Blog Bem Panvel

Tintura para cabelo: como aplicar em casa

Por 
 | 
21/05/2021
4 min. de leitura

Quando bate uma vontade de mudar o visual, os cabelos são os primeiros a entrar na lista de transformações. Se você tem buscado cada vez mais praticidade nos cuidados estéticos e quer facilitar os processos, é super possível aplicar tintura para cabelo sem sair de casa.

Caso você nunca tenha usado tintura capilar em um processo caseiro, no post de hoje daremos dicas de como preparar o cabelo para receber tintura e quais cuidados tomar antes e depois da coloração. Acompanhe!

Como preparar o cabelo para receber tintura

No momento em que você decide que vai pintar o cabelo, já é hora de começar um reforço nutritivo dos fios.

Aposte em uma hidratação pelo menos uma vez por semana. Esse processo dará mais saúde aos fios, garantindo um melhor desempenho da tinta de cabelo.

Depois, quando já tiver comprado a coloração escolhida, leia as indicações da caixa e faça um teste de sensibilidade: prepare uma pequena quantidade da mistura do produto e aplique na nuca, atrás da orelha ou na parte interna do antebraço.

Deixe agir por alguns minutos, lave a área de aplicação e observe se terá alguma irritação ou coceira. As reações podem aparecer dentro das primeiras 48 horas, por isso o teste é tão importante.

Se você não teve nenhuma reação alérgica, já pode se programar para a aplicação da tinta no cabelo. Certifique-se de que você possui uma quantidade de tinta correspondente ao comprimento dos seus fios.

Para cabelos curtos a médios, uma caixa é o suficiente. Para cabelos longos, duas caixas são indicadas. Se seus fios forem muito compridos, garanta três unidades da tinta.

Passo a passo para aplicar tintura no cabelo

Cuidados antes da aplicação

Quando for utilizar tinta para cabelo, não lave a cabeça no dia anterior ao procedimento. A oleosidade natural ajuda a proteger o couro cabeludo da química.

Caso o produto seja um tonalizante, a recomendação é o contrário: esteja com os fios limpos para um melhor resultado.

Reserve pelo menos uma hora para todo o processo e encontre um espaço com espelho e boa iluminação.

Antes de aplicar a tinta, passe um creme ou até mesmo gel de cabelo no contorno do rosto e na nuca. Isso evita possíveis manchas, principalmente se a tinta for escura.

Aplicação da tintura para cabelo

  1. Vista luvas.
  2. Misture a bisnaga de coloração dentro do frasco aplicador. Agite bem para alcançar uma mistura homogênea e cremosa.
  3. Divida o cabelo em quatro grandes partes: na parte superior, em duas, aproveitando a marcação natural da raiz, até a altura das orelhas; na parte inferior, em outras duas.
  4. Com um pincel para tintura de cabelo, comece a aplicar a mistura pela raiz, no topo da cabeça.
  5. Se você apenas estiver fazendo retoque de raiz ou cobrindo os cabelos brancos, espalhe a tinta por cerca de 5 cm da raiz em todo cabelo. Caso esteja mudando para uma nova cor, após pintar toda a raiz, passe o produto também no comprimento dos fios.
  6. Deixe a tinta agir pelo tempo indicado na caixa.
  7. Enxágue bem e, ainda no banho, passe a primeira dose do condicionador que veio junto com sua tinta.

Cuidados depois da aplicação

É normal sentir os fios um pouco mais ressecados e o recomendado é utilizar uma máscara de reconstrução nos primeiros dias após a pintura.

Utilize produtos como shampoo e condicionador voltados para cabelos tingidos. Eles ajudam a manter a cor e o brilho dos fios.

Se a cor escolhida tem muita pigmentação, como os vermelhos e acobreados, lave o cabelo com menos frequência. Essas cores tendem a desbotar mais facilmente na lavagem.

Tintura para cabelos, mulher ruiva tingindo cabelos em casa

Quais as melhores tinturas para cabelo?

Existem alguns tipos de tintura de cabelo e você deve escolher a partir das suas expectativas de resultado:

  • Tintura permanente: tem base de amônia e oxidante, o que acaba alterando o pigmento natural para dar nova cor. Dura até 60 dias e é indicado para cobrir fios brancos e também para quem deseja uma cor mais definitiva.
  • Tintura temporária: não possui amônia e oxidante, então não penetra na fibra capilar, cobrindo apenas a parte externa dos fios. A cor sai com algumas lavagens, então é indicado para quem deseja testar uma nova cor.
  • Tonalizante: é uma tintura semipermanente, pois possui baixo teor de oxidação e não tem amônia. Age apenas na superfície e dura um pouco mais que a tintura temporária.
  • Tintura Henna: cobre bem os fios e possui duração de até 20 dias. Apenas disponível para escurecimento dos cabelos, com foco nos avermelhados e marrons.

Agora que você já sabe quais são as melhores tinturas para cabelo, confira todas as opções de marcas e cores disponíveis na Panvel.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

2 comments on “Tintura para cabelo: como aplicar em casa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu