Blog Bem Panvel

Férias de inverno: veja as dicas para aprender e se divertir com as crianças

Por 
 | 
14/07/2022
3 min. de leitura

Com a chegada das férias de inverno, os pais estão atentos às possibilidades de roteiro para as crianças e adolescentes. Antes de fechar a programação, porém, é importante considerar que esse é um curto período para que os estudantes possam descansar das exigências escolares, e não necessariamente um espaço para, obrigatoriamente, preencher com uma ampla programação diária.

Uma das maiores preocupações sobre as férias escolares de inverno é evitar que as crianças e adolescentes se entediem. Mesmo dentro de casa, é possível realizar atividades simples e divertidas que estreitam os vínculos familiares.

"Durante o ano, muitas vezes os pais têm pouco tempo para ficar com os filhos com tanta qualidade. Esse momento de férias em família pode ser aproveitado para uma aproximação maior com as crianças. Na medida do tempo e da disponibilidade, devem ser oferecidas atividades agra??dáveis, de interesse das crianças", afirma a pedagoga Daniela Riston Garcia, do Espaço Aprender.

De acordo com Daniela, o ideal é escolher atividades que divirtam e eduquem, contribuindo para a educação. "Podemos usar este período para manter uma rotina produtiva que não seja maçante e nem cansativa", recomenda a pedagoga.

Quer saber o que colocar estas atividades em prática? Veja as nossas dicas:

Potencialize vínculos com a família

Durante o período letivo, o tempo é reduzido para conviver sobretudo com primos, avós e, às vezes, até mesmo com os próprios pais. Por isso, as férias de inverno são um excelente momento para se reunir e jogar jogos de tabuleiro, por exemplo. As crianças adoram esses tipos de jogos, que são simples mas os mantêm entretidos e conectados. Além disso, a casa pode se transformar em um espaço para montar cabaninhas, rodas para contar histórias e culinária em família.

Priorize atividades ao ar livre

Sempre que a temperatura permitir, priorize as atividades ao ar livre. Passear no parque, envolver as crianças na organização de um piquenique, arrumar o jardim… Espaços ao ar livre são importantes para o desenvolvimento de habilidades motoras, incentivam a capacidade de explorar a natureza e de desenvolver a autonomia. Com criatividade, uma simples saída de casa pode se tornar uma grande aventura para escolher a árvore mais bonita do bairro ou realizar uma caça aos cheiros (como de grama, terra molhada, madeira). Não esqueça de levar um caderno para fazer anotações de onde os cheiros foram capturados.

Fomente o autocuidado

Ainda que as férias escolares de inverno sejam um bom momento para crianças e adolescentes experimentarem a flexibilidade, não podem se transformar em sinônimo de "faço o que quero" ou "durmo a hora que quero". O papel dos pais é cuidar para que os estudantes descansem e se alimentem bem, recuperem forças e, se possível, façam atividades físicas. Tente evitar o excesso de fast food, dormir tarde por muitos dias e estar conectado ao computador e a jogos eletrônicos a maior parte do dia.

Incentivar a descoberta de hobbies e passatempos

Pintar, ler, desenhar, tocar algum instrumento: essa época é uma grande oportunidade para que seus filhos descubram um hobbie ou passatempo. Se já se dedicam a alguns, podem ocupar as férias de inverno praticando. O papel dos pais, nesses casos, é se antecipar e oferecer os materiais necessários para que a criança potencialize suas habilidades e ocupe o tempo com esses hobbies.

Planejar objetivos para o segundo semestre

O momento de diminuir o ritmo também é propício para observar com calma o semestre que passou, conectar-se aos aspectos que podem ser mantidos e aos que devem ser modificados. Que tal separar um momento das férias escolares para falar sobre os aprendizados dos últimos meses? Essa análise pode ajudar a trabalhar, com as crian??ças, objetivos para o segundo semestre a nível pessoal, familiar, escolar e recreativo. É importante que crianças e adolescentes tenham objetivos claros e concretos para seu desenvolvimento e bem-estar. Se você seguir as dicas acima, vai garantir diversão e aprendizagem e descanso durante as férias de julho!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu