Blog Bem Panvel

Como controlar a ansiedade na pandemia: confira 7 dicas

Por 
 | 
27/10/2021
4 min. de leitura

Você está sofrendo com ansiedade na pandemia? Essa é uma situação que exige cuidados especiais, mas que pode ser aliviada com algumas estratégias.

No post de hoje, trouxemos algumas dicas para você lidar com a ansiedade que surgiu ou se intensificou durante a pandemia e tentar controlá-la.

Lembrando que é sempre importante procurar ajuda médica se a ansiedade estiver atrapalhando a sua vida. Continue lendo para saber mais! 

Ansiedade na pandemia

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), os casos de depressão tiveram um aumento de 90% e os casos de ansiedade dobraram entre março e abril de 2020, no início da pandemia.

Isso mostra que, mais do que nunca, é preciso olhar com carinho para essas questões.

O mês passado, por exemplo, chamou a atenção para a saúde mental com a campanha Setembro Amarelo.

Mas isso não significa que a discussão sobre o assunto deva parar por aí. É importante falar sobre saúde mental o ano inteiro.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para ajudar você a controlar a ansiedade na pandemia. Confira!

7 dicas para controlar a ansiedade na pandemia

Algumas estratégias podem ajudar você a cuidar da sua saúde mental durante a pandemia. Veja 7 delas a seguir!

1. Pratique meditação e use óleos essenciais

A meditação é uma excelente forma de relaxar, controlar a respiração e diminuir a ansiedade. Tente praticar técnicas como a de mindfulness (atenção plena), que trabalha a capacidade de focar no presente para diminuir as angústias.

A aromaterapia, com óleos essenciais, também pode ajudar você a se acalmar e não sofrer tanto com os sintomas da ansiedade.

Óleos como o de lavanda são muito úteis para isso. Você pode colocar algumas gotas em um difusor, por exemplo, para colher os benefícios dessa técnica.

2. Faça exercícios físicos

Os exercícios físicos são grandes aliados no combate à ansiedade. Escolha uma atividade que seja prazerosa e que você consiga fazer algumas vezes na semana.

Práticas como yoga são focadas também na respiração e podem ajudar ainda mais a tranquilizar a mente durante a pandemia.

3. Dê uma chance para a terapia

Vários tipos de terapia podem ajudar a diminuir a ansiedade, como a psicoterapia tradicional, a Terapia Cognitivo-Comportamental e a psicanálise.

Se os seus níveis de ansiedade estiverem muito altos, também vale buscar um psiquiatra para avaliar se há a necessidade de medicação, combinada a algumas práticas de relaxamento.

A Panvel em parceria com a Vittude, oferece o serviço de terapia online. Você tem acesso a psicólogos das mais diversas abordagens em todo o país, para falar o que sente e se permitir ser cuidado. Aproveite os benefícios da terapia no seu dia a dia sem sair de casa.

4. Teste a acupuntura

A acupuntura, essa prática chinesa milenar que utiliza agulhas em pontos específicos do corpo, é muito utilizada para fortalecer a saúde mental e diminuir a ansiedade.

Se você tem medo de agulhas, não se preocupe, há práticas semelhantes que usam no lugar sementes de mostarda ou outros objetos que não causem aflição.

5. Tenha uma rotina

A rotina é importante para você saber o que deve ser feito todos os dias. Isso ajuda qualquer pessoa na sua organização diária e oferece um senso de propósito.

Mas é importante que essa rotina dê espaço para as práticas de meditação e exercícios físicos. Além disso, ter uma rotina não significa inflexibilidade e nem que você deve ocupar todos os seus horários com tarefas.

Pelo contrário: separe momentos de descanso no seu dia para relaxar, principalmente se você está trabalhando de forma remota durante a pandemia. A ideia é que, com o tempo, a ansiedade diminua com a constância da rotina.

6. Estabeleça limites

A rotina traz alguns limites de horário para o seu dia a dia.

Mas, para diminuir a ansiedade na pandemia, você deve estabelecer outros limites também, como tentar diminuir o tempo nas redes sociais e o tempo que você passa vendo notícias, o que pode ter um efeito bastante estressante também.

7. Adote a higiene do sono

O sono é um elemento extremamente importante para garantir o relaxamento, manter o humor e trazer mais motivação e ânimo para o dia a dia. Para uma boa noite, aposte na higiene do sono. Algumas dicas nesse sentido são:

  • Tomar um chá calmante antes de dormir (como camomila);
  • Diminuir o consumo de estimulantes (como o café) durante o dia;
  • Parar de tomar café a partir das 16h;
  • Não fazer exercícios físicos muito perto do horário de dormir;
  • Praticar alguns exercícios de respiração;
  • Preparar um ambiente tranquilo no quarto;
  • Deixar o celular de lado 2 horas antes de deitar.

E então, quais dicas você vai colocar em prática para diminuir a ansiedade na pandemia?

Para mais posts como este, acompanhe o blog da Panvel.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu