A importância da higiene bucal durante a pandemia de Covid-19

por | 22 mar, 2021

6 min. de leitura

Um ano enfrentando a pandemia de Covid-19 nos deixou bem informados sobre o perigo do contágio e as consequências do isolamento em nossa saúde mental. Mas você sabia que o vírus pode impactar também a saúde bucal? Dentistas alertam que os efeitos do confinamento têm levado muitas pessoas a descuidarem da rotina de escovação, o que pode provocar riscos à saúde a curto, médio e longo prazo.

“Os pacientes em geral estão mais relapsos com a higiene bucal. Isso acontece porque eles estão mais em casa e aumentaram a frequência de refeições. Antes, respeitavam mais os horários e tinham uma rotina”, explica a dentista Kristal Moraes.

Além disso, manter os dentes e gengivas saudáveis é ainda mais importante durante a pandemia de Covid-19. Alguns microrganismos que estão na cavidade bucal de quem tem cárie ou problemas gengivais podem ser transportados para o pulmão se essa pessoa precisar ser intubada por coronavírus, agravando o quadro infeccioso da doença.

Higiene bucal alterada pela pandemia

Você também mudou hábitos alimentares nos últimos meses?  Sempre que alterar a frequência das refeições, é preciso ficar atento para que a escovação acompanhe a nova rotina. “As pessoas começaram a preparar muitos alimentos em casa, e muitos deles ricos em açúcar e carboidratos, como tortas e bolos”, observa Kristal. O problema é que uma dieta rica em açúcar e carboidratos, combinada a uma higienização insuficiente, torna-se a porta de entrada para a cárie.

E é justamente o que está acontecendo durante o isolamento social. “No trabalho, as pessoas conversam com os colegas e não querem aparentar estar com os dentes sujos ou com mau hálito. Ao passar o dia todo em casa, acabou-se alterando os hábitos de higiene bucal, assim como os de vestimenta”, diz Kristal. Por isso, a escovação, entre tantos cuidados já internalizados, como o uso de máscara e álcool gel, não pode ser deixada em segundo plano como parte dos cuidados para manter a saúde neste período.

Antes de falarmos sobre a rotina de higiene bucal, veja algumas dicas alimentares para facilitar a manutenção da sua saúde bucal em tempos de pandemia:

  • Adicionar os alimentos mais açucarados e ricos em carboidratos junto às principais refeições, em forma de sobremesa, pois sempre escovamos os dentes após as principais refeições.
  • Diminuir a frequência do açúcar na alimentação. “É melhor eu sentar e comer um pacote de bala de uma vez e escovar os dentes, do que passar o dia inteiro chupando uma balinha”, explica a dentista.
  • No turno da tarde, preferir o consumo de castanhas, nozes e frutas, que têm açúcar natural mas não são alimentos geradores de cárie.

A importância dos produtos de qualidade

Junto aos cuidados com a alimentação, é preciso cuidar da rotina de higiene bucal. Vamos relembrar o passo a passo da boa higiene bucal?

  • Primeiro: escovar os dentes pelo menos três vezes por dia com creme dental com flúor e escova com cerdas macias, cabeça pequena e boa empunhadura.
  • Segundo: usar o fio ou a fita dental diariamente, após pelo menos uma das refeições. Eles são fundamentais para remover os resíduos que ficam entre os dentes e não são alcançados pelas cerdas da escova.
  • Terceiro: Usar preferencialmente um limpador de língua ou a própria escova para remover a sujeira da língua. Ainda que os dentes estejam limpos, os resíduos acumulados nesta região podem provocar mau hálito e o surgimento de cárie.
  • Por último, pode-se finalizar a higiene bucal com um enxaguante bucal, uma vez ao dia. O enxaguante complementa a escovação e pode ser usado especialmente por quem tem risco de cárie, gengivite e mau hálito. Nesse momento, porém, eles não são essenciais, de acordo com a dentista.

De acordo com Kristal, é fundamental priorizar que a escova, o creme e o fio dental sejam de boa qualidade para que a higienização tenha bons resultados. Há quanto tempo você usa a mesma escova? É importante que ela seja trocada a cada seis meses – ou até antes disso, caso as cerdas se deformem.

A Panvel conta com linha própria de produtos de qualidade e preço acessível para a sua saúde bucal. Você já utiliza? Conheça os itens disponíveis e veja se está precisando de algum deles:

Higiene Bucal

Atenção especial com as crianças

Se para os adultos manter a rotina dental tem sido difícil, as crianças precisam de ainda mais cuidados. “É importante também que os pais tenham atenção especial, pois elas precisam do exemplo e da ajuda deles. Até os oito anos, as crianças não têm coordenação motora suficiente para fazer todos os procedimentos de higienização sozinhas, por isso precisam do auxílio dos pais”, explica a dentista Kristal.

Como ficam as idas ao dentista durante a pandemia?

Mesmo quem está tomando todos os cuidados com a higiene bucal pode precisar ir ao dentista durante a pandemia. Neste período, as consultas são especialmente importantes para evitar que as doenças bucais se agravem, realizar tratamento preventivo e evitar complicações.

Se for o seu caso, fique tranquilo, mas tome todas as precauções necessárias. Proteja-se com máscaras adequadas e álcool gel até a chegada ao consultório e à cadeira do profissional. Todos os dentistas estão seguindo todos os protocolos de biossegurança. Os materiais usados em consultório são descartáveis ou esterilizados, sem risco de contaminação ao paciente e o profissional permanecerá com máscara cirúrgica durante todo o atendimento.

Se você também tomar todos os cuidados, não haverá risco de contágio.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe nas redes sociais. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, comente abaixo.

2 Comentários

  1. maria léia

    muito importante essas dicas. obrigada.

    Responder
    • Equipe Panvel

      Olá, Maria Léia. Ficamos contentes que tenha gostado do nosso conteúdo. Levar informação de qualidade sobre saúde aos nossos leitores é um dos pilares do Blog Bem Panvel.

      Continue nos acompanhando e fique sempre bem informada sobre esse e outros assuntos.

      Até mais ?

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dia Mundial da Saúde: construindo um mundo mais justo e saudável - Blog Bem Panvel - […] A importância da higiene bucal durante a pandemia […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest