Blog Bem Panvel

Veja algumas dicas de maquiagem para o carnaval

Por 
 | 
16/02/2023
7 min. de leitura

O Carnaval começou e nada melhor do que se jogar na folia da festa mais colorida do ano, com a roupa certa e claro, com uma maquiagem ousada, brilhante e criativa. E dependendo do seu estilo, está valendo maquiagens mais elaboradas, até as mais discretas, até porque, o importante mesmo, é se sentir linda e se divertir sem padrões.

Para criar uma makeup incrível e que dure a festa inteira, a Panvel separou algumas dicas e truques que valem ouro e que te ajudarão a compor a  sua maquiagem e manter cada glitter no lugar. Confira:

Antes da maquiagem

Não basta você começar a sua makeup de Carnaval colocando a base, sombra, rímel, glitter(apenas produtos que deem esse efeito)e todos aqueles itens que você já conhece e usa e achar que ela irá durar. Infelizmente, o resultado não será muito bom.

Não esqueça que você vai pular, dançar, ficar exposta ao sol, possivelmente a chuva e tudo isso vai interferir na durabilidade da sua produção. Para evitar que a sua maquiagem acabe derretendo durante a festa, separamos algumas dicas de como preparar a sua pele, para que ela fique intacta. Então, anota aí:

Foco no skincare:

Um bom skincare é sempre a chave para uma pele hidratada e pronta para receber outros produtos que irão compor a sua maquiagem. Por isso, essa é a nossa primeira dica. Então, invista nesse cuidado com a pele, já que ele será responsável por deixar a makeup no lugar, além de proporcionar o acabamento ideal para a construção da maquiagem.

Importante: não esqueça de incluir na sua skincare pré Carnaval produtos que sejam adequados ao seu tipo de pele. Se você tem pele oleosa, invista em cremes, protetores solares e sabonetes que sejam oil free. Usar produtos que nãoestão de acordo com o seu tipo de pele pode prejudicar o resultado final da sua maquiagem.

A prova d’água:

Uma boa dica, é usar produtos à prova d’água. Pensando que você poderá ficar embaixo de chuva, suando e se movimentando bastante, é natural que a maquiagem acabe saindo, escorrendo um pouco ou necessite de retoque. Dificilmente será possível fazer isso estando no meio do bloquinho de Carnaval, e para te ajudar a manter a maquiagem intacta, escolha produtos resistentes à água.

Eles serão os seus aliados durante a folia e você não vai ficar com o aspecto de panda, que acontece muito quando o rímel e lápis de olho, devido ao calor ou umidade, acabam, literalmente, derretendo. Evite isso, buscando marcas que ofereçam esse fator de durabilidade.

Spray fixador:

Esse produto é a cereja do bolo! Use um spray fixador que também seja o ideal para o seu tipo de pele. Hoje,já é possível encontrar uma variedade desses tipos de produtos que possuem um efeito matte, seco, com glow ou hidratante. É só escolher!

Outra opção interessante são as águas termais em spray, que também cumprem a função de fixar a maquiagem, além de trazer uma sensação de frescor. Esses produtos, geralmente, possuem preços bem acessíveis e vão te ajudar a prolongar o visual, auxiliar na hidratação e promover ação antioxidante.

Sugestões de maquiagens

Veja a seguir, 3 modelos de maquiagens: básica e minimalista, colorida e brilhante e infantil. Conheça quais os produtos usados para criar cada uma delas e como usá-las em poucos passos para você curtir o Carnaval com estilo:

Maquiagem básica e minimalista:

●     Base:

Aplique uma base leve, fluída, para uniformizar a pele e amenizar manchas, marcas ou outras características que você queira disfarçar.

●     Corretivo:

Use o corretivo em pontos específicos do rosto e que tenham espinhas ou vermelhidão, para deixar a pele com o mesmo tom.

●     Sombra:

Escolha uma sombra no tom da sua pele ou o mais próximo possível, na pálpebra móvel. Para criar um efeito de profundidade, acrescente nos cantos externos dos olhos uma sombra um tom levemente mais escuro que a usada antes e esfume bem.

●     Delineador e lápis:

Utilizando um lápis ou delineador (preto ou marrom), faça um traçado um pouco acima dos cílios superiores. Se quiser, pode puxar um pouco mais o traço e criar o famoso “olho de gatinho”.

