Blog Bem Panvel

Mantendo a boa imunidade com chás Sanitas

Por 
 | 
17/06/2022
4 min. de leitura

Se aprendemos alguma coisa com a pandemia do covid-19 é que precisamos sempre buscar maneiras de nos proteger de doenças transmissíveis por vírus e que uma das melhores formas de fazer isso é através de uma boa imunidade.

Para ter uma boa imunidade é preciso ter um estilo de vida saudável e manter uma alimentação balanceada. Sabemos que com a correria do dia a dia fica difícil criar uma rotina com refeições saudáveis, mas isso não é desculpa para dar bobeiras para doenças.

No inverno a tendência é de resfriados e gripes, principalmente para aqueles que frequentam locais fechados e aglomerados, por isso, os cuidados devem ser intensificados por essas pessoas. Uma boa maneira de cuidar da imunidade é através de chás!

Na Panvel você encontra diversos tipos de chás, principalmente da linha Sanitas. E no texto de hoje nós vamos falar mais sobre imunidade e quais são os principais chás que atuam como grandes aliados para a nossa saúde. Confira!

O que é imunidade?

Existem várias formas de classificar a imunidade, sendo as duas mais conhecidas a inata e a adquirida. A imunidade inata é aquela produzida pelo próprio organismo de uma pessoa saudável, sem interferência de remédios ou vacinas, por exemplo. Já a adquirida, como o próprio nome diz, surge após o organismo ter contato com um vírus e combatê-lo.

A imunidade é o que o organismo usa para combater agentes invasores e substâncias estranhas no corpo. É desencadeada pelo sistema imune, que atua pela ação de células de defesa e pela produção de anticorpos.

Essencial na defesa do organismo contra diversas doenças causadas por agentes químicos ou biológicos, e mantém, assim, a homeostase. A imunidade pode impedir que uma doença progrida e atua na identificação ou na destruição de células estranhas, danificadas ou mutantes.

Como aumentar a imunidade

Como já citado anteriormente no começo desse texto, ter uma vida saudável e uma dieta balanceada são as melhores formas de ter boa imunidade. No entanto, existem outras formas de ter uma imunidade alta. Veja abaixo:

  • Tenha um sono de qualidade. Descanso permite que seu corpo regenere e ajuda o sistema imunológico a trabalhar adequadamente. Evite passar por estresse;
  • Lave bem e regularmente as mãos, e evite compartilhar itens pessoais se estiverem compartilhando um espaço com outra pessoa, e você ou ela estiverem com alguma infecção;
  • Evite fumar e limite ao máximo o consumo de bebidas alcóolicas. Fumar cigarro é prejudicial para seu sistema imunológico e pode deixá-lo menos eficiente no combate a doenças;
  • Pratique exercícios regularmente. Isso ajudará a reduzir o stress, que negativamente afeta a imunidade, e melhorar a circulação sanguínea.

Se estiver com suspeita de falta de vitamina no organismo, procure um médico para saber exatamente o que fazer para contornar a situação.

Melhores chás para imunidade

Seja quente ou frio, de flores ou de ervas, a verdade é que o chá sempre esteve associado a um estilo de vida mais saudável. E a verdade é que alguns chás possuem propriedades que ajudam sim a aumentar a imunidade. Veja abaixo alguns dos sabores mais usados para isso.

  • Equinácea: usada como planta medicinal há anos, como remédio caseiro no tratamento de gripes e resfriados. Suas principais propriedades que atuam na imunidade são  anti-inflamatórias, antioxidantes, desintoxicante, entre outras;
  • Boldo: além do seu grande poder de combater a constipação, o boldo é um grande fortalecedor da imunidade, especialmente pois é um imunomodulador natural;
  • Genciana: promove naturalmente uma ação antimicrobiana, a planta dificulta que vírus e bactérias prejudiquem a saúde e ainda ajuda no tratamento da sinusite;
  • Limão: com alto poder anti inflamatório e grande concentração de vitamina C, torna-se um ótimo aliado para manter a imunidade alta, sem contar que ajuda a combater gripes e resfriados;
  • Alho: o alho apresenta grandes propriedades antioxidantes, propriedades anti-inflamatórias e antivirais, portanto, seu chá é um natural fortalecedor do sistema imunológico;
  • Sabugueiro: utilizado no tratamento de problemas respiratórios, como a gripe, possui poder antivirótico, protegendo o corpo de viroses.

A linha de chás Sanitas possui diversos tipos de chá, desde os recomendados para tomar de manhã, garantindo mais energia durante o dia, passando por aqueles que são melhores para tomar a noite e ter uma boa noite de sono, até chegar aos chás que ajudam a manter a saúde em dia.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu