Blog Bem Panvel

A importância da higiene bucal durante a pandemia de Covid-19

Por 
 | 
22/03/2021
5 min. de leitura

Um ano enfrentando a pandemia de Covid-19 nos deixou bem informados sobre o perigo do contágio e as consequências do isolamento em nossa saúde mental. Mas você sabia que o vírus pode impactar também a saúde bucal? Dentistas alertam que os efeitos do confinamento têm levado muitas pessoas a descuidarem da rotina de escovação, o que pode provocar riscos à saúde a curto, médio e longo prazo.

"Os pacientes em geral estão mais relapsos com a higiene bucal. Isso acontece porque eles estão mais em casa e aumentaram a frequência de refeições. Antes, respeitavam mais os horários e tinham uma rotina", explica a dentista Kristal Moraes.

Além disso, manter os dentes e gengivas saudáveis é ainda mais importante durante a pandemia de Covid-19. Alguns microrganismos que estão na cavidade bucal de quem tem cárie ou problemas gengivais podem ser transportados para o pulmão se essa pessoa precisar ser intubada por coronavírus, agravando o quadro infeccioso da doença.

Higiene bucal alterada pela pandemia

Você também mudou hábitos alimentares nos últimos meses?  Sempre que alterar a frequência das refeições, é preciso ficar atento para que a escovação acompanhe a nova rotina. "As pessoas começaram a preparar muitos alimentos em casa, e muitos deles ricos em açúcar e carboidratos, como tortas e bolos", observa Kristal. O problema é que uma dieta rica em açúcar e carboidratos, combinada a uma higienização insuficiente, torna-se a porta de entrada para a cárie.

E é justamente o que está acontecendo durante o isolamento social. "No trabalho, as pessoas conversam com os colegas e não querem aparentar estar com os dentes sujos ou com mau hálito. Ao passar o dia todo em casa, acabou-se alterando os hábitos de higiene bucal, assim como os de vestimenta", diz Kristal. Por isso, a escovação, entre tantos cuidados já internalizados, como o uso de máscara e álcool gel, não pode ser deixada em segundo plano como parte dos cuidados para manter a saúde neste período.

Antes de falarmos sobre a rotina de higiene bucal, veja algumas dicas alimentares para facilitar a manutenção da sua saúde bucal em tempos de pandemia:

  • Adicionar os alimentos mais açucarados e ricos em carboidratos junto às principais refeições, em forma de sobremesa, pois sempre escovamos os dentes após as principais refeições.
  • Diminuir a frequência do açúcar na alimentação. "É melhor eu sentar e comer um pacote de bala de uma vez e escovar os dentes, do que passar o dia inteiro chupando uma balinha", explica a dentista.
  • No turno da tarde, preferir o consumo de castanhas, nozes e frutas, que têm açúcar natural mas não são alimentos geradores de cárie.

A importância dos produtos de qualidade

Junto aos cuidados com a alimentação, é preciso cuidar da rotina de higiene bucal. Vamos relembrar o passo a passo da boa higiene bucal?

  • Primeiro: escovar os dentes pelo menos três vezes por dia com creme dental com flúor e escova com cerdas macias, cabeça pequena e boa empunhadura.
  • Segundo: usar o fio ou a fita dental diariamente, após pelo menos uma das refeições. Eles são fundamentais para remover os resíduos que ficam entre os dentes e não são alcançados pelas cerdas da escova.
  • Terceiro: Usar preferencialmente um limpador de língua ou a própria escova para remover a sujeira da língua. Ainda que os dentes estejam limpos, os resíduos acumulados nesta região podem provocar mau hálito e o surgimento de cárie.
  • Por último, pode-se finalizar a higiene bucal com um enxaguante bucal, uma vez ao dia. O enxaguante complementa a escovação e pode ser usado especialmente por quem tem risco de cárie, gengivite e mau hálito. Nesse momento, porém, eles não são essenciais, de acordo com a dentista.

De acordo com Kristal, é fundamental priorizar que a escova, o creme e o fio dental sejam de boa qualidade para que a higienização tenha bons resultados. Há quanto tempo você usa a mesma escova? É importante que ela seja trocada a cada seis meses - ou até antes disso, caso as cerdas se deformem.

A Panvel conta com linha própria de produtos de qualidade e preço acessível para a sua saúde bucal. Você já utiliza? Conheça os itens disponíveis e veja se está precisando de algum deles:

Higiene Bucal

Atenção especial com as crianças

Se para os adultos manter a rotina dental tem sido difícil, as crianças precisam de ainda mais cuidados. "É importante também que os pais tenham atenção especial, pois elas precisam do exemplo e da ajuda deles. Até os oito anos, as crianças não têm coordenação motora suficiente para fazer todos os procedimentos de higienização sozinhas, por isso precisam do auxílio dos pais", explica a dentista Kristal.

Como ficam as idas ao dentista durante a pandemia?

Mesmo quem está tomando todos os cuidados com a higiene bucal pode precisar ir ao dentista durante a pandemia. Neste período, as consultas são especialmente importantes para evitar que as doenças bucais se agravem, realizar tratamento preventivo e evitar complicações.

Se for o seu caso, fique tranquilo, mas tome todas as precauções necessárias. Proteja-se com máscaras adequadas e álcool gel até a chegada ao consultório e à cadeira do profissional. Todos os dentistas estão seguindo todos os protocolos de biossegurança. Os materiais usados em consultório são descartáveis ou esterilizados, sem risco de contaminação ao paciente e o profissional permanecerá com máscara cirúrgica durante todo o atendimento.

Se você também tomar todos os cuidados, não haverá risco de contágio.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe nas redes sociais. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, comente abaixo.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

4 comments on “A importância da higiene bucal durante a pandemia de Covid-19”

    1. Olá, Maria Léia. Ficamos contentes que tenha gostado do nosso conteúdo. Levar informação de qualidade sobre saúde aos nossos leitores é um dos pilares do Blog Bem Panvel.

      Continue nos acompanhando e fique sempre bem informada sobre esse e outros assuntos.

      Até mais ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

menu