeça e cólicas menstruais. Todos esses seus benefícios podem ajudar no alívio dos sintomas de dor garganta.

É importante ressaltar que o hortelã não é indicado para mulheres grávidas, que estejam amamentando, pessoas com hérnia de hiato, refluxo gástrico e crianças menores de 5 anos. Caso tenha algum problema de saúde, consulte sempre o seu médico antes de consumir qualquer chá para fim medicinal.

Para preparar o seu chá de hortelã, leve ao fogo 1 xícara (chá) de água. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e adicione algumas folhas frescas de hortelã. Abafe e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Depois, basta coar e servir.

6. Chá de limão com mel

O chá para dor de garganta de limão com mel é um dos mais usados para o alívio de sintomas. O mel tem propriedade antisséptica, antioxidante, expectorante e pode atuar acalmando as vias respiratórias. Já o limão, é rico em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e também tem propriedade antioxidante.

Para preparar essa receita caseira para dor de garganta:

  • Leve ao fogo 1 xícara (chá) de água
  • Assim que levantar fervura, desligue o fogo e adicione o suco de 1 limão, 1 colher (chá) de mel e tampe o recipiente.
  • Aguarde cerca de 3 minutos e sirva em seguida.

7. Chá de gengibre, limão e mel

O chá de gengibre, limão e mel é a união de todos os benefícios desses alimentos que citamos anteriormente. Muito saboroso e nutritivo, esse é um chá para dor de garganta que ajuda a aliviar a dor e desconfortos. Confira abaixo como preparar:

  • Em uma panela, adicione 1 colher (sopa) de gengibre ralado, 2 colheres (sopa) de mel, 2 fatia de limão e aqueça por aproximadamente 2 minutos.
  • Acrescente 500 ml de água e ferva por 5 minutos.
  • Coe o chá e sirva.

8. Chá de alho

Os benefícios do alho vão muito além de temperar e deixar a comida mais saborosa. Ele tem ação antibacteriana, ajuda na diminuição do colesterol e regula a pressão arterial. A alicina é a substância responsável por esses benefícios e pelo aroma marcante do alho quando amassado.

Para aproveitar todas essas vantagens, a melhor forma de se comer o alho é quando ele está cru. Sabemos o quanto isso pode ser difícil para algumas pessoas, já que o seu sabor não agrada todos os paladares. Por isso, o chá de alho pode facilitar nesse momento.

A melhor preparação do chá para não perder a substância alicina é:

  • Fatie 3 dentes de alho e adicione em uma xícara de chá;
  • Acrescente 250 ml de água quente por cima e deixe em infusão por aproximadamente 10 minutos.

9. Chá de camomila

A camomila é uma planta medicinal utilizada para aliviar o estresse, insônia e ansiedade, por causa do seu efeito calmante. Por conta disso, o chá de camomila causa uma sensação de conforto e acalma os sintomas da dor de garganta. A sua preparação é bem simples:

  • Adicione 250 ml de água quente em 1 colher (chá) de flores secas da camomila;
  • Tampe e deixe descansar por aproximadamente 5 minutos;
  • Coe e sirva.

10. Chá de noz-moscada

A noz-moscada tem propriedade antibacteriana, ansiolítica, afrodisíaca, aumenta a imunidade e alivia cólica menstrual e intestinal. Mas para preparar o chá de noz moscada, é necessário se atentar à quantidade correta.

O uso em excesso pode causar alucinações e intoxicação. Além disso, mulheres grávidas, que estão amamentando ou crianças menores de 5 anos não devem fazer o uso do chá de noz-moscada.

  • Adicione uma pitada de noz-moscada moída na hora em 200 ml de água fervente;
  • Abafe por 5 minutos, coe e sirva em seguida.

O que pode provocar dor de garganta?

São diversos os fatores que podem causar desconforto na garganta. Os principais sintomas são a vermelhidão do local, inchaço, coceira e dor. Geralmente, o tratamento medicamentoso é feito com analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos. Entre as principais causas da dor de garganta estão:

  • Infecções virais, como gripe, resfriado, amigdalite e COVID-19;
  • Infecções bacterianas;
  • Alergias;
  • Refluxo gastroesofágico
  • Tabagismo;
  • Uso excessivo da voz.

Portanto, o uso do chá para dor de garganta e receitas caseiras podem ser grandes aliados ao tratamento indicado pelo seu médico. Também é importante beber bastante água e manter uma boa alimentação para que o seu sistema imunológico funcione corretamente.