●     Rímel:

Aplique a máscara de cílios. Para um olhar mais marcante, aplique o rímel mais de uma vez. Vale usar cílio postiço também! Existem muitos modelos, uns mais longos e cheios, outros menos, alguns são coloridos ou com brilho. São muitas opções!

●     Blush:

Para dar aquele ar de saúde, aplique nas maçãs do rosto um blush que seja de acordo com o seu tom de pele.

●     Batom ou gloss:

Finalizando, aplique nos lábios um batom ou gloss. Se você quiser um efeito mais uniforme, sem muitos contrastes, escolha uma cor nude, mais opaca. Para criar um ponto de cor, use um batom colorido, como: rosa ou vermelho.

Maquiagem colorida ou com brilho:

Para criar uma maquiagem colorida, com brilho e bem chamativa, siga os mesmo passos citados na produção anterior, para deixar a sua pele pronta para os outros produtos, e a partir da sombra faça algumas pequenas alterações. Confira:

●     Sombra:

No caso da sombra, você pode manter o mesmo tom nude, se quiser ou pode trocar os tons terrosos e básicos por um pouco mais de cor ou incrementados, como: sombras cintilantes, neons, esfumados mais elaborados e cheios de cor, aplicações mais pesadas e gráficas, ficam excelentes também.

●     Delineado:

Invista no delineado colorido! Se você quiser deixar os olhos com um tom de sombra mais discreto ou achar que é muito over usar uma sombra colorida e delineada, mantenha a pálpebra com cores mais básicas e use a cor que está faltando no seu delineado. Aposte também nos lápis coloridos e de cores vibrantes. Não tem erro!

●     Brilho:

Sabe aquelas pedrinhas de strass? Elas podem fazer parte da sua makeup e te deixar ainda mais com a cara do Carnaval. Aplique na lateral dos olhos, do rosto ou nas pálpebras, seguindo o delineado.

Aqui entra também o sempre utilizado, glitter! Porém, é importante avisar que aquele glitter usado na escola não é indicado para passar no rosto, ainda mais perto dos olhos, a dica é: Usar produtos que já tenham o brilho na sua composição.

●     Batom:

Tem comemoração melhor que o Carnaval para investir em um batom colorido? Quer uma boca azul? Pode! E preto? Também pode! Veja o que combina mais com a sua produção, e escolha o batom que vai deixar a sua maquiagem ainda mais incrível e divertida. 

Opte por produtos matte, que são ideais para os dias de folia e use as tendências de 2023: batons acetinados com aquele aspecto vinílico, nos tons fúcsia, vermelhos intensos, vinhos, alaranjados e marrons.

Maquiagem para as crianças:

Já para a criançada o interessante é focar em um resultado mais artístico, com desenhos de animais ou personagens, brilho, cor e criatividade. Veja qual é a preferência da criança, em relação às cores que ela mais gosta, algo que combine com a fantasia que ela já vai usar. Inclua os pequenos nesse processo.

Para fazer uma maquiagem infantil completa, você pode usar:

  • Tintas de rosto: você encontra em qualquer loja de artigos de festas ou de artes. São bem acessíveis e com um pouco de criatividade, é possível criar resultados incríveis. O melhor é que esses produtos são bem fáceis de tirar depois.
  • Maquiagem infantil: geralmente são produtos não alérgicos, com pouco pigmento ou qualquer outro químico ou substância que existem nas maquiagens dos adultos. A dica é ficar atento para a composição desses produtos e garantir que a maquiagem é realmente infantil.
  • Itens complementares: são esses itens a mais que irão te ajudar a fazer uma maquiagem inesquecível. Tenha sempre a mão: pincéis de diferentes espessuras, esponja de maquiagem, lenços, lápis de pintar a cara, pedrinhas de strass e o que mais julgar necessário para criar a maquiagem perfeita.

Vale ressaltar, que não é recomendado usar maquiagem de adulto na pele infantil. As maquiagens usadas por adultos podem fazer mal à pele das crianças,e hoje, já existem produtos voltados para esse público e que não prejudicam a saúde.

Gostou desse conteúdo? Para ler mais dicas como essas continue acompanhando o Blog Bem Panvel e um feliz Carnaval!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

menu