Blog Bem Panvel

Hábitos diários para o cuidado da pele

Por 
 | 
16/05/2022
4 min. de leitura

Hoje em dia existem tantos produtos para o cuidado da pele que é até comum as pessoas se confundirem ao falarem de cosméticos e dermocosméticos. Também existe a dúvida de qual tipo de produto é o ideal para implementar nos hábitos diários de skin care.

Na realidade, não é necessário escolher entre cosméticos ou dermocosméticos, sendo possível, e até mesmo indicado, usar os dois ao mesmo tempo. A grosso modo, ambos produtos têm a mesma finalidade: deixar a pele com uma aparência mais agradável. No entanto, o que muda é a forma como isso é feito. Você pode entender melhor como decorrer do texto.

Na Panvel você encontra os mais variados tipos de cosméticos e dermocosméticos, para todos os tipos de pele e de diferentes marcas. Mais abaixo citaremos alguns desses produtos. Então, não perca tempo e faça a leitura até o final!

O que é um dermocosmético?

Dermocosmético é um produto focado na beleza, porém, com ativos farmacológicos em sua composição, a fim de ao mesmo tempo que deixa a pele com uma aparência mais uniforme, limpa e saudável, também trata a pele de forma mais profunda.

Todo dermocosmético precisa ter a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa para poder ser comercializado. Esses produtos passam por testes e pesquisas que comprovam cientificamente o feito e segurança de suas formulações.

Na maioria dos casos, os dermocosméticos não apresentam pigmentação, perfume e conservantes em suas fórmulas, isso garante que a pele não seja atingida de forma agressiva, diminuindo também as chances de alergias e irritações.

Qual a diferença entre cosmético e dermocosmético?

Como citado anteriormente, os dermocosméticos tratam a pele de forma mais profunda, o uso desses produtos precisam ser contínuos para um resultado satisfatório e duradouro. Normalmente, são usados no tratamento de rugas, cicatrizes causadas por acne, flacidez e manchas.

Os cosméticos, no entanto, agem apenas nas primeiras camadas da pele, ou seja, é mais superficial e portanto, o resultado, apesar de instantâneo, é apenas momentâneo. Por ser algo mais superficial e não ter como base o tratamento da pele, os cosméticos não precisam passar pela aprovação da Anvisa.

É possível usar cosméticos e dermocosméticos simultaneamente, como no caso da bruma hidratante que além de revitalizar e hidratar a pele, ao ser usada após a maquiagem também funciona como fixador.

É de conhecimento geral que após usar maquiagem, é necessário fazer uma limpeza profunda na pele, para não deixar resíduos que possam causar acnes e obstruir os poros. Para isso, usar gel de limpeza específico para o tipo de pele é fundamental para manter a pele fresca, limpa e saudável.

Para que serve o tônico facial?

Normalmente feito a base de água, o tônico facial garante uma limpeza profunda, de modo que não produza sebo e sem agredir a pele. Além de eliminar resíduos de maquiagem, hidratantes e protetor solar, o tônico ajuda a normalizar o pH da pele. Por conta da limpeza profunda que o produto promove, os poros são desobstruídos, o que diminui significativamente a chance de aparecer acnes e cravos.

O tônico também ajuda a preparar a pele para receber os ativos dos cosméticos e hidratantes que serão aplicados em seguida. É importante saber que existem diferentes tipos de tônicos para diferentes tipos de pele, e o ideal, antes de começar a usar esse produto, é procurar um dermatologista que irá indicar o produto correto para sua pele.

Como cuidar da pele do rosto diariamente?

Cada tipo de pele precisa de um cuidado especial, mas existem algumas etapas da skin care que deveriam ser seguidas por todos, independente do tipo de pele. É justamente sobre esses cuidados universais que iremos falar agora, confira!

O primeiro passo para ter uma pele saudável é mantê-la limpa. É através de limpeza que removemos a maquiagem, excesso de oleosidade, células mortas, poluição que se acumulam durante o dia. Para isso, o recomendado é usar a água micelar, e demaquilante para remover a maquiagem.

É fundamental fazer a retirada da maquiagem de forma correta, nunca durma sem antes limpar o rosto. A limpeza deve ser feita, no máximo, duas vezes ao dia, ao limpar em maiores quantidades, ocorrerá o efeito rebote, aumentando a oleosidade como forma de proteção.

Após a limpeza, é a vez do tônico, que como falamos no tópico anterior, ajuda a manter o pH da pele e garante uma limpeza mais profunda.

Um passo importante que muitos pulam é a hidratação. Independente do tipo de pele, essa etapa é fundamental, visto que é através dela que acontece a reposição de água, fazendo com que a pele fique mais firme e não ocorra tanto inchaço. Existem diferentes tipos de creme hidratante para o rosto, para saber qual usar, é preciso saber o seu tipo de pele.

Por último, mas nem de longe o menos importante, vem a proteção aos raios solares. É através da aplicação de protetor solar que é possível prevenir o câncer da pele, o envelhecimento precoce, a queimadura solar, pintas e manchas. O protetor deve ser aplicado diariamente e reaplicado de duas em duas horas se houver muita exposição solar.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu