Blog Bem Panvel

Como saber qual o momento certo de começar a fazer terapia?

Por 
 | 
21/12/2022
4 min. de leitura

A terapia é uma ferramenta extremamente necessária não apenas na prevenção e tratamento de transtornos mentais, mas também para a melhora da qualidade de vida das pessoas.

Além disso, é uma ótima forma de aprofundar o autoconhecimento, aprimorar os relacionamentos e ter mais bem-estar no dia a dia.

Como a psicologia ainda é uma ciência muito nova, sofre diversos preconceitos. Por isso, uma boa parcela da sociedade não entende a sua importância e não tem clareza sobre quais momentos indicam que é a hora de começar a fazer terapia.

É sobre isso que falamos neste artigo, boa leitura!

O que é a psicoterapia?

A psicoterapia, também chamada de terapia, nasce da psicologia e tem como objetivo trabalhar, por meio do diálogo, as questões emocionais de uma pessoa. Existem várias abordagens, ou seja, formas de encarar o comportamento humano e cada psicólogo tem uma determinada especialização.

Esse acompanhamento acontece por meio de sessões que, normalmente, são semanais. Além disso, pode ser um processo individual, em casal ou em grupo.

A terapia é válida em vários momentos da vida, pois ajuda a lidar com estresse, transições, inseguranças, luto, ansiedade, relacionamentos interpessoais, entre outras questões.

Juntos, paciente e psicólogo, criam um espaço seguro e confortável no qual é realizado um trabalho por meio da fala e, em alguns casos, com exercícios práticos também.

6 sinais de que é a hora de começar a fazer terapia

A terapia pode ser feita em qualquer momento da vida e é importante reforçar que não há  a necessidade de ter um transtorno mental para vivenciar o processo.

Você pode optar por procurar o auxílio psicológico simplesmente porque deseja potencializar a sua saúde mental.

De qualquer forma, no geral você deve ter clareza sobre quais são as situações mais comuns que sinalizam que algo não vai bem:

1. Sentimento de angústia constante

Caso você se sinta preocupado e angustiado constantemente, este é um sinal preocupante. Nem sempre é possível descobrir as causas do seu sofrimento e cuidar de tudo o que você está vivenciando sozinho.

Nessas horas, a terapia entra como uma grande aliada, capaz de auxiliar no processo de autoconhecimento e manejo das emoções.

2. Momento de transição de vida

Toda mudança, seja na vida pessoal ou profissional, exige bastante emocionalmente. Nesse tipo de momento é normal que você sinta inseguranças e medos e precise de ajuda para lidar com as novidades e o luto pela perda da fase anterior.

Mudar de país, status de relacionamento, emprego ou até mesmo uma gravidez, são exemplos de situações que trazem preocupações, tristezas e incertezas. E para não virar algo muito maior é preciso cuidar com atenção.

3. Perda de uma pessoa próxima

O luto pela morte de um ente querido é um dos momentos mais difíceis que uma pessoa passa ao longo da vida.

Não há fórmula mágica para enfrentar o caos que se instala no seu interior, mas é possível desenvolver formas de lidar com os seus sentimentos com mais tranquilidade.

Nesses momentos, a psicoterapia pode atuar como uma ferramenta eficaz para não se deixar dominar pela raiva, tristeza e angústia.

4. As suas emoções mandam em você

Não é saudável ser refém das suas mudanças de humor. Por mais que seja normal ter algumas oscilações ao longo do dia, o problema é quando as variações são tão extremas que você não consegue viver bem quando elas te atingem.

O fato é que uma pessoa saudável é capaz de mudar de humor, mas, mesmo assim, não permite que tais mudanças estraguem a sua vida. Por outro lado, o sinal de alerta surge quando as variações se tornam impossíveis de controlar.

A terapia, por sua vez, é um processo que ajuda no aumento da autopercepção e no desenvolvimento de habilidades importantes, como a inteligência emocional.

5. Problemas nos relacionamentos

Um dos maiores desafios da vida é aprender a cultivar relacionamentos saudáveis e duradouros, uma tarefa bem difícil para bastante gente.

Conflitos podem nascer em qualquer relação e ser consequência de diversos fatores, como pensamentos diferentes, autoritarismo, problemas de comunicação, entre outros.

Se você estiver enfrentando muitas dificuldades nos seus relacionamentos interpessoais, pode ser a hora de procurar ajuda para evitar rompimentos futuros capazes de gerar bastante tristeza.

6. Não enxerga sentido na sua vida

Em algumas fases da vida é comum se deparar com um vazio existencial. Nessas horas, muitos questionamentos surgem e nem sempre as respostas surgem com facilidade.

Com isso, é capaz de, aos poucos, você perder a vontade de fazer as suas atividades do dia a dia porque o sentimento de que você está perdido e sozinho se tornam ainda mais constantes.

E como a terapia pode ajudar? O processo profundo de autoconhecimento auxilia no resgate ou criação de um novo sentido para a sua vida. A partir do entendimento de quem você é, o que valoriza e o que busca para si, há uma reconstrução de propósitos.

Se identificou com algumas dessas situações? Então, pode ser que seja a hora começar a cuidar da sua mente com ajuda especializada e, assim, evitar problemas maiores no futuro.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

menu