Blog Bem Panvel

Alergia na primavera? Saiba por que acontece e como tratar

Por 
 | 
22/09/2021
3 min. de leitura

Você sofre com alergia na primavera? Sintomas como espirros e nariz escorrendo são comuns nessa época do ano e podem deixar as pessoas um pouco confusas sobre o que estão sentindo.

Por isso, no post de hoje trouxemos mais informações sobre a rinite alérgica. Você vai saber quais são os seus principais sintomas e como tratar a alergia na primavera. Confira!

O que é rinite alérgica?

A rinite alérgica é considerada uma doença crônica, sendo um tipo de alergia que afeta a mucosa do nariz, causando inflamação e irritação na região.

Pessoas com rinite podem ter um fator genético que propicia o aparecimento da doença, mas o ambiente a que são expostas influencia muito para que a alergia seja desencadeada.

Espaços fechados, muito secos ou muito úmidos, com poeira e ácaros são um prato cheio para as alergias e devem ser evitados por quem sofre com elas.

Será que você tem rinite alérgica? Confira, a seguir, quais são os sintomas da doença!

Sintomas da rinite alérgica

Os principais sintomas da rinite alérgica são:

  • Espirros;
  • Nariz entupido e escorrendo;
  • Tosse;
  • Coceira no céu da boca e na garganta;
  • Olhos ardendo, coçando ou lacrimejando.

Os sintomas podem ser leves ou mais intensos, provocando crises de espirro, por exemplo, e muito desconforto.

O que provoca alergia na primavera?

Se costumamos associar as gripes e os resfriados ao inverno, a rinite alérgica é muito associada à estação da primavera. Mas por que os sintomas de alergia aparecem nessa época do ano?

Isso acontece por conta da polinização das flores que ocorre durante a primavera, aumentando a quantidade de partículas de pólen no ar, um agente irritante para quem sofre com a rinite alérgica.

Além disso, outro fatores desencadeantes da alergia são: poeira, pelos de animais domésticos, perfumes e fumaça.

O clima seco também pode ser mais propício para o aparecimento das alergias, por ressecar a mucosa do nariz.

A boa notícia é que a rinite alérgica na primavera tem tratamento para amenizar os sintomas e fazer você se sentir mais confortável nessa época do ano. Confira a seguir algumas possibilidades!

Como tratar a rinite alérgica da primavera?

A alergia na primavera pode ser controlada com algumas medidas simples. Mas o mais importante é falar com o seu médico e seguir as orientações passadas. Esse profissional tem total propriedade para dizer qual o melhor tratamento para o seu caso.

De qualquer forma, existem alguns comprimidos antialérgicos que podem ser indicados pelo seu médico e que fazem parte do tratamento para alergia na primavera.

Sprays nasais também são utilizados para aliviar o desconforto causado pelo nariz entupido da rinite alérgica na primavera. O soro fisiológico é outro ótimo aliado de quem sofre com o problema.

Outras medidas também podem ajudar você a evitar o aparecimento dos sintomas da alergia, como manter a sua casa arejada, com boa circulação do ar, e colocar lençóis e travesseiros no sol.

Se você precisar de algum medicamento para cuidar da sua saúde e da rinite alérgica, conheça todos os produtos da Panvel para o tratamento da alergia na primavera!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu