Blog Bem Panvel

Como escolher o desodorante certo para o seu tipo de pele

Por 
 | 
30/04/2022
3 min. de leitura

Muitas pessoas na hora de escolher um desodorante pensam apenas na fragrância e no controle do suor, sem levar em conta os componentes químicos do produto. Esses são erros comuns, mas que podem resultar em alguns problemas como manchas e irritação na pele.

São diversos os tipos de desodorantes existentes no mercado e na rede de farmácias Panvel você encontra todos eles, com os melhores preços. Além de poder comprar online, pelo site ou aplicativo, ou pelo telefone e receber em casa!

Dentre os diferentes tipos de desodorante estão o aerosol, um dos mais usados pelos brasileiros por permanecer mais tempo ativo no local e deve ser reaplicado de uma a duas vezes por dia.

O stick, ou bastão, e a versão em creme são indicados para pessoas com pele sensível e que costumam depilar as axilas com lâminas. Ambos possuem substâncias que hidratam e amaciam a pele, no entanto, o bastão proporciona uma aplicação mais seca e suave.

O roll on tem rápida absorção e dura mais tempo na pele que os outros tipos, no entanto, pode causar a obstrução dos poros e inflamação por conta da “película” protetora que o produto gera na pele durante a aplicação.

Para saber mais sobre desodorantes, como usá-los e como saber qual o certo para você, continue com a leitura desse post até o final!

Quais são os melhores desodorantes?

Assim como qualquer outro produto que é aplicado na pele, a escolha do desodorante precisa ser feita seguindo alguns cuidados e orientações para evitar complicações, como falamos mais acima. Então, além de saber se aquele produto é adequado para seu tipo de pele, também é preciso prestar atenção nas seguintes coisas:

  • Ser antibactericida: o suor por si só não possui mau odor, o que causa o mau cheiro são as bactérias presentes na pele;
  • Absorver o suor: para garantir ainda mais que o mau cheiro não irá ser um incômodo, junto com a ação antibactericida, o desodorante também precisa ter um mecanismo de absorção do suor;
  • Sem parabenos e álcool: produtos com álcool e parabenos são mais propensos a causarem irritação e manchas na pele, por isso, evite produtos com essas substâncias na composição.

Como utilizar desodorante?

Por ser algo tão presente no cotidiano da maioria das pessoas, pode parecer até bobo falar sobre como utilizar o desodorante. Mas, a verdade é que existe o jeito certo de usar o produto e que é ignorado muitas vezes. Ao fazer a aplicação correta, o resultado final pode ser melhor que o de costume.

Confira as técnicas a serem seguidas para melhor aproveitamento do desodorante spray:

  • Agite bem a embalagem antes de usar.
  • Faça uma aplicação curta, mantendo uma distância mínima de 15cm da pele.
  • O spray não deve se prolongar - cerca de 2 segundos em cada axila são suficientes.
  • Deixe o produto secar: alguns produtos tendem a transferir para o tecido logo após serem aplicados, por isso espere até ter certeza que ele já secou;
  • Não exagere: além do desperdício, isso pode causar o acúmulo de resíduo na pele e nas roupas;
  • Aplique nas axilas secas: para que o produto penetre facilmente e ofereça melhores resultados, evite aplicá-lo sobre a pele excessivamente úmida.

Qual a diferença entre antitranspirante e desodorante?

Enquanto o desodorante combate as bactérias da pele para evitar o odor causado por elas ao entrarem em contato com o suor, o antitranspirante impede que o corpo libere o suor na área em que foi aplicado.

O antitranspirante não é muito recomendado porque o suor tem uma função importantíssima, que envolve manter a temperatura corporal, além de ajudar na eliminação de sujeira e bactérias do nosso corpo.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu