Blog Bem Panvel

Como cuidar da saúde bucal sendo diabético

Por 
 | 
18/03/2022
5 min. de leitura

No dia 20 de março é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal, a data foi instituída pela Federação Dentária Internacional e tem como objetivo promover campanhas ao redor de todo o mundo, que visam conscientizar a sociedade para os cuidados necessários com a saúde bucal e sua importância.

Em 2021, o tema da campanha foi “Be proud of your mouth”, ou “tenha orgulho da sua boca” (em tradução livre), naquele mesmo ano, o foco da campanha foi em como a saúde bucal impacta na saúde geral do ser humano. Para 2022, o foco é mostrar como uma boca bem cuidada ajuda no bem estar de cada um.

Como a campanha de 2021 mostrou, a saúde bucal impacta na saúde geral, principalmente em pessoas que sofrem de diabetes. No post de hoje, iremos falar justamente sobre o cuidado que os diabéticos precisam ter com a boca. Além, é claro, de conhecer os produtos Panvel destinados aos cuidados bucais. Então, continue a leitura até o final!

Qual a relação da saúde bucal com a diabetes?

Segundo dados da Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil conta com 16,8 milhões de diabéticos adultos, colocando o país em 5º lugar no ranking de países com o maior número de pessoas com essa doença. Ainda de acordo com a IDF, o número de diabéticos no país pode chegar a 21,5 milhões em 2030.

A diabetes é uma doença que afeta a produção de glicose no sangue. Existem dois tipos de diabetes: a tipo 1 se caracteriza pela baixa produção de insulina, e a tipo 2 ocorre quando o organismo não consegue utilizar a insulina produzida.

Essa doença, se não tratada, pode comprometer a estrutura vascular dos órgãos. Pode interferir também na produção de saliva, além de reduzir a capacidade imunológica, o que pode aumentar a probabilidade de infecções.

Por essa predisposição a infecções, o diabético está mais propício a ter doenças bucais, principalmente aqueles que não conseguem controlar a doença. Algumas dessas doenças bucais podem ter complicações como a perda óssea, ou seja, fazer com que os dentes caiam.

É perceptível que diabéticos possuem a saúde bucal mais frágil que outros pacientes sem a doença, portanto, o cuidado dessa área precisa de atenção redobrada, tanto do paciente quanto do profissional da saúde que irá realizar o tratamento.

Nos tópicos a seguir iremos dissertar melhor sobre quais cuidados devem ser tomados por pessoas diabéticas. Confira!

Quais os problemas de saúde bucal mais comum em pessoas com diabetes

Como falado no tópico acima, a diabetes interfere na produção da saliva, o que pode gerar diversas doenças bucais. A saliva é a responsável por manter a temperatura ideal da boca, com a falta de produção, a temperatura pode ficar elevada, o que gera um ambiente propício para a proliferação de bactérias.

A diminuição da saliva provoca cáries, mau hálito e infecções, portanto, esses são os principais problemas bucais causados pela diabetes. No caso das infecções ainda pode agravar para periodontite.

A periodontite ou periodonto é referente às partes envolta aos dentes, como osso, ligamento e gengiva. Quando ocorre alguma inflamação ou infecção mais avançada nessas regiões, o paciente pode ter perda dentária.

Cuidados essenciais em consultório para a boca de um diabético

Como citado anteriormente, os cuidados com a saúde bucal de um diabético precisa de mais atenção que de pacientes sem a doença. Assim sendo, é preciso deixar claro que antes de começar um tratamento bucal é imprescindível que o paciente tenha a doença sob controle e informe seu dentista sobre o caso.

Assim como o paciente tem algumas obrigações com o profissional da saúde, esse também tem com o paciente. Antes de dar início ao tratamento, o dentista deve fazer um questionário com o paciente, a fim de saber sobre o controle da doença, uso de medicamentos, alimentação e saber da taxa de glicemia.

Algumas perguntas recomendadas para serem feitas aos pacientes são: Há quanto tempo tem diabetes? Qual o tipo de diabetes? Usa alguma medicação? Qual medicamento?

Há também as perguntas mais genéricas, que servem para identificar a diabetes em pacientes que possam ter a doença mas ainda não sabem. São algumas delas: Possui infecções frequentemente? Sua cicatrização é rápida ou demorada? Tem histórico de diabetes na família? Sente muita sede ou fome? Urina muitas vezes ao dia?

Consultas muito longas devem ser evitadas, para que o paciente não sofra uma crise de hiper ou hipoglicemia. Caso isso ocorra, o consultório precisa estar equipado com comidas leves para ajudar o paciente a se recompor. Em caso de cirurgia, essa só pode acontecer se a doença estiver controlada e com autorização médica.

Cuidados dos dia a dia para a saúde bucal

Além dos cuidados a serem tomados no consultório odontológico, é de extrema importância que o paciente tenha alguns cuidados no dia a dia.

Manter a higiene da boca em dia é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças. Por isso, fazer a escovação dos dentes ao menos três vezes ao dia e usando as técnicas recomendadas pelo dentista é fundamental.

O uso de fio dental, enxaguante bucal e raspadores de língua também devem ser levados em consideração, visto que esses acessórios ajudam a manter a limpeza de locais que nem sempre a escova dental consegue alcançar. O fio dental e o raspador de língua devem ser usados com cautela, a fim de evitar sangramento. Por isso as orientações do dentista são bem importantes.

Produtos Panvel para saúde bucal

A Panvel conta com uma linha exclusiva para a saúde bucal, o que possibilita fazer a higienização de forma correta, evitando assim os problemas de saúde bucal. Confira alguns dos produtos abaixo:

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu