Blog Bem Panvel

Vitaminas Panvel Vita auxiliam na qualidade do sono

Por 
 | 
05/04/2022
4 min. de leitura

Não é segredo para ninguém que a qualidade do sono de cada indivíduo, assim como a quantidade de horas dormidas, impacta diretamente no desempenho diário daquela pessoa. Dormir mal, ou dormir pouco, afeta na produtividade no trabalho, nas relações pessoais, no humor, e o mais preocupante: na saúde.

A média de horas que um ser humano deve dormir, sem interrupções, é de 8 horas. No entanto, essa quantidade de horas pode variar, dependendo da idade da pessoa. Por exemplo:

Adultos devem dormir de 7 a 8 horas por noite, já os adolescentes precisam de cerca de 8 a 10 horas diariamente. Crianças necessitam de 9 a 13 horas de sono e os bebês precisam dormir de 12 a 16 horas por dia. Como você verá nos tópicos abaixo, há alguns hábitos e ações que ajudam a melhorar a qualidade do sono, mas sabemos que nem todos conseguem seguir essas dicas. Por isso, também iremos falar sobre as vitaminas que podem auxiliar nesse processo.

Por que dormir bem é importante para a saúde?

O sono é crucial para que nosso corpo funcione corretamente. É durante o sono que acontece o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Também é durante o sono que energias e proteínas são repostas no nosso organismo.

Ter sono de qualidade boa não significa apenas ter longas horas de sono. A forma como dorme, a agitação noturna, tudo isso faz parte da qualidade do sono. E ter uma boa noite de sono é essencial para uma vida saudável, tanto física quanto mentalmente.

Dormir bem ajuda a manter o peso, evita doenças, reduz o estresse, aumenta a concentração, melhora o humor, entre outra série de benefícios que ajudam a ter uma vida mais leve e saudável.

Riscos causados pela falta de horas dormidas

Além do cansaço físico e mental que a falta de boas horas de sono podem trazer para o ser humano, ainda existe a possibilidade do indivíduo depravado de boa qualidade de sono desenvolver algumas doenças, como:

  • Problemas mentais: problemas com saúde mental estão diretamente relacionados com a falta de sono, principalmente a depressão;
  • Alteração na imunidade: dormir poucas horas por noite aumenta níveis de mediadores inflamatórios, o que deixa a imunidade baixa, aumentando o risco à infecções;
  • Resfriados: esse item é quase um complemento do anterior, visto que com a baixa imunidade, as chances de pegar um resfriado são maiores;
  • Obesidade: aqueles que dormem menos de 6 horas por noite estão mais propensos a desenvolver problemas com peso, como a obesidade;
  • Hipertensão e doenças cardiovasculares: a falta de horas dormidas está associada ao aumento da hipertensão e irregularidade nos batimentos cardíacos;
  • Diabetes: dormir pouco também afeta o controle do açúcar no sangue pela insulina, o que pode ocasionar na diabetes de tipo 2.

Como ter uma boa noite de sono

Existem algumas ações que podemos tomar para tornar as noites de sono mais tranquilas, profundas e melhores. A maioria dessas ações são hábitos que devem ser tomados durante o dia e alguns vícios que devem ser deixados de lado. Confira abaixo algumas dicas para melhorar a qualidade de sono:

  1. Evite alimentos gordurosos, pesados e estimulantes perto do horário de dormir. Evite alimentos com muito açúcar, café, energéticos, entre outros;
  2. Crie e respeite horários fixos para dormir e levantar. Evite ficar na cama em horários que não estejam estipulados para dormir;
  3. Pratique exercícios físicos durante o dia, mas evite os mais pesados perto da hora de dormir. Assim, ao praticar durante o dia, o corpo cansaço irá bater no fim do dia, mas se fizer essas atividades perto da hora de dormir, o corpo ainda estará muito acelerado;
  4. Evite cochilos durante o dia, visto que eles podem desregular o sono à noite;
  5. Pare de mexer com aparelhos eletrônicos pelo menos 1 hora antes de ir dormir, para que o cérebro possa descansar;
  6. Aproveite o sol da manhã. A vitamina D é importante para diversos segmentos do corpo, mas evite tomar sol em horários em que este está mais forte.

Vitaminas que auxiliam numa boa noite de sono

A falta das vitaminas D, B6 e B12 afeta negativamente a qualidade de sono, visto que a vitamina D age em conjunto com os genes relógios do corpo e a melatonina, que funcionam como um “alerta” para o corpo de que está na hora de dormir. Sem a vitamina D, esse aviso fica desregulado.

A vitamina B6 é um componente importante para a produção de serotonina, que ajuda o corpo a relaxar. Sem isso, o relaxamento necessário para um sono profundo e leve fica comprometido.

A vitamina B12, no entanto, é a que nos dá energia para seguir com o dia a dia. Sem a quantidade necessária dessa vitamina, parece que o corpo fica em inércia o tempo todo, o que pode causar muita moleza durante o dia, impedindo um sono de qualidade durante a noite.

A Panvel conta com a linha Panvel Vita, sua linha de vitaminas e suplementos alimentares. Nela, é possível encontrar Polivitamínico com as vitaminas D, B6 e B12 em sua composição, além de muitas outras. E duas formas de melatonina. Sendo a primeira em líquido e a segunda, em comprimidos, garantindo assim, uma melhor qualidade de sono para seus clientes.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

menu