Make perfeita: dicas de maquiagem para pele negra

por | 18 jun, 2021

4 min. de leitura

Tem dúvidas na hora de se maquiar? Não consegue encontrar o tom exato para sua pele? Para que ela fique bonita e natural, existem dicas de maquiagem para pele negra que vão mudar seu visual e enaltecer a sua beleza natural.

Neste artigo, vamos apresentar truques com as cores para acertar sempre que quiser fazer uma make, seja para o dia a dia ou para a noite.

Entenda a sua pele

Mulheres negras têm mais dificuldade para encontrar base e corretivo ideais porque, muitas vezes, elas possuem mais de um tom em seu rosto.

O primeiro passo para comprar a maquiagem adequada é entender a sua própria pele. Depois de ver quais os tons que sua pele possui, fica mais fácil de uniformizar a cor.

Uniformizando a cor com a base

Para uniformizar a pele, um truque muito utilizado por maquiadores profissionais é aplicar o tom mais claro em regiões em que sua pele é mais escura.

Depois, você deve passar a base do tom da sua pele nas regiões mais escuras. Para finalizar, pegue um pincel de esfumar e passe para deixar a pele uniforme.

O que são subtons?

Subtons não são a mesma coisa que o tom da pele. O subtom é a tonalidade que fica embaixo, sob a pele.

Saber o seu subtom é essencial para que a maquiagem fique bem feita. O subtom pode ser quente, neutro ou frio, e as cores que você decide colocar na make podem fazer muita diferença no resultado.

Peles com subtom quente

As peles com subtom quente são aquelas que têm a cor de fundo avermelhado ou dourado. As sombras, o batom e outras escolhas de maquiagem com cor para quem tem o subtom quente podem contemplar o marrom, bege, dourado, tons terrosos e amarelo.

Elas se dividem em dois tipos, Spike e Calipso:

  • Spike: é o tom de pele mais avermelhado, que se bronzeia pouco. A pessoa que possui esse subtom tende a ter os cabelos pretos, castanho-escuro ou puxados para o ruivo, e os olhos castanho-escuros ou esverdeados.
  • Calipso: pele de quem parece estar sempre bronzeado. Seu tom vai do claro ao médio. Os cabelos geralmente são da cor castanho-dourado, ruivo escuro ou castanho-escuro, e olhos entre castanho escuro e marrom mais esverdeado.

Peles com subtom neutro

O subtom neutro combina mais com pigmentos quentes e frios de forma equilibrada. Porém, é a mais complexa para definir quais são as melhores cores para compor a maquiagem, porque elas possuem muitas nuances. A melhor dica, neste caso, é testar.

  • Nilo: pele e cabelo mais claros, com tons mais puxados para o castanho claro ou castanho acinzentado.
  • Saara: é a pele mais comum em países árabes. Geralmente, estão acompanhadas de cabelos e olhos claros ou mel.

Pele com subtom frio

Pessoas que têm o subtom frio podem apostar em cores como o lilás, rosa, roxo, vermelho, prata e azul, tanto para batom quanto para sombra. O subtom frio vai do verde ao azul e se divide em Jazz e Blues.

  • Jazz: as peles com tom mais chocolate possuem esse subtom, que tende ao verde.
  • Blues: por fim, o subtom blues, que é comum em peles tom café e subtom azul, mas é uma tonalidade mais rara.

Como escolher sua maquiagem para pele negra?

Para escolher os melhores produtos de maquiagem para pele negra, algumas dicas fazem bastante diferença:

Base certa para pele negra

Primeiro, é necessário conhecer a textura da sua pele. Se for oleosa, evite bases líquidas. Elas se encaixam para quem tem pele seca, já que produzem mais oleosidade.

Após definir a textura da base, é importante escolher uma cor que seja compatível com seu tom de pele. Para isso, teste o produto no seu rosto, principalmente na testa ou no colo.

Pó compacto

Para escolher o pó compacto, você deve seguir o mesmo passo a passo da base e testar o produto no colo e no rosto, para ter certeza de que é o ideal para você.

Corretivo

O corretivo deve ser escolhido de acordo com a sua necessidade e com o que você quer corrigir. Para definir qual a melhor opção de cor, é importante que você faça o teste de cor e saiba o tom da sua pele.

Para peles morenas e negras, geralmente o mais utilizado é o corretivo laranja. Contudo, existem regrinhas que podem te ajudar:

  • Corretivo verde: é o ideal para cobrir espinhas e cicatrizes avermelhadas.
  • Corretivo amarelo: é o corretivo utilizado para olheiras e manchas arroxeadas.
  • Corretivo lilás: é o mais indicado para corrigir manchas amarelas, alaranjadas e amarronzadas.

Entender a sua pele e o que ela precisa é o mais importante para fazer uma maquiagem linda, duradoura e que combine exatamente com você. Siga nossas dicas e arrase!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest