Skin care: como criar uma rotina de cuidados com a pele

por | 26 mar, 2021

6 min. de leitura

Você já ouviu falar em skin care? Esse termo tem sido cada dia mais utilizado e faz referência a uma rotina de cuidados com a pele utilizando produtos com diferentes funções.

Mas qual a importância desses cuidados e como escolher os produtos certos para montar o seu skin care?

Neste post, explicamos melhor em que consiste esse hábito e quais as melhores dicas para incluí-lo no seu dia a dia. Tem interesse no assunto? Então siga a leitura!

O que é skin care?

Skin care é uma rotina de cuidados que busca melhorar a qualidade e a saúde da pele, prevenindo danos solares e o envelhecimento precoce (rugas e outras marcas da idade).

Essa rotina conta com diversos produtos que têm a função de limpar, tonificar, hidratar e tratar a pele, deixando-a mais firme, macia e luminosa.

O ritual de cuidados deve ser realizado, de preferência, duas vezes por dia: de manhã, ao acordar, e à noite, antes de dormir.

4 dicas para uma rotina de cuidados com a pele

Quem não tem o costume de cuidar da pele com regularidade pode ter alguma dificuldade na hora de escolher seus produtos skin care e montar uma rotina.

Seguindo algumas dicas básicas, como as que listamos a seguir, você consegue definir prioridades e colocar o hábito em prática. Confira abaixo.

1. Identifique seu tipo de pele

Antes de qualquer coisa, é importante que você conheça o seu tipo de pele e as características dela. Entendendo suas particularidades, ficará mais fácil comprar os produtos certos e evitar problemas futuros.

Os tipos de pele se dividem em:

  • pele normal: é balanceada e não conta com desequilíbrios de oleosidade ou ressecamentos;
  • pele seca: não tem tanta capacidade de reter água e, por conta disso, apresenta ressecamentos e pouca luminosidade. São mais susceptíveis ao aparecimento de rugas;
  • pele oleosa: conta com poros dilatados, sofre com uma alta produção de sebo e apresenta maior tendência ao aparecimento de acne;
  • pele mista: é uma mistura das pele seca e oleosa. Normalmente, apresenta excesso de oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo) e ressecamentos no restante do rosto;
  • pele sensível: pode variar em relação à oleosidade, no entanto, sua principal característica é a reatividade. Fica vermelha com facilidade e pode apresentar coceira, queimação e repuxamento de acordo com os produtos utilizados.

Depois de identificar o seu tipo de pele, é importante optar por produtos específicos para ela. A principal diferença entre os itens fica por conta da textura e quantidade de óleo.

Quem tem pele oleosa, por exemplo, deve optar por géis de limpeza mais adstringentes e hidratantes em textura gel ou gel-creme. Já as peles secas podem apostar em espumas de limpeza mais hidratantes e cremes consistentes.

2. Crie rotinas diferentes para o dia e para a noite

A rotina de cuidados com a pele da manhã e da noite devem ser diferentes. Isso porque alguns produtos funcionam melhor em contato com a luz e outros não.

Assim, uma rotina de skin care básica da manhã inclui:

  • sabonete facial específico para o tipo de pele;
  • tônico facial;
  • sérum antioxidante;
  • hidratante;
  • protetor solar facial.

Já a rotina noturna pode conter:

  • demaquilante;
  • sabonete facial específico para o tipo de pele;
  • tônico facial;
  • produtos de tratamento, como antiacne, anti-idade e clareadores;
  • hidratante.

É importante seguir a ordem correta de aplicação dos produtos para garantir melhores resultados. Se você optar por utilizar mais de um tratamento, a dica é aplicar primeiro os que têm textura menos consistentes e são absorvidos mais rápido.

É válido ressaltar que produtos para tratamento, como ácidos, devem ser recomendados por um dermatologista e é preciso sempre tomar cuidado com peles sensíveis e reativas.

Além dos produtos básicos, é válido apostar em itens específicos para algumas partes do rosto, como creme para a área dos olhos ou hidratantes labiais.

Skin care. Limpeza de pele

3. Tire um dia da semana para cuidados especiais

Existem produtos de cuidados com a pele que não devem ser utilizados todos os dias. É o caso, por exemplo, dos esfoliantes e máscaras faciais. Esse tipo de skin care ajuda na eliminação de células mortas e na renovação celular.

Assim, o ideal é separar um dia da semana para fazer um ritual. Para isso, utilize um esfoliante próprio para o rosto e para o seu tipo de pele e massageie o produto com as pontas dos dedos em movimentos circulares.

Depois de enxaguar, aplique uma máscara facial e deixe o produto agir de acordo com o tempo indicado pelo fabricante.

4. Não esqueça de incluir o protetor solar

Por fim, é preciso ressaltar a importância do uso do protetor solar diariamente. Esse tipo de produto previne o envelhecimento precoce e o câncer de pele. Ele deve ser usado sempre que você sai de casa, mesmo em dias nublados.

A dica é escolher um protetor específico para o rosto, já que os focados na pele do corpo tendem a ser mais oleosos. Além disso, priorize produtos com fator de proteção de pelo menos 30.

Seguir uma rotina de skin care é essencial para manter a pele sempre saudável e bonita e evitar o envelhecimento precoce e o aparecimento de rugas. Na hora de montar a sua, lembre-se de buscar produtos específicos para o seu tipo de pele e suas necessidades.

Nesse Mês da Beleza, Patricia Parenza recebe a influenciadora Pam Machado e a Dermatologista Carolina Feijó pra um papo sobre skincare. Dê play no primeiro episódio do Bem Você Talks e descubra dicas para uma boa rotina de skin care!

Agora que você já sabe como fazer skin care, está na hora de escolher os produtos certos. Na Panvel, você encontra diversas opções para montar uma rotina completa de cuidados com a pele. Acesse nossa loja virtual e confira.

E aqui separamos uma listinha para ajudar você a começar sua rotina de skin care 😉

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Maquiagem na quarentena: razões para não abandonar a maquiagem na pandemia. - Blog Bem Panvel - […] boa preparação de pele faz toda a diferença para que sua maquiagem fique perfeita. Por isso, é importante investir…
  2. Cronograma capilar: conheça as etapas para a recuperação dos fios - Blog Bem Panvel - […] E assim, a rotina de cuidados que começou pela pele, especialmente a do rosto, a famosa skin care ampliou-se…
  3. Cuidados com a pele masculina: veja os cuidados com o seu rosto - Blog Bem Panvel - […] interessante colocar algum produto com ação antioxidante na sua rotina de cuidados com a pele, o skincare. Esse uso…
  4. Quais são os principais cuidados com o cabelo no inverno? - Blog Bem Panvel - […] deixe pelo tempo indicado pelo fabricante. Aproveite e invista esse tempo para fazer seu momento de skin care com…
  5. Olheiras: conheça os tipos, os tratamentos e os ativos para combatê-las - Blog Bem Panvel - […] ideia for iniciar o tratamento em casa, há vários ativos que podem ser incorporados à rotina de skincare. De…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest