Blog Bem Panvel

Tipos de escova de cabelo: entenda as aplicações e diferenças

Por 
 | 
01/11/2021
3 min. de leitura

Você já deve ter se deparado com vários tipos de escova de cabelo. Todas elas ajudam a arrumar suas madeixas, deixando os fios do jeito que você quer.

Mas engana-se quem pensa que escova de cabelo é tudo a mesma coisa, que não tem muita diferença entre um tipo e outro.

Neste post, vamos apresentar os principais tipos de escovas e explicar quais são as aplicações, ou seja, para que serve cada modelo.

Boa leitura!

Principais tipos de escova de cabelo

A lista de tipos de escova de cabelo é tão longa quanto a capacidade que os fabricantes têm em inovar no design de seus produtos.

Mas podemos resumir a lista a algumas categorias principais, que apresentamos a seguir.

Escova cilíndrica térmica

As escovas térmicas têm um formato cilíndrico, que lembra um microfone. São ideais para modelar, alisar e criar penteados. Uma de suas características é que as cerdas possuem menor distanciamento, o que permite segurar as mechas com maior firmeza.

Além disso, sua base térmica ajuda a conduzir calor para os fios com o auxílio do secador, o que facilita na hora de criar um efeito natural de movimento no cabelo.

Esse tipo de escova está disponível em diferentes tamanhos: quanto mais largo o modelo, mais liso fica o cabelo. As mais fininhas são indicadas para modelar, cachear e finalizar os cabelos mais curtinhos.

Escova cilíndrica grande

É o modelo ideal para cabelos longos. O tamanho permite a aderência de mais fios à escova, deixando o cabelo liso durante a escovação.

Confira a escova cilíndrica térmica modeladora Panvel tamanho G

Escova cilíndrica média

A escova cilíndrica média é ideal para cabelos médios. O modelo é ótimo para finalizar a mecha escovada, permitindo a modelagem das pontas do cabelo.

Confira a escova cilíndrica térmica modeladora Panvel tamanho M

Escova cilíndrica pequena

Por fim, a escova térmica cilíndrica pequena é recomendada para quem tem cabelos curtos e médios, ou então para finalizar as franjas.

Além disso, esse modelo é perfeito para escovar cabelos com a raiz crespa, que precisam de uma escovação que chegue mais perto da raiz.

Confira a escova cilíndrica térmica modeladora Panvel tamanho P

Escova raquete

É a categoria de escova cujo formato lembra uma raquete de tênis — pode ser oval ou retangular. Há produtos com os mais distintos tipos de cerdas, mas geralmente elas são mais macias do que as das escovas cilíndricas.

A escova raquete pode ser usada em todos os tipos de cabelo e ajuda a distribuir a oleosidade natural dos fios, trazendo brilho e reduzindo o frizz.

Há também um tipo de escova raquete especial para cabelos com aplique, em que as cerdas têm um formato especial para evitar que as extensões sejam quebradas ou danificadas.

Escova para desembaraçar

Em relação ao formato, o que distingue esse modelo é que ele não possui cabo. Para passar a escova nos fios, segura-se na palma da mão.

As escovas dessa categoria possuem uma camada de cerdas maiores, que desembaraçam os fios sem quebrá-los, facilitando a escovação, e outra com cerdas menores, que auxiliam o penteado e massageiam o couro cabeludo.

Escova ventilada

Por fim, outro modelo bem legal é o das escovas ventiladas, cuja estrutura é vazada, o que facilita a passagem de ar, acelerando a secagem e finalização dos fios.

Além disso, a escova vazada tem um design flexível e ergonômico, o que ajuda a desembaraçar rente à raiz dos fios, sem danificar. Pode ser usada em todos os tipos de cabelos.

Qual a melhor escova para cabelo?

Como você viu aqui, cada tipo de escova de cabelo tem suas características e funções.

O ideal, portanto, é você ter uma escova de cada tipo. Assim, estará preparada para qualquer situação.

Confira as opções de escovas para cabelo à venda na Panvel.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu