10 dicas para reduzir a emissão de CO2 na atmosfera

por | 4 jun, 2021

5 min. de leitura

Fala-se muito sobre a importância de procurar maneiras de reduzir a emissão CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera. Mas você sabe o motivo desta preocupação?

O CO2 expelido em excesso na atmosfera é um dos responsáveis pelo superaquecimento do planeta, o que gera desequilíbrios ambientais severos. A alta concentração deste gás resulta em poluição do ar, chuva ácida e desequilíbrio do efeito estufa.

E como ocorre a emissão de CO2? São três as principais fontes no Brasil: o desmatamento e as queimadas, agropecuária e a queima de combustíveis fósseis.

Falando assim, parece que o problema não tem relação com você, certo? Mas há várias ações individuais que impactam no meio ambiente, e neste post falaremos sobre elas.

Por que é importante buscar formas de reduzir a emissão do CO2

Na medida certa, o CO2 é essencial para a vida no planeta. Ele é uma das matérias-primas que as plantas absorvem para liberar oxigênio. O problema começa quando as taxas deste gás na atmosfera passam dos limites.

Afinal, o dióxido de carbono é um dos gases do efeito estufa, processo em que uma parte da energia solar que chega ao planeta reflete de volta ao espaço, a outra parte é absorvida pela superfície terrestre e pelos oceanos.

Essa absorção acontece por conta desses gases (além do CO2, podemos citar o metano e o óxido nitroso), que ficam acumulados na atmosfera terrestre, dificultando a passagem dos gases infravermelhos. Isso acaba deixando o planeta mais quente.

Esse aumento gradual na temperatura da Terra causa uma série de desequilíbrios ambientais, como o derretimento das geleiras e aumento do nível do mar, gerando um efeito dominó com potencial para nos causar muitos problemas.

Além de acordos multilaterais entre os comandantes das nações e regras mais rigorosas para a indústria e agricultura, há muita coisa que podemos fazer para ter uma rotina mais sustentável e colaborar para a redução do CO2 na atmosfera.

10 formas de reduzir a sua emissão de CO²

Todos podemos colaborar com a redução da emissão do dióxido de carbono na atmosfera. São atitudes muito simples que farão grande diferença lá na frente. Confira algumas.

1. Recicle o seu lixo

Além de evitar a contaminação do solo e lençóis freáticos com o descarte de resíduos, a reciclagem reduz a necessidade da produção de novos materiais, o que evita que mais CO2 seja gerado.

2. Consumo local

Consuma produtos locais para diminuir a necessidade de transporte e mais queima de combustíveis fósseis (descubra onde está a Panvel mais próxima).

3. Repense o deslocamento

Se você puder, vá de bike, utilize o transporte público ou a carona solidária.

4. Faça a revisão do seu carro

Um carro ajustado anda melhor, gasta menos combustível e emite menos CO2.

5. Diminua o consumo de carne

A agropecuária é uma das principais responsáveis pela emissão de CO2 e de outros gases do efeito estufa.

6. Apague as luzes

Evite deixar luzes acesas nos ambientes que você não está utilizando e durante o dia prefira a luz solar. Tire os aparelhos que você não utiliza diariamente da tomada.

7. Eficiência energética

Prefira eletrodomésticos que apresentem a etiqueta de eficiência de energia.

8. Utilize ecobags

Leve a sua sacola na hora de realizar as compras, para evitar o uso de sacolas plásticas.

9. Prefira empresas que se preocupam com o meio ambiente

Pesquise as ações de sustentabilidade das empresas antes de consumir. Incentivar empresas que se preocupam com a causa ambiental é muito importante.

10. Carros ecológicos

Se você viaja muito a trabalho e tem orçamento, invista em um carro ecológico. Eles realizam a queima mais eficiente do combustível e emitem menores quantidades de poluentes na atmosfera.

Como os carros elétricos e híbridos ainda são muito caros no Brasil, tenha em mente que veículos movidos a biocombustíveis são mais sustentáveis.

Entregas sustentáveis Panvel

Pensando em contribuir ainda mais com o meio ambiente, diminuindo a emissão de CO2, e devido ao aumento significativo da demanda de delivery, a Panvel está, desde março de 2020, testando uma nova forma de entrega de seus produtos em Porto Alegre.

Em parceria com a Grilo Mobilidade e Tecnologia, a rede ampliou o seu serviço de entrega sustentável nos bairros Moinhos de Vento, Auxiliadora, Floresta, Independência, Bom fim, Mont’Serrat, Cidade Baixa, Rio Branco e Centro Histórico.

A Grilo possui uma frota de triciclos 100% elétricos de cabine fechada, movidos a bateria (com a mesma dos celulares), colaborando também com a diminuição da poluição sonora, além da emissão de CO2.

A Panvel estuda a ampliação destes serviços para mais áreas da cidade. “Os clientes se mostram muito satisfeitos com as entregas realizadas por estas modalidades pois, além de serem sustentáveis, elas mantêm os nossos exigentes critérios de pontualidade“, revela Felipe Santos Saraiva, gerente de logística de varejo do Grupo Dimed.

E você, o que achou? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest