Blog Bem Panvel

Bruxismo: o que é, causas, sintomas e tratamento

Por 
 | 
14/04/2022
2 min. de leitura

Ranger, apertar e cerrar os dentes constantemente durante o sono ou até mesmo acordado são sintomas característicos do bruxismo. Essa condição, que ocorre de forma involuntária, pode causar uma série de problemas, como desgaste dos dentes, dor no maxilar e dores de cabeça - sintomas que também são chamados de disfunção temporomandibular (DTM).

Durante a pandemia, o aumento da ansiedade e do estresse levou a um avanço no número de casos de bruxismo. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) revelou que sete em cada dez brasileiros apresentaram sintomas da doença durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa, realizada por meio de formulários, apontou que 100% dos entrevistados apresentavam sintomas de nervosismo ou estresse devido à pandemia, enquanto 76,42% relataram aspectos sintomáticos do bruxismo.

Causas

As causas do bruxismo são desconhecidas, porém, na maioria dos casos, podem estar associadas a fatores psicológicos como ansiedade e estresse. No entanto, segundo a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), o distúrbio também pode estar relacionado a problemas de dentição ou fatores hereditários.

Essa condição que põe em risco a saúde bucal pode afetar pessoas em qualquer idade, sendo mais recorrente em crianças e jovens. A ABO explica que o bruxismo fisiológico acontece principalmente nessas faixas etárias, porque são fases em que crianças ou adolescentes passam por descobertas, adaptações, modificações e aprendizados.

Sintomas

Os sintomas iniciais do bruxismo geralmente são dor na face, dor de cabeça e mordidas nas bochechas, sendo percebidos ao acordar. Além disso, a longo prazo, podem surgir outros sintomas que, se não tratados, podem comprometer o funcionamento da articulação que liga a mandíbula ao crânio - chamada articulação temporomandibular (ATM).

Os principais sintomas são:

  • desgastes dos dentes;
  • amolecimento dos dentes;
  • retração gengival;
  • sensibilidade;
  • dor nas articulações da mandíbula;
  • estalos ao abrir e fechar a boca.

Tratamento

Ao desconfiar dos sintomas, é fundamental buscar um dentista para receber um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento mais adequado. O tratamento para o bruxismo visa aliviar os sintomas e evitar danos nos dentes.

Em geral, com o objetivo de evitar restringir os movimentos dos músculos da boca, o dentista indica o uso de uma placa de proteção dentária, que deve ser utilizada durante o sono. Assim, a placa evita o atrito entre os dentes, e todos os sintomas associados, bem como possíveis danos na ATM.

Outras medidas podem contribuir para a diminuição das crises, como realizar a higiene do sono, para ter noites de sono mais tranquilas, e controlar os níveis de estresse e ansiedade. Além disso, existem técnicas de relaxamento que podem aliviar as tensões dos músculos da região facial. Relaxantes musculares também podem ser prescritos pelo profissional.

Fonte: Infohealth

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

menu