Essas dicas foram úteis para você? Confira outras dicas sobre saúde e bem-estar no Blog Bem Panvel.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

38 comments on “Confira 10 receitas caseiras para dor de garganta”

    1. Oi, Graça! Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo. Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre com novidades! 💙

    1. Olá, Nanci! Que bom que gostou do nosso conteúdo, ficamos felizes em saber!
      Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre postando novidades! 💙

    1. Oi, Loreni! Que bom que você gostou do nosso conteúdo!
      Estamos sempre nos esforçando para trazer novidades em nosso blog. Continue nos acompanhando! 💙

    1. Oi, Suelen! Que bom que você gostou do nosso conteúdo!
      Estamos sempre trazendo novidades em nosso blog. Continue nos acompanhando! 💙

    1. Olá, Odalmir! Que bom que gostou do nosso conteúdo, ficamos muito felizes em saber!
      Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre com novidades! 😉

    1. Oi, Luciele! Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo.
      Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre com novidades! 💙

    1. Olá, Isabela! Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso conteúdo.
      Estamos sempre trazendo novidades em nosso blog. Continue nos acompanhando! 💙 #FiqueBem

  1. Amo essas dicas ,nos traz muito benefícios !! Agradeço pelo carinho e dedicação, obrigada

    1. Olá, Niedja! Que bom que gostou de nosso conteúdo, estamos sempre buscando trazer novidades por aqui 🤩

      Continue nos acompanhando! 💙 #FiqueBem

    1. Olá, Emyli! Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo, e principalmente de saber que nossas dicas foram úteis para você. 💙

      Continue acompanhando nosso blog para mais novidades, e #FiqueBem! 😍

    1. Oi, Daniel! É muito bom saber que nosso conteúdo foi útil para você. Se você gostou das nossas dicas, continue acompanhando nosso blog, estamos sempre postando novidades por aqui 💙 #FiqueBem

    1. Olá, Rosângela! Que bom que gostou de nosso conteúdo informativo, ficamos felizes em saber!

      Se gostou desse post, continue acompanhando nosso blog, estamos sempre postando novidades por aqui. #FiqueBem 💙

    1. Olá, Nilda! Que bom que gostou de nosso conteúdo, ficamos muito felizes em saber!

      Continue acompanhando nosso blog para mais novidades, e conte com a Panvel que fica tudo bem. 🤗 #FiqueBem

    1. Oi, Sandra! Ficamos muito felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo e que as receitas foram úteis.

      Conte com a Panvel que fica tudo bem. 💙

    1. Olá, Cláudia! Ficamos felizes em saber que gostou do conteúdo do nosso Blog sobre receitas caseiras para dor de garganta.

      Continue nos acompanhando para mais novidades e informações sobre saúde! 💙

    1. Olá, Pedrina! É um prazer saber que você gostou de nosso conteúdo. Estamos sempre postando novidades e informações sobre saúde por aqui, continue nos acompanhando! 💙

    1. Olá! Ficamos felizes em saber que gostou de nosso conteúdo aqui no Blog Panvel. Continue nos acompanhando para mais novidades e informações sobre saúde, e #FiqueBem 💙

  2. conteúdo super útil nesse momento que estamos passando atualmente!!
    muita gente com Dengue, viroses gripais, garganta inflamada (muito calor e de repente muda o clima) e ainda temos casos de Covid 19!! Obrigada!!!

    1. Olá, Cida! Ficamos felizes em saber que gostou de nosso conteúdo aqui no Blog Panvel. Continue nos acompanhando para mais novidades e informações sobre saúde, e #FiqueBem 💙

    1. Olá, Maira! Ficamos felizes em saber que gostou de nosso conteúdo aqui no Blog Panvel. Continue nos acompanhando para mais novidades e informações sobre saúde, e #FiqueBem 💙

  3. exatamente hoje,acordei com muita dor na garganta e tosse,encontrei essas dicas que me ajudará muito.
    tenho a Roma, e o gengibre vou fazer agora mesmo. Deus abençoe.

    1. Olá, Cirene! Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo aqui no Blog Panvel sobre receitas caseiras para dor de garganta. Continue acompanhando nosso blog para mais novidades sobre saúde, beleza e bem-estar!

      Conte com a Panvel que #FicaTudoBem 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

menu